JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
18/09/2019 às 10h34min - Atualizada em 18/09/2019 às 16h00min

Comunitas e Gehl Architects lançam guia para prefeitos sobre como construir Cidades Para Pessoas

Evento acontece na sede da prefeitura de Campinas nesta quinta (19), com presença de prefeitos e secretários municipais de todo o país

DINO
http://www,comunitas.org
Guia para prefeitos sobre como construir Cidades Para Pessoas

O que é vida urbana? Por que é tão importante ter uma boa vida urbana? Como melhorar os espaços públicos das cidades? Estas e outras questões serão discutidas no Workshop sobre Planejamento Urbano que acontece no dia 19 de setembro, em Campinas (SP), na sede da prefeitura da cidade.

O evento é uma realização do Programa Juntos, da Comunitas, entidade da sociedade civil, em parceria com o Gehl Architects, escritório de arquitetura e urbanismo com sede em Copenhague, na Dinarmarca, e também em San Francisco e Nova Iorque.

Durante o seminário será lançado o guia "A Mayor’s Guide to Public Life" ou, na adaptação para o português, "Como prefeitos e prefeitas podem construir cidades para pessoas", que será entregue aos administradores e servidores públicos presentes ao evento e disponibilizado na internet pelo site da Rede Juntos (wiki.redejuntos.org.br) para que os interessados possam fazer o download.

Fundado pelo arquiteto Jan Gehl, este escritório de arquitetura e urbanismo internacional é especializado em projetos públicos com foco em pessoas. O conceito de trabalho do escritório é de que o maior uso dos espaços públicos pelas pessoas melhora a qualidade de vida de todos, promove o censo de comunidade, torna a cidade mais justa, inclusiva, dinâmica e os cidadãos mais felizes e sociáveis. A maior convivência nos espaços públicos diminui a criminalidade e melhora a saúde física e psíquica, por facilitar atividades como caminhadas, ciclismo, entre outras.

Todos estes benefícios, de acordo com os preceitos do Gehl Architects, devem ser levados em conta na realização de intervenções arquitetônicas de espaços públicos já existentes ou na criação de novos.
Este é o ponto central do guia, que ensina aos prefeitos e servidores públicos o passo a passo para realizar essa transformação dos espaços públicos.

Além do prefeito de Campinas, Jonas Donizette, e do secretário municipal de infraestrutura da cidade, Pedro Leone Luporini dos Santos, o workshop contará com a participação do prefeito de Teresina, Firmino Filho, do secretário de urbanismo da prefeitura de São Paulo, Fernando Chucre, e do secretário de infraestrutura da prefeitura de Salvador, Bruno Reis. Também participam do seminário a diretora-presidente da Comunitas, Regina Esteves, e empresários do núcleo de governança do Programa Juntos.

Participam do workshop pelo Gehl Architects os arquitetos:

* Rute Nieto Ferreira - Rute é arquiteta e urbanista nascida em Portugal. Tem experiência nas áreas de urbanismo, design gráfico, editorial e educação. Já atuou profissionalmente em diferentes cidades: Londres, Porto, Estocolmo e San Francisco. Atualmente ela é gestora do projeto "Making Cities for People" no escritório do Gehl de San Francisco, onde trabalha desde 2016. É fundadora da editora "Tower Block Books", onde mescla seu trabalho de arquiteta e artista gráfica.

* Claudia Escarlate - É professora associada do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e, desde o início de 2018, presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade. Em 2017 foi coordenadora de planejamento na Secretaria Municipal de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação do Rio de Janeiro. Tem experiência profissional e acadêmica nas áreas de arquitetura e urbanismo, incluindo experiência internacional na Erasmus University de Rotterdam.

Sobre a Comunitas

Criada há quase 20 anos, a Comunitas é uma organização social sem fins lucrativos que se consolidou como uma das maiores organizações voltadas para o desenvolvimento do Brasil. Com uma rede formada por presidentes e CEOs de importantes empresas, governadores, prefeitos, especialistas, executivos sociais e parceiros técnicos, a Comunitas implementa ações em diversos campos para transformar positivamente a realidade dos governos brasileiros e, consequentemente, a vida do cidadão. Um trabalho voltado à melhoria da gestão pública, levando às administrações municipais e regionais o que há de mais inovador no setor privado e financiando projetos e boas práticas para tornar os governos mais eficientes.

SERVIÇO

O que: Workshop sobre Planejamento Urbano com lançamento do guia "Como prefeitos e prefeitas podem construir cidades para pessoas"

Onde: Sede da prefeitura de Campinas

Quando: 19 de setembro, das 9h às 19h

Para quem: O workshop é voltado para prefeitos, secretários municipais e servidores públicos de todo o país
Como: Jornalistas interessados em assistir, filmar ou fotografar o workshop ou realizar entrevistas favor entrar em contato com Regina Terraz, assessora de imprensa da Comunitas pelo celular (11) 97596-2423 ou email [email protected]



Website: http://www,comunitas.org
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp