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20/12/2019 às 15h29min - Atualizada em 21/12/2019 às 00h03min

Volkswagen inova para produzir caminhão elétrico no Brasil com a participação da Moura

Projeto inovador e sustentável, o e-Consórcio vai do desenvolvimento ao pós-venda dos veículos e conta com outras importantes empresas parceiras.

DINO
https://www.moura.com.br/

A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) e diversos fornecedores parceiros, como a Moura, lideram um dos projetos mais revolucionários do ano em termos de veículos elétricos no Brasil. Trata-se do e -Consórcio, um modelo de negócios de veículos elétricos que serão desenvolvidos e fabricados em território nacional, na unidade fabril da Volks localizada em Resende - RJ.

Fazendo parte do investimento de R$ 1,5 bilhões que a companhia alemã está direcionando para o Brasil, o e-Delivery, já está em desenvolvimento dentro do conceito do e-Consórcio e vai diversificar a linha de veículos comerciais da Volkswagen. O novo caminhão elétrico já está rodando pelo Brasil como um projeto piloto implementado junto à Ambev.

Operação

A operação da linha de montagem, que hoje é compartilhada com parceiros na unidade de Resende, receberá modificações para receber os veículos elétricos. As principais novidades do modelo de negócios incluem, além das parcerias no desenvolvimento, novos integrantes no processo de pós-venda.

Com o novo modelo da parceria, o projeto oferece a infraestrutura de recarga para os clientes e o gerenciamento das baterias a serem descartadas, considerando tanto oportunidades de reuso e reciclagem, quanto a otimização no aproveitamento dos demais recursos.

Parcerias

A alma do projeto está na consolidação de parcerias que são essenciais para o sucesso da produção e comercialização dos novos veículos. Entre os parceiros da Volkswagen no e -Consórcio estão empresas de renome como a chinesa CATL e a Moura.

A Moura será responsável pela importação das baterias de lítio produzidas pela chinesa CATL, e, no pós-venda, pela manutenção e futura reciclagem e reaproveitamento de seus componentes. Isso significa estar presente em todo gerenciamento do ciclo de vida da bateria.

As baterias de lítio produzidas pela CATL serão importadas pela Moura e irão, inicialmente, atender os modelos e-Delivery de 14 toneladas – primeiro veículo que será produzido pelo e-Consórcio em Resende (RJ) – seguido pela versão de 11 toneladas. A bateria utiliza a química Lítio, Ferro e Fosfato (LFP), que se destaca por seu maior tempo de vida útil e maior densidade energética, além de ampla capacidade para suportar ciclos profundos.



Website: https://www.moura.com.br/
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