JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
01/09/2022 às 20h45min - Atualizada em 01/09/2022 às 20h45min

Best Sellers do Brasil contam seus processos criativos na Bienal do Livro Bahia 2022.

Itamar Vieira Júnior e Carla Madeira, autores mais vendidos de 2021, estarão juntos pela primeira vez em uma mesa redonda.

Por Van Carvalho
Fotos: Divulgação


Arrebate no coração leitores – o baiano Itamar Vieira Junior, autor de Torto Arado (2018), e a mineira, Carla Madeira, autora de Tudo é Rio (2016), primeiro e o segundo nome na lista dos mais vendidos em 2021, respectivamente, estarão juntos em um bate-papo para contar como encontram inspirações, personagens e histórias para seus romances, além de falar sobre o processo criativo e convívio com os fãs.  Essa é a primeira vez que os dois autores estarão juntos. 

Itamar Vieira e Carla Madeira são mais dois nomes confirmados na Bienal do Livro Bahia 2022, principal evento de Literatura e Cultura do Nordeste, que será realizado no Centro de Convenções Salvador, de 10 a 15 de novembro. A organização também já confirmou o nome do autor best-seller Pedro Rhuas, um dos nomes mais pedidos nas redes sociais.

A expectativa da GL Events —  grupo responsável também pela Bienal Internacional do Livro Rio e administradora do Centro de Convenções  Salvador —   é que cerca de 100 mil pessoas participem dos grandes encontros, reencontros, debates e de momentos de muita diversão. 

Provando ser muito mais que um festival internacional de Literatura, a Bienal, além de contar com mais de 200 marcas e grandes autores apresentando seus lançamentos, terá também espaços de conteúdos promovendo assuntos importantes, atrações musicais, e uma área pensada com carinho para o público infantil, que irá estimular ainda mais a criatividade das crianças. Os jornalistas Josélia Aguiar, Schneider Carpeggiani e Mira Silva serão os curadores do Café Literário, Arena Jovem e Espaço Infantil, respectivamente.

A Bienal Bahia tem apoio da Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Cultura e Turismo e vai reunir expositores e os principais players do mercado literário, autores e formadores de opinião em uma programação cultural para toda família. A assessoria de imprensa responsável, mais uma vez, é a Via Press comunicação.

*Sobre a mesa e os autores*

Itamar Vieira Júnior e Carla Madeira estarão juntos pela primeira vez na Bienal do Livro da Bahia, no Café Literário, espaço que tem curadoria da jornalista baiana Josélia Aguiar. Eles estarão na mesa “O coração dos leitores”, para falar sobre esse arrebate no coração de uma legião de fãs e contar como encontram inspiração para construir suas histórias e personagens, além de falar sobre a relação com os leitores. 

O baiano Itamar Vieira Júnior nasceu em Salvador em 1979. Na adolescência morou em Pernambuco, atualmente, mora em Salvador novamente. É escritor, geógrafo e doutor em estudos étnicos e raciais. Sua ficção apresenta a perspectiva de indivíduos socialmente marginalizados, vítimas de violências estruturais como o racismo e o machismo.  

É autor de Torto Arado (2018), que recebeu os prêmios mais respeitados do Brasil e de Portugal: Prémio LeYa 2018, Prêmio Jabuti 2020 de melhor romance e Oceanos-Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa 2020.

Torto Arado conta a história de duas irmãs, Bibiana e Belonísia, trabalhadoras rurais, marcadas por um acidente de infância, e que vivem em condições de trabalho escravo contemporâneo em uma fazenda no sertão da Chapada Diamantina. Também fala do jarê e do candomblé bantu. Foi o livro mais vendido no Brasil em 2021, com mais de 350 mil cópias vendidas e já foi publicado em mais de 15 países. 

A obra estimulou ainda mais o turismo na Chapada Diamantina. Nos últimos dois anos, muitos leitores visitaram uma das regiões mais bonitas da Bahia para conhecer o Jarê, que liga o mundo terreno ao espiritual com rituais sagrados. Torto Arado também inspirou uma peça de teatro “Depois do silêncio”, da Diretora Brasileira Cristiane Jataí. A peça estreou em junho na Europa, mas ainda não tem data de estreia no Brasil. 

Já a jornalista e publicitária mineira, Carla Madeira, de 57 anos, nasceu em Belo Horizonte e diz que tornou-se escritora por acaso. Em “Tudo é Rio”, livro publicado em 2014 e relançado em 2021, a romancista cria um ´livro-viral´sobre um triângulo amoroso formado por uma prostituta e um casal. 

“Tudo é Rio” tem uma história potente, poética, protagonizada pela prostituta Lucy, a mais requisitada da cidade, que adora sexo, e o casal Dalva e Venâncio, cuja vida é marcada por uma tragédia. Com forte protagonismo feminino, o livro traz questões ligadas à família, abuso e violência doméstica.

A autora constrói e se aprofunda na história dos personagens, mas passa longe de ser maniqueístas. Fala de amor e ódio, acolhimento e abandono, felicidade e desencanto.

Carla Madeira também é autora de “A Natureza da Mordida” e “Véspera”, dois livros intensos e marcantes com histórias instigantes protagonizadas por personagens femininas.

"O público de Salvador respira cultura e está ávido por esse retorno da Bienal. O momento é oportuno e estamos com uma programação plural, diversa, com temas extremamente necessários de serem discutidos nos dias de hoje. Sem dúvida, vai agradar os leitores de todas as idades", afirma Keila Kerber, diretora do evento.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp