JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
13/12/2019 às 12h48min - Atualizada em 13/12/2019 às 13h33min

Um bom radiador é fundamental para o correto funcionamento do motor

O radiador mais conhecido e mais utilizado é o radiador de arrefecimento, que normalmente é encontrado em carros refrigerados a água.

DINO
https://loja.zeroauto.com.br/18-radiadores

Um radiador pode ser melhor descrito como um sistema de transferência de calor em que o calor do refrigerante quente é enviado através de um ventilador. A maioria dos radiadores em veículos modernos é feita de alumínio.

O líquido de arrefecimento do motor flui da fonte de entrada para a saída na forma de tubos finos montados em paralelo. A partir daí, o calor é transferido através do radiador e para o ar.

Pra que serve um radiador?

O papel principal de um radiador de carro é dissipar qualquer excesso de calor gerado pelo motor de um carro enquanto ele queima combustível. Um radiador de carro é apenas um componente de um sistema de refrigeração de motor maior e, à medida que o líquido de arrefecimento do motor se move pelo radiador, ele passa por alguns procedimentos simples.

Funções do radiador

Existem três funções básicas do refrigerador: entrada, resfriador e saída. Um radiador de carro é vital para o bom funcionamento do motor de um carro, por isso é parte integrante do cumprimento das instruções de manutenção adequadas para manter o sistema de refrigeração em boas condições de funcionamento.

Em alguns casos, os tubos têm um tipo de aleta que aumenta a turbulência e o fluido é transportado mais rapidamente.

Este sistema permite um fluxo suave e uniforme de fluido através dos tubos. Essa turbulência nos tubos também ajuda a manter a temperatura do líquido, o que permite que mais calor seja extraído durante o processo.

Há um termostato próximo à frente do motor. À medida que o calor no motor aumenta e atinge uma certa temperatura, esse termostato se abre e permite que o líquido de refrigeração com água passe.

Essa combinação de líquidos é retida no resfriador. Quando se trata do motor, ele se espalha nos cilindros e capta o calor gerado pelo atrito e pela queima de combustível. Este refrigerante é então retornado ao refrigerador.

Além disso, existe um ventilador entre o motor e o radiador que agiliza o processo de resfriamento.

O líquido de arrefecimento completa sua circulação através do radiador e é preparado para reciclagem no motor e mais uma rodada. A grade frontal do veículo também é útil. Um resfriamento adicional é fornecido, permitindo que o ar ventile o radiador enquanto o carro estiver em movimento.

O que acontece se um radiador parar de funcionar?

Existem várias razões pelas quais um radiador para de funcionar. Um exemplo é que o termostato fecha novamente e não deseja abrir. Isso impedirá que o refrigerante circule e o motor superaqueça. Mas a causa indubitável de erros no sistema de refrigeração são os vazamentos.

Existem várias vedações, mangueiras e juntas que podem se desgastar e começar a vazar. Em seguida, o resfriamento é afetado negativamente e o motor corre o risco de superaquecimento. Se isso acontecer, desligue o motor até esfriar e marque um horário na oficina.

Cuidados com o radiador

Na maioria dos casos, a posição do radiador do carro está na frente do motor. E a razão pela qual a maioria das pessoas usa refrigerante em vez de água para encher o radiador é que o refrigerante pode ajudar a evitar ferrugem ou aumentar a escala.

Quando usado por um longo período, o radiador fica entupido e ajuda a aumentar o ponto de ebulição da água. E a manutenção do radiador do carro e a água do radiador devem ser verificadas pelo menos uma vez por semana e também devem ser verificados outros dispositivos.

1. A mangueira do radiador não deve estar rachada, pois isso causará vazamento de água, e também, não deve estar em uma condição que não esteja inchada ou dobrada porque irá dificultar que a água flua facilmente. A verificação da mangueira pode ser feita apertando manualmente.

2. O ventilador do radiador deve estar em condições de funcionamento, e com nenhuma parte quebrada, caso contrário, as pás giram mais lentamente e fará com que o dissipador de calor para o radiador do carro não seja totalmente eficiente.

3. Aletas do favo de mel do radiador não deve dobrar ou ter sujeira, como insetos, folhas ou manchas de lama, é preciso garantir a limpeza do favo sempre que possível, pois esses resíduos podem comprometer a eficiência do radiador.

Onde comprar um radiador?

A Zero Auto possui parceria com uma das maiores fabricantes de radiadores do Brasil, a Master Cooler. Através do canal de vendas da Zero Auto, é possível comprar radiadores e intercoolers de alto desempenho, com qualidade indiscutível.

É possível acessar a seção de radiadores em https://loja.zeroauto.com.br/18-radiadores



Website: https://loja.zeroauto.com.br/18-radiadores
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp