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05/01/2023 às 10h39min - Atualizada em 05/01/2023 às 16h00min

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SALA DA NOTÍCIA IZIO Loyalt
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Freepik / Divulgação
 

Qualquer empresa bem-sucedida já passou por situações críticas em que medidas precisaram ser tomadas de forma rápida e eficiente. Afinal, qualquer negócio está sujeito a crises, independentemente do tamanho ou do ramo de atuação.  

O que difere os empreendimentos de sucesso dos demais é justamente a habilidade em lidar com essas situações, ainda que pareçam desesperadoras em um primeiro momento.  

A gestão de crise impacta diretamente na percepção dos clientes sobre seu negócio e, por isso, precisa ser eficiente. Pensando nisso, a IZIO&Co, solução completa de comunicação e eficiência que conecta a indústria varejista aos consumidores, lista 6 passos interessantes para aprimorar esse gerenciamento. Acompanhe:

1. Faça um diagnóstico da situação atual

Diante de uma crise no varejo, o primeiro passo para superá-la é fazer um diagnóstico detalhado da situação. Somente assim será possível ter a dimensão do tamanho da crise e os prejuízos que ela pode causar.  

Reúna todos os envolvidos e extraia o máximo de informações disponíveis. Desta forma, será mais fácil entender o contexto e criar um plano de ação eficiente.

2. Crie um plano sólido de ação para a gestão de crise

A crise no varejo precisa ser manejada com eficiência para que os danos sejam evitados ou minimizados. Para isso é fundamental elaborar e executar um plano de ação sólido. É importante que ele seja criado antes que a crise se instale e deve especificar todas as ações a serem tomadas, os responsáveis por elas e as metas a serem alcançadas.  

Embora seja difícil fazer uma previsão precisa, é possível manter um plano básico e uma equipe pronta a atuar caso algum problema aconteça. Isso evita o pânico e decisões equivocadas na hora do desespero.  

Nesse caso, ele deve conter pelo menos as pessoas que irão compor o comitê de gestão de crise, critérios de avaliação do problema, técnicas de monitoramento para identificar a crise antes que ela se instale, protocolos básicos de resposta a crises com possíveis soluções. A partir daí vai ser mais fácil se adaptar ao caso concreto e resolver o problema com maior fluidez.

3. Acompanhe os resultados do enfrentamento da crise

O monitoramento das ações é muito importante para uma boa gestão de crise no varejo. Portanto, é fundamental ter ferramentas que possibilitem o monitoramento dos resultados durante o enfrentamento da situação, como os indicadores de desempenho.  

4. Reavalie as diretrizes internas

Fazer uma mudança interna é uma forma importante de passar por uma situação de crise. Abuse da criatividade para remodelar seu negócio, serviços e estabelecer novos objetivos e metas.  

Uma mudança no layout também pode ser muito interessante para que os clientes possam ter uma nova experiência e perceber a mudança de forma visível. Isso contribui para melhorar uma imagem ruim ou passar por um momento de instabilidade no mercado, por exemplo.  

5. Comunique-se bem com seu público

Atualmente existem muitas maneiras de aumentar a proximidade com seu público-alvo. A internet possibilita a criação de uma série de canais, incluindo sua presença nas redes sociais.  

Manter uma comunicação ativa com quem gosta da sua marca é um excelente termômetro, especialmente no que se refere à gestão de crise. Afinal, quem melhor do que seus consumidores para ajudarem você a entender se o plano está dando certo?  

Por outro lado, a falta de comunicação pode agravar o problema, especialmente se ele tiver repercussão pública. Sendo assim, seja transparente e transmita as informações necessárias com clareza.

6. Aprenda com suas falhas

Existem inúmeros tipos de crises, desde desastres naturais até instabilidades no mercado. Contudo, por pior que a situação pareça, você precisa ter em mente que as adversidades sempre passam e, dependendo da situação, você poderá sair mais forte depois da tempestade.  

Nesse caso, depois de conter o problema, é fundamental que os diretores e gestores façam uma avaliação interna e percebam pontos que podem ser melhorados para evitar futuras crises ou aprimorar o plano de ação. Aprender com as próprias falhas é um grande diferencial no mundo corporativo.  

A gestão de crise no varejo é essencial para que as ações possam ser planejadas de forma mais eficiente e você melhore a sua capacidade de lidar com as adversidades.  

Dessa forma, quando uma crise acometer seu negócio, estará muito mais preparado para lidar com ela e atravessar o período difícil com o menor dano possível. 
 

Sobre a IZIO&Co

A IZIO&Co, solução completa de comunicação e eficiência - no app, na gôndola ou no caixa é especialista em soluções para o varejo, indústria e o shopper, por meio do CRM loyalty e o app de cashback, Mangos, que tem como público o consumidor final. A empresa ajuda a indústria a se reinventar, o varejista se atualizar e ganhar escala e, na outra ponta, o consumidor ser tratado do jeito que merece, gastando menos e tendo vantagens de verdade.


 
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