13/08/2019 às 13h27min - Atualizada em 13/08/2019 às 13h33min

Psicopedagoga explica como as escolas podem combater o bullying

Especialista analisa medidas de prevenção do bullying dentro da dinâmica escolar

DINO
http://www.reginalima.com

Para a psicopedagoga Regina Lima, a conscientização é melhor ferramenta dos educadores para combater o bullying no ambiente educacional. Segundo ela, é necessário realizar iniciativas que melhorem a troca de informações e a reflexão sobre o assunto.

"Palestras, materiais de divulgação e atividades que visam estimular a cooperação e a proximidade entre os alunos e educadores podem ajudar na prevenção do bullying. O mais importante é que tanto os alunos quanto a família e toda a equipe escolar precisam estar esclarecidos em relação ao assunto, sabendo da sua seriedade e consequências", afirma Regina Lima.

A especialista diz que dentro do possível, os professores devem registrar a caracterização do problema, quais as consequências relacionadas anterior e posteriormente às reincidências dos comportamentos violentos, intencionais e repetitivos. "A agressão por vezes não é só moral, mas física também. Devem-se ouvir as partes envolvidas para que se tenha uma real observação das ocorrências. O suporte social e o apoio psicológico são imprescindíveis na intervenção", relata a psicopedagoga.

Aspectos de intervenção - Regina Lima pondera que o apoio afetivo é fundamental. No entanto, saber ouvir a criança ou o grupo e encorajá-los a construir seus próprios valores morais são a tônica para um bom desfecho. "Os pais devem abster-se de usar recompensas para que consigam o que é desejado no processo educativo. Deve, sim, encorajar a criança a construir seus próprios valores morais. Só assim, ela não terá medo de ser repreendida e fará a reparação de sua atitude", propõe a especialista.

Por fim, Regina Lima alerta que a escola, como a família, tem por obrigação demonstrar à criança ou ao jovem o quanto é importante para ele o reconhecimento do "limite", e quando este não está sendo respeitado. "O bullying sempre traz resultados negativos para todos", observa a psicopedagoga.



Website: http://www.reginalima.com
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

QUEM SERIA SEU PRESIDENTE EM 2022

50.0%
26.5%
0%
5.9%
4.4%
1.5%
0%
1.5%
0%
1.5%
1.5%
5.9%
0%
0%
1.5%
Moeda Valor
Servidor Indisponível ...
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp