JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
27/08/2019 às 12h52min - Atualizada em 28/08/2019 às 00h00min

Sinfônica comemora os 252 anos de Piracicaba

Concertos no sábado recebem o maestro alemão Knut Andreas e o violoncelista piracicabano André Micheletti

DINO
O maestro alemão Knut Andreas

As comemorações oficiais pelo aniversário de 252 anos de Piracicaba serão encerradas neste sábado (31), pela OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba), no Teatro Municipal Dr. Losso Netto, às 17h30 e 20h. Para as apresentações, o conjunto de música clássica convidou o maestro alemão Knut Andreas e o violoncelista piracicabano André Micheletti. As sessões são gratuitas e contam com obras dos compositores Tchaikovsky, Saint-Saëns e Strauss Jr.

De Tchaikovsky, a OSP interpreta a "Sinfonia no.2, em dó menor, op.17". A obra em quatro movimentos é conhecida como "Pequena Russa", por utilizar temas populares e folclóricos da Ucrânia, chamada de Pequena Rússia. "É como se o compositor fizesse um passeio por pequenas aldeias do século 19, participando de festas e danças populares. O final é contagiante, figura entre as páginas mais brilhantes do gênero de sinfonias", explica o maestro Jamil Maluf, diretor artístico e regente titular da OSP.

Um dos mais populares compositores de música clássica de todos os tempos, Tchaikovsky é conhecido pela intensidade dramática das óperas, sinfonias, concertos, coros, músicas de câmara e obras para o balé e o teatro. Sua vida pessoal é pontuada por polêmicas, em contraponto à carreira de sucesso. "É um compositor que representa a própria essência da orquestra, com conhecimento de cada instrumento, o que o fez um mestre da escrita sinfônica. Tudo o que escreveu soa magistralmente", explica o maestro.

Do austríaco Johann Strauss Jr., o programa traz a Abertura da opereta "O Morcego", de 1874, considerada a sua obra-prima, que lhe garantiu fama e reconhecimento internacional. Filho do também notável Johann Strauss, o compositor é o responsável por introduzir um estilo de opereta caracterizado pelo exotismo e por estruturar a partitura em torno da dança, em especial a valsa, e ficou conhecido em seu país como "o rei das valsas". A peça exalta a alegria de viver em Viena.

A composição que recebe o solo de André Micheletti é "Concerto no.1, para violoncelo e orquestra", de 1872, do francês Camille Saint-Saëns. "É um concerto que explora todo o potencial do instrumento, em especial a riqueza de seu registro grave médio", lembra o maestro Jamil Maluf, que destaca ainda a escolha de Micheletti como solista no aniversário de Piracicaba: "reconhecido como um dos principais instrumentistas de violoncelo no país, é um piracicabano que se projetou pela qualidade técnica e precisão na execução das obras. Será um presente para a cidade de Piracicaba, no mês de aniversário de 252 anos".

OS CONVIDADOS - Knut Andreas é regente titular da Orquestra Sinfônica de Potsdam e da Orquestra Sinfônica Jovem de Berlim, com a qual percorreu a Albânia, França, Brasil, Taiwan e Itália. Entre as orquestra que atuou estão a Sinfônica da Rádio e TV da Eslovênia e a Deutsches Filmorchester Babelsberg, em Potsdam. Regeu a ópera "3 Bilhões Irmãs", na Volksbühne Berlin, premiada Melhor Ópera da última temporada em Berlim. No Brasil trabalhou com as orquestras de Campinas, Americana e Ribeirão Preto, com a Orquestra da Unicamp e com a Orquestra de Câmara OPUS (BH). Foi premiado Melhor Regente no festival internacional "Michelangelo", na Itália, e pela Academia de Letras e Artes de Paranapuã, no Rio de Janeiro, com a medalha Austregésilo de Athayde. É professor honorário de história da música e gestão musical na Universidade de Potsdam.

Diretor artístico associado da Sinfônica de Piracicaba, André Micheletti é professor da USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão Preto. Tem duplo doutorado em violoncelo e violoncelo barroco pela Indiana University. Mestre em violoncelo e pedagogia do violoncelo pela Northwestern University, em Chicago. Apresentou-se à frente das sinfônicas Jovem do Estado de São Paulo, de Heliópolis (Baccarelli), Campinas, Belém e Goiás, Orquestra Experimental de Repertório, USP-Filarmônica e Camerata Fukuda, além da North Shore Chamber Orchestra e Bach Gamut Ensemble, ambas nos Estados Unidos.

A Temporada 2019 da OSP é realizada com recursos da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo) e da Secretaria de Educação. São patrocinadoras: ArcelorMittal, Caterpillar, Comgás, Hyundai e Oji Papéis Especiais. O copatrocínio é do Grupo Pizzinatto e o apoio da Candura, via Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal, e ProAC (Programa de Ação Cultural), do Governo do Estado de São Paulo. São parceiros Empem, Oscip Pira 21, Cultura Artística, Rádio Educativa FM, Maison Vivenda Buffet, Revista Arraso e Jornal de Piracicaba.

SERVIÇO - Concerto comemorativo dos 252 anos de Piracicaba, com a Orquestra Sinfônica de Piracicaba. Sábado (31), às 17h30 e 20h, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto (avenida Independência, 277, Centro). Entrada gratuita. Distribuição de ingressos no www.megabilheteria.com, a partir das 9h desta quarta, quando estarão disponíveis os bilhetes para a sessão das 20h. Tão logo a capacidade da sala de espetáculos se esgote, serão disponibilizados os ingressos para o concerto das 17h30, ou pessoalmente, na bilheteria do Teatro, uma hora antes de cada espetáculo. Informações: www.sinfonicadepiracicaba.org.br ou (19) 3433-3264 e 3434-2168.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp