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18/11/2022 às 18h15min - Atualizada em 19/11/2022 às 00h06min

Para transformar a produção criativa nos times de marketing, Faster recebe aporte de R$ 8 milhões

Com tecnologia inovadora, a startup permite que empresas escalem seus esforços de design e cresçam mais rápido

SALA DA NOTÍCIA Lorena Ortega
Crédito da imagem Luca Pucci

A Faster, startup que está transformando a forma como empresas contratam serviços de design, anuncia a captação de rodada Seed de R$ 8 milhões, liderada pela DOMO Invest e com a participação de investidores como o CEO da Dafiti, André Farber; executivos que ajudaram a construir empresas como Nubank, Loft, Isaac, Gympass, Olist; e fundadores de Neon, Yuca, ContaAzul e Raccoon. O investimento será destinado a uma das principais frentes da Faster que é sua equipe de tecnologia, com o objetivo de acelerar o desenvolvimento de produtos. O aporte será realizado em dois momentos, conforme o atingimento de metas.

 

A ascensão dos novos canais de distribuição tornou mais difícil a vida dos times de marketing. O volume de demandas por materiais de comunicação e design aumentou, gerando gargalos criativos que afetam a capacidade desses times em executar seus planos de ação e gerar receita. Fornecedores tradicionais como agências e freelancers não são ágeis e eficientes o suficiente para atender esse novo momento. O resultado disso: empresas estão deixando de atingir suas metas simplesmente porque não conseguem produzir design no volume suficiente.

 

Fundada em 2021 por Vitor Filipe, CEO, e Daniel Dahia, CRO, a Faster ajuda organizações a otimizar o trabalho dos times de marketing e dar vazão a projetos de design que precisam ser entregues rapidamente, incluindo demandas de social media, comunicação interna, banners, infográficos, apresentações, entre outras soluções criativas.  

 

Através de uma plataforma, a Faster permite que essas equipes de marketing solicitem peças de design para times profissionais em menos de 3 minutos e organizem esses projetos de forma muito eficiente, como um Trello feito especialmente para trabalho criativo. Além disso, a plataforma permite que essas equipes forneçam feedbacks, organizem as demandas e armazenem seus materiais de marca. “De um lado, trazermos os melhores criativos do Brasil, de outro, os melhores times de marketing podem pedir qualquer peça de design de forma intuitiva. É um software que nunca foi desenvolvido no Brasil”, comenta Vitor Filipe. A contratação dos serviços da startup funciona por meio de assinatura com as vantagens de garantir a rapidez e flexibilidade que as demandas precisam. Ao contratar a Faster, a empresa recebe um pacote de créditos que podem ser trocados por diversos tipos de materiais criativos.

 

Além de investir em tecnologia, a startup está criando o que chamam de comunidade criativa: um local onde designers e criativos possam ter um ambiente de troca constante, benefícios e um ecossistema completo que permite que eles atinjam o extraordinário. “Nosso país sempre foi reconhecido no mundo pelo talento de nossos criativos e chegou o momento de sermos reconhecidos por tecnologia criativa também”, explica Vitor FIlipe.

 

Atualmente, a Faster conta com mais de 70 empresas em seu portfólio, incluindo ¼ dos unicórnios brasileiros, como Hotmart, Unico, iFood e VTEX; algumas das principais startups brasileiras como Alice, Buser, Caju, Descomplica, Isaac, Revelo, Justos, Linker; e grandes empresas como Nubank, WeWork, Ambev e Loreal. Segundo Daniel Dahia, em 2023 o objetivo é aumentar para 150 esse número e triplicar sua receita: "Não haverá um time de marketing incrível no Brasil que não vai usar a Faster nos próximos 2 anos”, conta Daniel. A startup conta com um time de 70 pessoas e o desafio de atrair cada vez mais talentos para compor uma comunidade de criativos com os melhores profissionais do mercado. 

 

Segundo o levantamento Digital AdSpend, realizado pela IAB Brasil em conjunto com a Kantar IBOPE Media, a publicidade digital teve um crescimento de 12% no Brasil entre janeiro e junho deste ano, totalizando R$ 14,7 bilhões. Desse montante, mais de 70% é investido através de peças de design nos variados canais de distribuição. Diante desse cenário, as startups de tecnologia voltadas para soluções para o mercado de marketing, as martechs, têm se demonstrado essenciais. “Estamos convictos do potencial que a solução e time Faster possuem de entregar, através de tecnologia, a conexão entre profissionais de design e grandes empresas. Essa ponte desbloqueia um gargalo atual de grandes empresas na produção de seus ativos criativos, e, na outra ponta, alimenta o que vemos de futuro do mercado de trabalho através da criação da comunidade criativa do futuro”, afirma Marcello Gonçalves, sócio-fundador da DOMO Invest e gestor do fundo Enterprise.

 

Sobre a Faster:

Fundada em 2021 pelos empreendedores Daniel Dahia e Vitor Filipe, a Faster é uma startup que seleciona os melhores designers do Brasil e permite que empresas acelerem a produção de peças de design gráfico, através de uma plataforma. Com um modelo de assinatura, oferece pacotes de créditos que podem ser trocados por peças de design pelos times de comunicação. A Faster foi investida pela DOMO Invest e hoje conta com 70 clientes, entre eles Nubank, Ambev, L'oreal, entre outras.


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