Desde junho, as chamadas telefônicas relacionadas a telemarketing ativo estão sendo identificadas pelo prefixo 0303, em respeito à uma regulamentação recente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A medida busca melhorar a relação dos consumidores com o telemarketing das empresas e coibir chamadas automáticas geradas por robôs, os robocalls, que são aquelas ligações massivas que caem em menos de três segundos e normalmente buscam apenas verificar se a linha está ativa.
“Quando robocalls são utilizados de maneira inadequada, há uma insatisfação do público e um desgaste na imagem das empresas que efetivamente querem oferecer produtos e serviços convenientes para seu público. Estamos em um momento do mercado em que todos os processos são centrados na experiência do consumidor e na construção de um relacionamento próximo com o público, porém que sejam agradáveis e construtivos. Portanto, é importante repensar as estratégias adotadas nesse sentido”, comenta Rafael Souza, CEO da Ubots, startup especialista em relacionamento digital.
Uma solução que pode otimizar esse processo, segundo o especialista, são tecnologias de conversação digital, que além de registrarem melhores níveis de satisfação entre os consumidores, reduzem custos operacionais para as empresas. Um exemplo são os chatbots – softwares que simulam a conversação humana, por meio de inteligência artificial - sendo aplicados principalmente nos processos de atendimento ao cliente, suporte técnico, marketing, cobrança e vendas.
A plataforma da Ubots, por exemplo, usa inteligência artificial própria e foi desenvolvida para todos os tipos de relacionamento: humano, digital ou híbrido. Apenas em 2021, mais de 10 milhões de interações foram realizadas por bots criados pela startup, ano em que ela registrou também um crescimento de 184% no seu faturamento.
“70,3% dos habitantes brasileiros estão conectados às redes sociais. Cada vez mais as pessoas utilizam os canais digitais para sua comunicação diária, seja por meio do Facebook Messenger, WhatsApp, Instagram, sites ou aplicativos. As estratégias precisam ser repensadas para atingir essas pessoas de forma eficiente. A conversação digital supre essa demanda, com agilidade, múltiplos canais e maior satisfação dos consumidores. É uma tecnologia que resolve problemas e gera resultados”, finaliza o CEO.