JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
30/12/2019 às 17h18min - Atualizada em 02/01/2020 às 08h12min

Instituto Martius-Staden reúne legado dos 195 anos da imigração alemã no Brasil

Acervo destaca história e detalhes da chegada dos alemães, e como eles ajudaram a desenvolver o comércio, a indústria e a produção de alimentos e bebidas, como a cerveja, em nosso País

DINO
https://www.portoseguro.org.br/

Quem está atento aos noticiários já deve ter ouvido falar sobre os processos migratórios que se espalham pelo globo atualmente. O que nem todo mundo se lembra, porém, é que este tema está longe de ser novidade. Foi assim, por exemplo, que a imigração alemã começou aqui no Brasil, no começo do século XIX. A boa notícia é que grande parte dessa história de 195 anos está reunida no Instituto Martius-Staden, instituição cultural sem fins lucrativos mantida pela Fundação Visconde de Porto Seguro.

Fundado em 1938, o Instituto conta, atualmente, com mais de 200 mil documentos, fotos, livros, jornais e registros biográficos disponíveis gratuitamente para consulta. Todo esse acervo faz do Instituto o maior espaço dedicado à imigração alemã e ao intercâmbio cultural entre Brasil e Alemanha. "A relação entre o povo brasileiro e o alemão é vista no dia a dia, com uma integração única e muito importante para os dois lados. Nosso objetivo é apresentar essa história de união, mostrando como, juntos, podemos ajudar a transformar a colaboração entre as pessoas", diz Eckhard E. Kupfer, diretor do Instituto.

Vale destacar que o Instituto Martius-Staden recebe o nome de dois alemães emblemáticos para a relação Brasil-Alemanha: Hans Staden, primeiro alemão a publicar um livro sobre o Brasil, ainda no século XVI (Wahrhaftige História), e Carl Friedrich Philipp von Martius, biólogo, naturalista e autor da Flora Brasiliensis, uma das obras mais completas sobre a flora do Brasil. No acervo, é possível saber mais sobre as diversas contribuições dos alemães para a cultura brasileira.
Os interessados em conhecer e explorar mais a cultura da língua alemã podem visitar o Instituto Martius-Staden.

Localizado na Zona Sul de São Paulo, dentro do Colégio Visconde de Porto Seguro, Campus Panamby, o Instituto fica na rua Itapaiúna, 1355. As visitas podem ser realizadas de segunda a sexta, das 8h às 16h. Além disso, grande parte dos documentos está informatizada e pode ser consultada no catálogo on-line ou por atendimento à distância pelo site www.martiusstaden.org.br, e-mail contato@martiusstaden.org.br ou telefone (11) 3747-9222.



Website: https://www.portoseguro.org.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp