JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
21/08/2019 às 17h19min - Atualizada em 22/08/2019 às 07h33min

Facens oferece curso gratuito de Inclusão Digital para terceira idade

Parte do projeto InterGerAções, curso é ministrado por alunos da Facens que ensinam idosos a usar os recursos dos celulares e aplicativos; em sua sexta edição, será realizado de 16 de setembro a 9 de novembro, no campus do centro universitário, em Sorocaba

DINO
http://www.facens.br

O LIS - Laboratório de Inovação Social da Facens, anuncia a sexta edição do Curso de Inclusão Digital para a Melhor Idade. Gratuito e aberto a toda a comunidade de Sorocaba e região, o curso será realizado de 16 de setembro a 9 de novembro, no campus da Facens. Serão oito aulas, de duas horas, onde alunos da Facens e voluntários ensinarão desde as configurações básicas dos smartphones até a usar as redes sociais e outros aplicativos. O Curso de Inclusão Digital para a Melhor Idade faz parte do projeto InterGerAções, desenvolvido pelo LIS para aproximar pessoas da terceira idade dos alunos e integrá-los ao universo de inovação da Facens, promover a troca de experiência entre diferentes gerações e estimular a empatia e o voluntariado entre os estudantes.

"O Curso do InterGerAções é uma forma de unir pessoas de diferentes idades, perspectivas e vivências, a fim de, juntos, aprenderem mais sobre a vida. Esta troca de experiências beneficia tanto os idosos quanto os jovens, já que ambas as partes têm algo de bom a oferecer e ensinar", explica Raquel Rogoschewski, coordenadora do LIS.

Desde o início do projeto InterGerAções, no primeiro semestre de 2017, foram realizadas cinco edições do curso de Inclusão Digital, envolvendo cerca de 30 alunos, que integram o programa por meio do voluntariado, e 70 idosos. A média de idade do público atendido é de 65 anos, em sua maioria mulheres.

A adesão dos universitários é alta: em alguns casos, há quatro voluntários por aluno (idoso), quando o esperado é um voluntário para dois alunos, e eles se alternam no cronograma das aulas. "Os idosos são muito aplicados e após aprender algum conteúdo, logo querem saber mais", conta Raquel. Em média, cada turma tem 20 idosos, e um aluno voluntário que ministra a aula de um tema específico e os outros alunos voluntários acompanham as aulas e ficam encarregados de auxiliar um idoso. Cada um traz seu aparelho celular e aprende usando o próprio aparelho. "Ao final de cada aula, os idosos e os voluntários têm um tempo para lanchar e conversar. É um momento muito divertido, em que acontece a troca de experiências, que é o objetivo principal da atividade", comenta Raquel.

O curso com início em setembro terá oito encontros, apresentando os seguintes tópicos: ícones - configurações básicas dos smartphones; câmera, drive e relógio; comunicação - as funções do WhatsApp; Facebook; pesquisa, música e vídeo; e aplicativos livres focados no interesse desse público, como Uber e apps de ofertas em supermercados, por exemplo. O último encontro é destinado a entrega dos certificados aos alunos e idosos participantes do curso, seguido de uma confraternização.

O curso é gratuito e aberto a pessoas acima de 45 anos. Para mais informações e inscrições, visite a página do projeto no Facebook - https://www.facebook.com/intergeracoesfacens/, ou envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (15) 3238-1188, ramal 260.

O curso de Inclusão Digital para a Terceira Idade é uma iniciativa do LIS - Laboratório de Inovação Social que promove experiências para despertar o potencial humano e cidadão da comunidade Facens, em especial dos seus alunos. A partir de projetos, treinamentos, campanhas de mobilização e eventos, o laboratório possibilita a ampliação do olhar de cada um perante o mundo, para se entender como parte ativa da sociedade e, posteriormente, ter a possibilidade de usar as habilidades trabalhadas na vida acadêmica para o benefício do próximo e da sociedade. O trabalho desenvolvido pelo LIS tem por base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), sendo responsável por fomentar e disseminar o conceito pelo campus. O LIS possui quatro áreas principais de atuação, que se traduzem nos seguintes programas: LISx, onde são explorados "pacotes de conhecimento" que englobam as atividades da Jornada LISx, ECO GINC, disseminação de ODS e Cidadania Transformadora; Intergerações, reunindo o Curso de Inclusão Digital, atividades de voluntariado, campanhas de doação, Programa Pescar e Sarau; Engenhando Para o Bem, com projetos técnicos mão na massa formulados com consciência e empatia para atender demandas externas, e a supervisão de assuntos que fomentam mudança de comportamento, a partir da gestão da Loja Solidária e campanhas que trabalham o consumo consciente, alinhado aos preceitos da agenda 2030.



Website: http://www.facens.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp