JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
09/08/2019 às 09h21min - Atualizada em 11/08/2019 às 00h00min

Mitos e verdades sobre o colesterol alto

Ter colesterol em excesso no organismo é uma das condições que mais ameaçam a saúde. Quando atinge níveis altos, ele pode obstruir vasos sanguíneos e influenciar no desenvolvimento de diversas doenças sérias, como as cardiovasculares, as renais e as hepáticas – que atingem o fígado. Porém, ainda existem muitas dúvidas sobre o colesterol alto e o dr. Ronaldo Vegni, cardiologista do CHN, desvenda alguns mitos e verdades sobre ele.

DINO
https://www.chniteroi.com.br/

Ter colesterol em excesso no organismo é uma das condições que mais ameaçam a saúde. Quando atinge níveis altos, ele pode obstruir vasos sanguíneos e influenciar no desenvolvimento de diversas doenças sérias, como as cardiovasculares, as renais e as hepáticas - que atingem o fígado. Porém, ainda existem muitas dúvidas sobre o colesterol alto e o dr. Ronaldo Vegni, cardiologista do CHN, desvenda alguns mitos e verdades sobre ele.

Todo colesterol é ruim

Mito - O colesterol é uma gordura fundamental para o bom funcionamento do corpo e é dividido em dois tipos: o colesterol bom (HDL) e o colesterol ruim (LDL). Enquanto o colesterol bom aumenta com a prática de exercícios físicos e uma boa alimentação, prevenindo o infarto e outras doenças cardiovasculares, o colesterol ruim faz exatamente o contrário, aumentando as chances de o paciente desenvolver diversas doenças. O sedentarismo e uma dieta pouco saudável podem elevar o nível de colesterol LDL no organismo.

Diminuir drasticamente os carboidratos na dieta pode aumentar o colesterol

Verdade - Uma dieta saudável deve contemplar todos os grupos alimentares, incluindo proteínas, gorduras e carboidratos, para fornecer as vitaminas, nutrientes e minerais que o organismo precisa para funcionar da melhor maneira. Quando um desses grupos, no caso os carboidratos, é cortado, a tendência é que ele seja compensado com mais proteínas e gorduras, o que pode aumentar o nível de colesterol.

Apenas pessoas com sobrepeso ou obesas têm colesterol alto

Mito - Uma grande quantidade de gordura pode indicar o aumento do colesterol, mas isso não exclui a possibilidade de que pessoas que estejam no peso ideal também tenham colesterol alto.

"Não é apenas uma dieta rica em gorduras que determina o aumento do colesterol. O histórico familiar de colesterol alto e as doenças associadas, como o diabetes e a hipertensão, também influenciam bastante nessa condição", explica o especialista.

Estatina é uma das melhores formas de controlar o colesterol

Verdade - O uso regular das estatinas pode reduzir em até 70% os níveis do colesterol, reduzindo, consequentemente, os riscos das doenças influenciadas por ele. Porém, qualquer tratamento deve ser orientado e supervisionado por um médico especialista, já que a possibilidade de causar efeitos colaterais, como dores musculares, sempre existe.

"Algo que tem sido divulgado como verdadeiro é que o óleo de coco diminui o colesterol e que ele deve substituir os outros óleos na preparação das refeições, porém trata-se de outro mito. Isso porque ele é rico em gorduras saturadas, que podem elevar o colesterol ruim (LDL) caso seja consumido em excesso", afirma o dr. Vegni.

Comer ovo aumenta os níveis de colesterol

Mito - Qualquer alimento em excesso pode trazer mais malefícios do que benefícios e o ovo tem uma quantidade considerável de colesterol, então é recomendado que seu consumo seja feito com moderação.

Basta fazer um exame de sangue para descobrir se as taxas de colesterol estão elevadas ou não. Caso o colesterol total esteja superior a 190mg/dL ou o colesterol HDL esteja abaixo de 40mg/dL, o paciente deve buscar a orientação de um médico para saber a melhor maneira de tratá-lo.



Website: https://www.chniteroi.com.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp