JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
19/01/2023 às 17h41min - Atualizada em 20/01/2023 às 00h01min

Conservadoras ‘inteligentes’ são porta de entrada de indústria no universo da Internet das Coisas

Conservadoras ‘inteligentes’ para produtos médicos e odontológicos, produzidas pela Gnatus. são únicas no mundo a utilizar o conceito da Internet das Coisas (IoT), garantindo que os produtos estão sendo armazenados com segurança através do controle da funcionalidade dos equipamentos. Produto será apresentado durante o Ciosp 2023, que acontece em São Paulo, entre os dias 25 a 28 de janeiro

SALA DA NOTÍCIA Verbo Nostro
Conservadora 37L

Barretos (SP), 19 de janeiro de 2023 - A internet e a alta tecnologia vieram para revolucionar os mais variados setores econômicos e aspectos sociais. Na área da saúde não é diferente e a busca por soluções que tragam mais segurança e eficiência é uma das marcas do nosso tempo. Sintonizada com este movimento, a Gnatus Produtos Médicos e Odontológicos, com sede fabril em Barretos, no interior do Estado de São Paulo, atua para oferecer ao mercado produtos que atendam às necessidades atuais e futuras.

Este é o caso das Câmaras de Conservação para as áreas médica e odontológica (37L e 100L), desenvolvidas para produtos termolábeis, com temperatura ajustável de 16°C até a -4°C, que oferece alarmes e sistema de monitoramento por meio de software IoT (da sigla em inglês para Internet das Coisas), com notificação em caso de variação ou instabilidade em seus sistemas.

O produto estará exposto no estande da Gnatus, durante o 40º Ciosp - Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo, que acontece no Expo Center Norte, em São Paulo, entre os dias 25 e 28 de janeiro.

A partir da coleta e interpretação remota e constante de dados, as conservadoras são utilizadas para armazenamento de medicamentos, insumos e vacinas que necessitem de clima estável para preservação de sua qualidade e validade. Sai de cena o profissional que, com prancheta na mão, anota os dados de temperatura de tempos em tempos, em hospitais, farmácias, clínicas e consultórios, para dar lugar a um sistema inteligente, que monitora as informações automaticamente, se ajusta às necessidades climáticas, notifica instabilidades e gera relatórios precisos para certificar a segurança de armazenamento, dentro do que é exigido pelas autoridades sanitárias.

Os equipamentos nasceram da parceria entre Gnatus e Matis, empresa de Campinas, que se uniram para a criação da Sagil Tecnologia. “Nossas conservadoras começaram a ser desenvolvidas há quatro anos e hoje representam o primeiro projeto relevante na área da saúde dentro do Plano Nacional de Internet das Coisas”, afirma o sócio-diretor da Sagil, Alexandre Bueno.

Um dos maiores especialistas em Internet das Coisas no país, Bueno foi o idealizador do IoT Experience, evento que, em três edições, reuniu grandes nomes da tecnologia em torno do tema e fez nascer as discussões para implantação, em 2019, do Plano Nacional de Internet das Coisas, instituído pelo Governo Federal por meio do decreto nº 9.854. O plano traz as diretrizes para uso da tecnologia nas áreas da saúde, indústria, agroindústria e cidades inteligentes, em busca de um desenvolvimento sustentável da sociedade brasileira. Também é organizador do livro “Mundo Conectado - Como a Internet das Coisas está revolucionando os negócios, as cidades e a vida das pessoas”.

Validação no mercado

Desde o ano passado, as Câmaras de Conservação são utilizadas para validação no Hospital de Amor de Barretos, maior centro de tratamento oncológico da América Latina, além de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento), cinco UBS (Unidade Básica de Saúde) e na Santa Casa do município da região norte paulista, a 425 quilômetros de São Paulo.

Profissionais de odontologia do Brasil já se beneficiam das câmaras em seus consultórios para um melhor armazenamento de produtos como a toxina botulínica – a conservação ideal do produto é que garante a qualidade do procedimento.

Com participação no projeto de nomes de peso, como Microsoft e Claro, o futuro das conservadoras Sagil Gnatus poderá trazer ainda mais benefícios. “Este é o primeiro conservador do mundo a utilizar IoT e inteligência artificial para armazenagem de vacinas e medicamentos. Os próximos produtos deverão estar focados em monitoramento de hemoderivados e órgãos para transplante”, projeta Bueno.

As Câmaras de Conservação 37L e 100L Sagil Gnatus estão disponíveis para demonstração no showroom do Microsoft Technology Center (MTC), em São Paulo, além de estarem no catálogo da loja on-line de produtos Gnatus e também durante a 40ª edição da Ciosp, em São Paulo.

Sobre a Gnatus

Com sua matriz sediada em Barretos, no estado de São Paulo, a Gnatus é uma empresa que desenvolve, fabrica e comercializa equipamentos odontológicos e médicos. Além de toda a tecnologia de seus produtos, atualmente a Gnatus é a empresa do setor odontológico brasileiro com um portfólio de produtos completos e tem como objetivo atender as necessidades e as exigências de todas as especialidades odontológicas. Além do alto padrão de qualidade, a Gnatus está presente no território nacional com duas fábricas e diversas revendas, representantes e filiais estrategicamente distribuídos.

Atendimento à Imprensa

Verbo Nostro Comunicação Planejada

Jornalistas responsáveis:

Andréa Berzotti - (16) 99138 6185 | [email protected]

Luciana Grili - (16) 99152 2707 | [email protected]

Valter Jossi Wagner - (16) 99152 2700 | [email protected]

Colaboração: Angelo Davanço e Regina Oliveira


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp