JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
27/08/2019 às 12h55min - Atualizada em 28/08/2019 às 00h00min

Especialistas explicam como aumentar a produtividade com software jurídico

Com o uso de um software jurídico, é possível economizar 20 horas/mês por colaborador de um escritório

DINO
https://blog.sajadv.com.br

A produtividade é uma preocupação de muitos escritórios de advocacia. Afinal, ela está intimamente ligada ao seu faturamento. É por isso que os principais escritórios do país começaram a confiar em um software jurídico para alcançar maior sucesso.

Os programas para advogados são úteis, pois ajudam a reduzir o tempo de trabalho necessário para cada caso, o que gera uma economia maior ao escritório e permite que ele atue de maneira mais competitiva no mercado.

Os especialistas da SAJ ADV foram consultados para fornecerem algumas explicações, de modo a esclarecer como os aplicativos para advogados ajudam a melhorar a produtividade do escritório. A seguir, as informações mais importantes.

Software jurídico ajuda a detectar gargalos de produtividade

O controle de processos judiciais é uma das tarefas mais importantes de um advogado, mas é também um dos maiores gargalos de produtividade nessa profissão.
O ato de precisar consultar diariamente os sistemas digitais para saber se houve ou não algum desenvolvimento nos processos consome tempo, o que diminui a jornada útil que o profissional tem durante o dia para executar sua profissão.

Quem tem um estagiário ou assistente para ajudar nessa tarefa consegue focar em outras ações, no entanto, nem todo advogado conta com essa vantagem.
Os softwares jurídicos são criados pensando nesses gargalos de produtividade de modo a automatizar as ações mais mecanizadas e que consomem o tempo útil do advogado.

"Preenchimento de documentos e consulta de processos estão entre as atividades que mais exigem tempo dos advogados. Por isso é importante contar com softwares que possam fazer essas ações de maneira automatizada", explica os especialistas da SAJ ADV.
Quando esses gargalos de produtividade são identificados, é possível pensar em soluções tecnológicas para resolvê-los e permitir que o escritório ganhe em competitividade. Nisso, um software jurídico também é extremamente útil.

Um bom programa jurídico cria soluções de produtividade

Os programas para advogados contam com soluções focadas em melhorar o trabalho realizado pelos profissionais jurídicos.
Isso é possível porque o desenvolvimento costuma ser feito pensando nos gargalos identificados inicialmente e com uma equipe acostumada com a rotina de advogados que atuam em todas as áreas.

Uma das principais soluções é o uso de Inteligência Artificial para automatizar as ações realizadas pelo profissional.
O melhor programa jurídico do mercado, por exemplo, deverá contar com um recurso de Inteligência Artificial para capturar automaticamente as novidades sobre os processos do advogado, utilizando apenas o número da OAB.

Assim, o profissional não precisa interromper o fluxo de trabalho para perder 10, 15 minutos nos sistemas digitais para saber se houve alguma decisão do juiz ou se recebeu alguma notificação.

"É possível fazer a captura automática com o número da OAB até mesmo em casos que correm em Segredo de Justiça", explica o especialista.
Outra solução para os gargalos de produtividade é o preenchimento automático de documentos.
Um advogado especializado em alguma área, com certeza lidará com dezenas, talvez centenas de casos em 1, 2 ou 3 anos de atuação.

Por isso, é comum que algumas ações sejam repetidas. Um advogado criminal, por exemplo, que precisa atuar com habeas corpus de seus clientes.
Ele, certamente, tem modelos prontos com diversos argumentos preparados para agilizar a ação e ajudar o cliente o mais rapidamente possível.
Os programas jurídicos ajudam no processo ao preencherem documentos automaticamente, adicionando os dados do cliente registrados pelo advogado.
"Isso poupa tempo e permite que o advogado possa focar naquilo que mais importa para o cliente", diz o especialista.

Dicas para escolher o melhor software jurídico

Para aqueles profissionais que ficaram interessados em contratar um programa para advogados, com certeza devem estar pensando em como descobrir qual o melhor software jurídico para um escritório de advocacia.
Pensando nisso, a equipe especializada do SAJ ADV listou 3 critérios necessários para selecionar o melhor software jurídico para cada caso, os quais seguem descritos abaixo.

1. Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial é usada em praticamente todas as áreas atualmente, pois permite automatizar diversas tarefas mecânicas para aumentar a produtividade dos profissionais.
"Na área jurídica, a Inteligência Artificial promete causar uma revolução e aumentar a eficácia dos advogados. Por essa razão, é importante começar a usá-la desde já para obter vantagem em relação aos concorrentes", explica o especialista.

2. Funções adequadas para rotina

Nem todo software jurídico serve para todos os advogados. Alguns deles são mais direcionados para o Direito Tributário, por exemplo, enquanto outros focam mais em ações do Direito do Consumidor.
Diante disso, é importante analisar as funções de cada software e ver qual delas é mais indicada para cada caso.

3. Armazenamento em nuvem

O armazenamento em nuvem é, atualmente, um item obrigatório nos melhores softwares jurídicos do mercado.
Eles são vantajosos em duas frentes. A primeira delas é que permite que o advogado possa acessar documentos e informações úteis de qualquer lugar.
"Mesmo em uma reunião, no carro ou em casa, o advogado pode acessar o software pelo celular ou computador e reagir a qualquer situação em tempo real. Se for dada uma decisão judicial enquanto estiver no carro, por exemplo, ele já pode começar a trabalhar na sua estratégia imediatamente", revela o especialista.
A segunda frente é na economia de gastos em espaço físico para armazenamento de documentos. Com a digitalização na nuvem, o escritório não precisa mais de arquivos para lidar com os papéis de cada processo.

Como ficou constatado, os softwares jurídicos são extremamente úteis para aumentar a produtividade e diminuir os custos dos escritórios de advocacia.
"Com eles, é possível aumentar a competitividade e se destacar em relação aos concorrentes", conclui o especialista.



Website: https://blog.sajadv.com.br
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp