O uso de roupas e acessórios com a estética brasileira está conquistando o coração do mundo. Em meio à Copa e à esperança do hexa, a moda está ainda mais potente. O verde, o amarelo e o azul têm viralizado entre diversas modelos, influencers e artistas de todo o planeta. As cores da bandeira do Brasil ficaram em destaque após uma trend no TikTok bombar: o #Brasilcore. A tendência #Brazilianaesthetic está no look de nomes de peso, como Hailey Bieber, Anitta, Alex Consani e Camila Cabello. Além do sinal de sorte para o título do evento mais cobiçado do mundo, o movimento é puro bom gosto e faz uso de blusas da seleção brasileira, camisetas, calças, sapatos, joias e muitos outros acessórios nas cores da bandeira do Brasil. Mas o que, de fato, é essa nova tendência? Se procurar agora em um dicionário a palavra core, verá que o seu significado está ligado à essência; então, o #Brazilcore é nada mais, nada menos que a essência do Brasil e do brasileiro. Apesar de já estar em uso há muitos anos e nunca ter saído de moda, principalmente em periferias, é importante ressaltar que o estilo é originário da cultura brasileira e que agora a estética ultrapassou as fronteiras e está contagiando cada vez mais pessoas. Nas fotos e vídeos que viralizaram, é possível observar muitos elementos dos anos 2000, com modelagem mais justa e curta e joias atemporais. Para montar looks nessa estética, é superlegal combinar cores e elementos culturais. Quando falamos sobre o #Brasilcore, geralmente associamos ao streetwear, mas o que muitos não sabem é que essa tendência é tão versátil quanto qualquer outra. O uso de peças de alfaiataria, por exemplo, promove elegância ao estilo. As cores verde e amarelo podem ser usadas em tons mais claros com um terno de modelagem reta em um verde clarinho, com um top de biquíni, uma bolsa de mão e um salto fino – todos no mesmo tom de amarelo, transformando as peças em uma composição alinhada e sofisticada. Assim como a moda que permeia gerações, o #Brazilcore ou #Brazilianaesthetic se fortaleceu com a Copa do Mundo e não deve mais sair das ruas e das vitrines. O segredo é não ter medo de ousar e ressignificar a tendência.
*Yara Machado é CEO da Céu de Prata, empresa paulistana com foco em vendas de joias on-line e presencial.