23/12/2019 às 12h37min - Atualizada em 23/12/2019 às 12h51min

Brasil é um dos países que mais produzem lixo no mundo

O Brasil é o quarto maior país na produção de lixo. São mais de 11 milhões de toneladas, das quais apenas 1,28% vão para a reciclagem

DINO
https://sanepav.com.br/

O estudo realizado pelo WWF (Fundo Mundial para a Natureza), intitulado "Solucionar a Poluição Plástica: Transparência e Responsabilização", indicou o Brasil como o quarto maior país na produção de lixo. São mais de 11 milhões de toneladas, das quais apenas 1,28% vão para a reciclagem. O país está atrás dos populosos Índia (3º), China (2º) e Estados Unidos (1º).

De acordo com dados do Banco Mundial, são quase 2,5 milhões de toneladas de plástico sem tratamento, descartadas em locais irregulares (lixões a céu aberto, na maior parte dos casos). Além disso, aproximadamente 7,7 milhões de toneladas vão parar em aterros sanitários. A situação preocupa órgãos do governo, como o Ministério Público.

Os prejuízos do descarte de lixo incorreto para a economia

A poluição gerada por materiais, como plástico, causa um prejuízo à economia global que ultrapassa os 8 bilhões de dólares. O estudo feito pelo Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) mostra que os setores mais afetados são o pesqueiro, o de turismo e o de comércio marítimo.

É preciso adotar nova postura para gestão de resíduos

De acordo com a Diretoria-Executiva do WWF Brasil, há uma necessidade latente de implantar novas medidas visando reverter a situação. Os próximos passos devem ser em torno de soluções eficazes, por meio de novas legislações, convocando a punição e ação dos responsáveis pelo lixo gerado/descartado de forma incorreta.

A Diretoria-Geral do WWF Internacional afirmou que o atual sistema de produção, consumo e descarte de lixo está obsoleto, e a mudança de comportamento se faz urgente em todas as esferas da sociedade. O sistema precisa de maior responsabilidade, já que atualmente funciona de forma conivente com grandes volumes de plástico sendo descartados no meio ambiente.

Gestão de resíduos deve ser feita por profissionais capacitados

Existem empresas de Gestão em Resíduos, como a Sanepav, que oferecem opções para redução do lixo e conscientização da população, por meio do seu site/conteúdo sobre a gestão adequada dos resíduos.

Dentre os serviços prestados pela Sanepav, é possível citar:

Coleta: a empresa de gestão em resíduos oferece conhecimento de mais de vinte anos em coleta manual e mecanizada de resíduos sólidos urbanos e resíduos da construção civil, contando com os mais diferentes tipos de serviços e tecnologia.

Varrição: a varrição manual e mecanizada é realizada em guias e sarjetas das vias e logradouros públicos em geral, com aporte de máquinas de última geração e sistema de roteirização via GPS, oferecendo um serviço de qualidade para a cidade.

Reciclagem: a coleta seletiva trabalha com a separação e recolhimento de resíduos recicláveis para futuro descarte adequado, visando sempre à sustentabilidade.

Ecopontos: os Ecopontos são locais de entrega voluntária de resíduos para a população, eliminando os pontos de descarte inapropriado, como calçadas e ruas. A Sanepav realiza a implantação e operação de Ecopontos.

Destinação final: os aterros sanitários são locais destinados à decomposição final de resíduos sólidos gerados pela atividade humana, e a Sanepav presta serviços de operação e manutenção deles, sempre com controle da qualidade do solo, da água e do ar.

Navegue pelo site para saber mais sobre os serviços em gestão de resíduos oferecidos pela Sanepav.



Website: https://sanepav.com.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

QUEM SERIA SEU PRESIDENTE EM 2022

50.0%
28.8%
0%
5.0%
3.8%
2.5%
0%
1.2%
0%
1.2%
1.2%
5.0%
0%
0%
1.2%
Moeda Valor
Servidor Indisponível ...
Link112" target="_blank" id="publicidade20" >
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp