19/08/2019 às 16h12min - Atualizada em 19/08/2019 às 16h51min

Horóscopo: ciência e misticismo que não para de atrair leitores

Mesmo com o avanço da razão e da tecnologia, o estudo dos astros não perde seu espaço e tem um público crescente e fiel.

DINO
https://www.tvprime.com.br/

O que faz as pessoas lerem o horóscopo? Há vários motivos para isso, mas, antes de aprofundar no assunto para responder a pergunta, é importante entender o próprio significado da palavra, facilitando a compreensão do assunto para aqueles que não dominam todo o misticismo por trás dessa ciência. Sendo assim, palavras como astrologia, signos, zodíaco e horóscopo devem ser conhecidas:

Astrologia: a palavra é uma adaptação da junção de dois termos gregos, astron (estrelas) e logos (estudo), que, em tradução livre, significa ‘estudo das estrelas’. Esse estudo é realizado pelos astrólogos, que findam suas conclusões pesquisando os astros, interpretando suas posições e, consequentemente, suas influências sobre os seres humanos e seus atos, buscando explicar e/ou predizer o futuro das pessoas em conformidade com seus signos.

Signos: na astrologia ocidental existem 12 signos do zodíaco, sendo cada um deles a representação de uma constelação. São definidos para cada pessoa de acordo com a data de nascimento. Além disso, são divididos em quatro elementos que simbolizam energias essenciais que atuam sobre cada pessoa:

1) Signos de Água: Câncer (21/06 a 21/07), Escorpião (23/10 a 21/11) e Peixes (20/02 a 20/03);

2) Signos de Terra: Touro (21/04 a 20/05), Virgem (23/08 a 22/09) e Capricórnio (22/12 a 20/01);

3) Signos de Ar: Gêmeos (21/05 a 20/06), Libra (23/09 a 22/10) e Aquário (21/01 a 19/02);

4) Signos de Fogo: Áries (21/03 a 20/04), Leão (22/07 a 22/08) e Sagitário (22/11 a 21/12).

Cada signo possui seus próprios traços de personalidade, que representam forças e fraquezas que influenciam cada indivíduo. Estudar os astros facilitaria a compreensão do ser humano, entendendo melhor suas atitudes e aprendendo a usar as energias que o influenciam a seu favor.

Zodíaco: dividida em 12 partes, é uma zona da esfera celeste onde se movimentam os astros e seus planetas. Cada divisão uma cabe um signo, que é definido ao verificar a constelação sob a qual o sol está em tal data – assim é descoberto o período de influência de cada signo durante todo o ano.

Horóscopo: deriva do grego e significa ‘observação do tempo’. Os astrólogos são os responsáveis por essa observação, e é a partir dela que eles elaboram os mapas astrais, usados para apontar traços de personalidade ou prever futuros acontecimentos na vida das pessoas.

Agora, já familiarizado com os termos mais comuns dessa prática, é hora de buscar entender o que leva cada vez mais pessoas a lerem o horóscopo.

Razões para ler o horóscopo

As razões para ler o horóscopo são diversas e particulares, tendo cada indivíduo os seus próprios motivos para isso. Contudo, dentre as razões mais conhecidas estão:

Encontrar respostas: o ser humano, por natureza, é ávido e incessante na busca por respostas que sejam capazes de justificar suas dúvidas internas e que possam ajudá-lo a se compreender melhor. Assim, como a personalidade é, em parte, traduzida especificamente de acordo com o signo de cada um, muitos encontram autoconhecimento ao ler o horóscopo. Além disso, encontrar o horóscopo do dia, semanal ou mensal é simples, uma vez que vários sites e até mesmo revistas dispõem de tal conteúdo para seus leitores. A exemplo disso, o site TV Prime, especializado em TV e Famosos, tem um público cativo que acompanha, diariamente, esse conteúdo.

Tomar decisões: com a ajuda do horóscopo na jornada pelo autoconhecimento, tomar decisões pode ser mais fácil, uma vez que essa ciência busca prever e/ou antecipar prováveis acontecimentos na vida das pessoas. Entender como os astros estão agindo poderia guiá-las da melhor maneira possível. Desta forma, para os que possuem fé nessa ciência astral, assuntos como relacionamento, trabalho, humor, mudança de casa, raça do cachorro, animal de estimação ideal, entre outros, podem ser melhor entendidos e decididos com o horóscopo. 

Curiosidade: o ser humano pode vir a ler, com frequência ou esporadicamente, o horóscopo apenas por curiosidade. Mesmo não acreditando completamente nas previsões, Essas pessoas tendem a querer acreditar nas informações boas e ignorar as demais.

Diversão: acreditando ou não, o horóscopo também pode ser uma forma de dar boas risadas. Como o estudo abrange os mais variados estilos, ele pode mostrar, por exemplo, o que mais irrita ou diverte cada signo, assim como seus doces preferidos, presentes, animais de estimação compatíveis ou o seu parceiro de vida ideal.

Costume: se uma pessoa cresce lendo o horóscopo, seja ele diário, semanal ou mensal, ela provavelmente permanecerá com esse hábito. E, se antes só era possível acompanhar as previsões em de jornais ou pela rádio, agora com a internet cada vez mais acessível torna fácil acompanhá-lo, diariamente, bem na palma da mão, através de dispositivos que estejam conectados à rede, o que acaba reforçando o hábito.

Sorte: junto com as previsões diárias, muitas vezes acompanham os números da sorte para cada signo. Estes números podem servir de inspiração para aqueles que gostam de se arriscar em jogos de loteria. Afinal, para ficar milionário, qualquer ajuda é bem-vinda. Também é apontada a melhor cor para usar e o melhor jeito de tratar problemas do dia a dia; assim, tentar a sorte seguindo as dicas do horóscopo pode ser aquele detalhe que faltava para ter um dia de sucesso.

Outros: além dos motivos citados acima, que são os mais conhecidos, existem vários outros fatores que levam as pessoas a lerem o horóscopo. Cada um possui seus motivos particulares para a realização dessa prática, podendo ser os mais variados e inimagináveis possíveis. Contudo, é fato que esse hábito tem um público cativo e crescente, como mostra os altos índices de audiência e visualizações desse conteúdo na mídia.

Independente das motivações e crenças que culminam na leitura do horóscopo, a principal razão é que as pessoas acreditam ou querem acreditar nas previsões para seu futuro. Tal pensamento se torna ainda mais agradável ao conquistar autoconhecimento e conseguir criar melhores estratégias para o sucesso ao entender como as energias dos astros podem influenciar o ser humano.



Website: https://www.tvprime.com.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

QUEM SERIA SEU PRESIDENTE EM 2022

50.0%
25.8%
0%
6.1%
4.5%
1.5%
0%
1.5%
0%
1.5%
1.5%
6.1%
0%
0%
1.5%
Moeda Valor
Servidor Indisponível ...
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp