JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
16/08/2022 às 17h51min - Atualizada em 17/08/2022 às 00h01min

“O Sertão Virou Mar”: Exposição de Azol chega em São Paulo, na Dila Oliveira Galeria

Exibição já passou pelo Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza e Natal

SALA DA NOTÍCIA Márcia Stival Assessoria
Divulgação
Nesta quarta-feira (17), acontece a abertura da exposição “O Sertão Virou Mar” na Dila Oliveira Galeria, dirigida pela empresária Dila Oliveira. Por meio de fotomontagens, pinturas, instalação e videoarte, o artista potiguar, Azol, vislumbra um mundo utópico, recorrendo a linguagens distintas para revelar um sertão mágico, usando da variedade de plataformas a favor da criatividade. A exposição multimídia tem curadoria de Marcus de Lontra Costa.

Azol, radicado em São Paulo há 30 anos, carrega o sertão no DNA, firmado em seus antepassados oriundos da região. Tema recorrente de seus trabalhos, o sertão já inspirou muitas telas, rendendo um acervo com mais de 6.000 fotografias registradas em duas longas incursões pela rota do cangaço, quando realizou laboratórios e pesquisas. O artista também fez, há alguns anos, uma curadoria que resultou numa seleção de 60 fotos, matriz para suas primeiras fotomontagens, que unem fotografia e pintura, com o intuito de introduzir elementos dramáticos à narrativa, gerando imagens que remetem ao realismo poético. Incentivado pelo historiador e curador Marcus Lontra, realizou a exposição O Sertão Virou Mar.
 
Créditos: Divulgação

“Ofereço um estímulo ao observador, que o faz embarcar numa jornada para o sublime. O mar é uma metáfora utópica para a criação de um sertão que é o contraponto da sua realidade. As fotografias produzidas apresentam fragmentos do real, se impregnam de múltiplos significados e sentimentos, tornam-se plurais, transformadas pela provocação que se faz à imaginação. A rudeza e a aspereza dos ambientes registrados são transformadas em novas realidades, aquelas que, em nosso inconsciente, as chuvas poderiam revelar: abundância, esperança, fertilidade. O mar é água, é a força transformadora do sertão; nos convoca à construção de uma possível existência”, declara Azol.

“Azol é um artista supertalentoso! Que explora situações que provocam a distorção de cenários, ampliando as percepções e usando a criatividade em seu favor! Estamos muito felizes de receber essa exposição na Dila Oliveira Galeria!”, afirmou Dila.
 
BIO - Azol

         Artista visual formado em Cinema e Artes Gráficas nos Estados Unidos, Azol dirigiu curtas-metragens e produziu programas para TVs como Manchete, Bandeirantes e Globo. Trabalhou com publicidade, criou conteúdo para internet e produziu vídeos institucionais para empresas.
         Trabalha em caráter multidisciplinar, visando criar um diálogo com outras formas de expressão artística para fomentar um pensamento poético e sensível às diversas questões que movem o espírito e o fazer artístico. Produz trabalhos em pintura, escultura, colagem, mural, videoarte, literatura e fotografia.
         Em 2016, entrou para o grupo de estudos de arte no ateliê do pintor Sérgio Fingermann, com o intuito de aprofundar suas pesquisas nas diversas linguagens com as quais atua.
         Participou de exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior (França, EUA e Nações Unidas), e de feiras de arte em Paris e Nova York.
         Em setembro de 2021, iniciou uma jornada de exposições individuais pelo Brasil intitulada O sertão virou mar, com curadoria de Marcus Lontra, iniciando pelo Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro. A exposição seguiu para o Centro Cultural Cais do Sertão, no Recife, e atualmente está no Sobrado Dr. José Lourenço, em Fortaleza (SECULT – CE). A partir de maio de 2022, a exposição estará na Pinacoteca Potiguar.
         Azol tem obras nos acervos do Centro Cultural Correios (Rio de Janeiro), na Pinacoteca Potiguar (Rio Grande do Norte), na Fundação Capitania das Artes (Funcarte - prefeitura de Natal) e no Sistema Fiern (Federação da Indústria e Comercio do RN). Em 2020, recebeu o diploma comemorativo da fundação da cidade de São Paulo pela Academia de Ciências, Letras e Artes.

Serviço:
O Sertão Virou Mar – Azol apresenta exposição multimídia com série de fotomontagens, pinturas, instalação e projeção de videoarte.

Abertura: dia 17 de maio, terça-feira, às 18h00
Curadoria: Marcus Lontra
Dila Oliveira Galeria
Endereço: Alameda Ministro Rocha Azevedo, 844, Jardim Paulista, São Paulo-SP


 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp