JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
11/08/2022 às 21h13min - Atualizada em 11/08/2022 às 21h13min

Ravi Lobo lança primeiro EP solo com participações de Baco Exu do Blues, Diomedes Chinaski, Cronista do Morro e Migas 49 (Portugal).

O artista acaba de lançar, em todas as plataformas digitais, seu primeiro EP solo *SHAKESPEARE DO GUETO*.

Por Van Carvalho
Fotos: Divulgação

Após uma trajetória  de 12 anos frente ao grupo Rap Nova Era, onde lançou três discos e dezenas de audiovisuais, o rapper baiano *Ravi Lobo* busca novas expressões musicais dentro da cultura hip hop. 

O artista acaba de lançar, em todas as plataformas digitais, seu primeiro EP solo *SHAKESPEARE DO GUETO*, que reúne feats com *Baco Exu do Blues*, *Diomedes Chinaski*, *Suiky*, *Migas 49* (nascido em Cabo Verde e criado em Portugal), além de *Cronista do Morro*, que já tinha sido revelada no clipe de Manda Buscar. 


Neste novo trabalho, Ravi optou por dropar no drill, gênero em alta  em nosso país, que se moldou perfeitamente com o flow agressivo do MC. O disco traz beats do JLZ em sua maioria e uma faixa do grande Raonir Braz e uma parceria entre JLZ e Nath. É com essa trupe e numa parceria inédita entre a UGangue e a 999 (Baco Exu do Blues), que Shakespeare do Gueto (2022) chegou às plataformas digitais HOJE, 11/08. 


Para tanto, Ravi Lobo contou com o apoio e a consultoria de *Baco Exu do Blues* para a confecção deste novo trabalho solo. Baco, que é hoje um dos artistas de maior nome do cenário nacional, conhece a caminhada e o talento do artista com quem divide a faixa “Uber Black” - juntamente com Suiky, um dos novos nomes de expressão do rico cenário baiano.


*OUÇA AGORA*


https://youtube.com/playlist?list=PLPbV6wtcHF_I1HcJpW4fsM6xo4RfpFTdm



*UM PROJETO VENCEDOR*


Para startar o processo da carreira solo, Ravi lançou dois audiovisuais pesados das faixas “Manda Buscar” feat Cronista do Morro e da música homônima “Shakespeare do Gueto”. Este segundo clipe, com direção de Iury Tailan, ganhou o prêmio de melhor videoclipe envolvendo diversidade e inclusão no MVF (Music Video Festival) no ano passado. 


 A segunda faixa escolhida como single e que já conta com milhares de views no youtube foi a pesada “Manda Buscar'' (prod. Raonir Braz), onde Ravi convidou Cronista do Morro, uma artista que vem conquistando bastante espaço no cenário e que é sua vizinha de bairro. 


A ampla experiência que suas vivências na rua e o seu passado conturbado lhe imprimiram, são transformadas em uma lírica que luta contra todas as formas de opressão do Estado. É nesse sentido que Ravi Lobo nomeia a sua estréia de Shakespeare do Gueto (2022), um MC das periferias de Salvador que através da cultura hip hop e do rap escreveu uma outra história de vida através da arte mas que não cessa de querer “jogar a corda” para puxar os seus.


Longe de qualquer visão individualista, o MC que é parte fundamental do coletivo UGangue, utiliza a urgência dos beats na chave do drill para embalar suas rimas com flows diferenciados e com uma organicidade que transmite a veracidade das ideias! Em uma indústria cultural que não para de invisibilizar produções nordestinas, Ravi Lobo escolheu apenas artistas nordestinos em sua estreia, e uma participação internacional. 


Através das redes sociais, Ravi entrou em contato com o jovem talento Migas 49 (radicado em Portugal) e junto com o renomado Diomedes Chinaski se juntaram na faixa “Fábrica de Reis”, uma das faixas de maior destaque deste novo trabalho. Ainda podemos chamar atenção também a participação da família seja com a pequena e bela Lis, sua filhinha que divide com ele os vocais na premiada “Shakespeare do Gueto”, ou a menção aos seus pais em “Bruxa do Gueto”. 


Quente e provocativa, o EP fecha os trabalhos com a música “Sonho com Você” onde o MC dialoga com a vivência e com referências às produções do pagodão baiano, em uma produção feita numa parceria entre JLZ e Nath. Em sua estreia solo, Ravi Lobo apresenta um trabalho coeso estéticamente e contracorrente do que está na moda. Em um período onde os MC 's precisam repetir jargões como ice, drip, swag etc, Ravi Lobo traz um trabalho maduro no esteticamente, conciso e agressivo nas ideias e com uma sonoridade moderna. 


Por fim, mais não menos importante, a capa fruto do trabalho do artista Raphael Brito que retrabalhou uma fotografia da Lane Silva, inserindo diversas referências da vida e da arte de Ravi Lobo, é o embrulho perfeito e uma excelente introdução ao trabalho. A mix e a master do trabalho foram muito bem executadas pelo experiente Dactes. 


*SOBRE RAVI LOBO*


Se dependesse das leis do estado, certamente Ravi Lobo teria sido perdido pela cultura hip hop e seria mais um número nas estatísticas. Foi o seu amigo Moreno (Rap Nova Era) quem lhe insuflou o desejo de fazer rap, reconhecendo ali uma jóia bruta. E porque não, o ajudou a se transformar em um verdadeiro mestre de cerimônia, que através de toda mudança em sua vida, entendeu o hip hop como uma cultura de resgate; 


São diversas as ações que enquanto militante da cultura Ravi e o Rap Nova Era empreenderam na valorização dos 5 elementos, em eventos em sua quebrada, a Linha 8 no bairro da Liberdade em Salvador, Bahia.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp