A formação continuada é uma prática cada vez mais exigida na educação moderna, pois permite que o educador agregue conhecimento capaz de gerar transformações e impactos no contexto escolar, permeando o dia a dia da sala de aula.
Essa formação não deve ser um receituário pedagógico, mas, sim, um momento de aproximar os pressupostos teóricos e a prática pedagógica. Teoria e prática devem andar lado a lado.
A Netbil Educacional encara com bastante seriedade essa ação que ajuda a compreender e a dar sentido à prática e proporciona às escolas a ela vinculadas uma ação docente reflexiva sobre a realidade subjetiva a fim de repensar atitudes para ressignificar sua prática pedagógica.
Autores consideram que o sucesso de uma formação continuada depende de três fatores básicos:
- Partir das necessidades reais do cotidiano escolar dos professores;
- Valorizar experiências e saberes dos professores;
- Integrar, de maneira eficiente, a teoria à prática.
Outro fator de real importância para a exigência da formação continuada de professores é que a Netbil Educacional se posicione na vanguarda: os professores ministram suas aulas em escolas com alunos de gerações interativas, inquietas e tecnológicas, com diversidade cultural e de aprendizagem; assim, o professor precisa ter uma postura versátil, com uma necessidade crescente de captar a atenção e criar novos interesses, a fim de abrir novos espaços educacionais e trazer novos significados para a educação.
A prática educativa competente acontece quando o professor vive uma experiência que o mobiliza intelectualmente e emocionalmente.
Portanto, o professor deve refletir e aperfeiçoar as suas práticas pedagógicas e promover o protagonismo de seus alunos, potencializando o processo ensino-aprendizagem.