JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
12/08/2019 às 17h00min - Atualizada em 12/08/2019 às 17h33min

Vapor saturado na indústria exige cuidado com os equipamentos

Entre as vantagens do vapor saturado está a de manter a temperatura constante durante o processo de condensação.

DINO
https://www.acflex.com.br/

Várias são as utilidades do vapor da água nas indústrias alimentícia, têxtil, química, farmacêutica e em tantas outras, sendo uma delas o transporte seguro e controlável de energia, além da limpeza e esterilização, especialmente o vapor saturado. Entre os motivos que levam as empresas a optarem pelo vapor, está o fato de a água ser um insumo de fácil acesso e com um vantajoso custo-benefício. Como vantagem, destaca-se também o fato de não apresentarem danos à saúde e ao meio ambiente.

O vapor da água utilizado pelas empresas é extraído pelo mesmo método utilizado dentro de casa. Trata-se da mudança de fase da água, conhecida por evaporação, que é o resultado da junção do calor e da água. Dependendo da pressão da caldeira, a água evapora a uma determinada temperatura para formar o vapor, o que denomina o vapor saturado. Isso significa que quanto maior a pressão, mais elevada será a temperatura. O calor recebido pelo vapor, por sua vez, será transportado até o ponto de uso, por meio da condensação do vapor.

Entre as vantagens do vapor saturado está a de manter a temperatura constante durante o processo de condensação. Ou seja, nas indústrias que exigem processos sensíveis à mudança de calor, o vapor é a melhor solução, dado que o processo de condensação não varia a temperatura. Para que todo esse processo seja feito sem nenhum imprevisto, é preciso utilizar os equipamentos adequados. A Acflex , fábrica de mangueiras e mangotes de borracha, explica que existem mangueiras específicas para cada utilização, como para vapor atmosférico, frigorífico e saturado. "Para serviços com vapor saturado para pressão máxima de 150 PSI e temperatura até 180ºC, a mangueira ideal é a enrolada de borracha sintética, resistente ao calor e à abrasão", explica a empresa que conta ainda que em seus produtos trabalha com um reforço com lonas têxteis.

Na indústria, o vapor pode ser utilizado de mais de uma maneira, sendo uma delas em processos de aquecimento direto, caracterizado pelo contato físico com a matéria a ser aquecida. Outra possibilidade é a sua utilização indireta, por meio dos trocadores de calor, além de movimentação (força motriz), limpeza e esterilização. No processo de esterilização, usa-se o vapor saturado. Isso porque a coagulação das proteínas dos microrganismos é possibilitada a partir da temperatura e umidade que entra em contato com uma superfície mais fria, condensa, que libera calor e penetra em materiais porosos. Esse é um caso, no entanto, que exige a qualidade da água utilizada pela caldeira, livre de contaminantes que possam interferir no processo.

A Acflex reforça ainda que se utilizados os equipamentos corretos, certamente o vapor saturado trará inúmeras facilidades para a empresa. "Independentemente da finalidade, a administração do procedimento deve ser responsável, com profissionais capacitados e as ferramentas mais apropriadas. Assim, o resultado será satisfatório e dentro das devidas exigências", afirma. Além da utilização industrial, o vapor também é amplamente utilizado em lavanderias, hospitais, cozinhas, entre outros.



Website: https://www.acflex.com.br/
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp