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27/01/2020 às 11h36min - Atualizada em 27/01/2020 às 20h21min

O que os Prefeitos de SC fizeram em 2019 para inovar e melhorar serviços prestados para a população

Em Santa Catarina, mais de 40 prefeituras têm como aliado o sistema 1Doc que elimina o papel e agiliza os processos, o que possibilita que os cidadãos tenham mais qualidade no atendimento das demandas.

DINO
http://1doc.com.br

Não é fácil inovar no setor público. A resistência às mudanças costuma ser grande e nem sempre os gestores municipais são colocados em contato com as melhores ferramentas. Desviando desses empecilhos, diversas prefeituras conseguiram avançar com novas tecnologias no ano de 2019 para qualificar as práticas administrativas e aumentar o desempenho da gestão. Em Santa Catarina, mais de 40 prefeituras têm como aliado o sistema 1Doc que elimina o papel e agiliza os processos, o que possibilita que os cidadãos tenham mais qualidade no atendimento das demandas. O que três grandes cidades do estado estão fazendo para melhorar os serviços prestados ao cidadão.

 

Em Chapecó, mais de 100 serviços on-line são oferecidos para a população.

Com uma população de 216.654 habitantes, (IBGE, 2018) a quinta cidade de maior população de Santa Catarina investiu em diversas soluções para se tornar mais conectada e atender as demandas dos cidadãos.

Em 2019, o município deu mais um passo para se tornar uma cidade digital ao reduzir o consumo de papel da esfera pública e disponibilizar mais de 100 serviços que podem ser requeridos de forma digital. Quase 30 mil protocolos foram registrados online desde que o município aderiu ao sistema oferecido pela 1Doc.

Na cidade, o cidadão não precisa ir até a prefeitura para requerer aprovação de projetos, baixas de empresas, certidões e licenças. Os protocolos com pedidos de serviços são registrados no site da prefeitura, onde o cidadão pode acompanhar o trâmite online.

“Hoje um engenheiro não precisa reunir papelada ir até a prefeitura. Toda a consulta de viabilidade e aprovação de projetos de construção é feita online”  - diz o secretário de Desenvolvimento Econômico de Chapecó Fernando Souza.

Outra novidade foi a disponibilização de um aplicativo para a população baixar no celular e se comunicar online com o serviço público municipal. Em um ano, o aplicativo já contabilizou mais de 16 mil solicitações, como conserto em buraco na rua ou iluminação.

 

Tecnologia para melhorar a qualidade de vida da população e garantir aproximação com investidores em Tubarão.

Qualidade de vida e governo digital: cidade de Tubarão pretende ser a número 1 do Brasil até 2050 no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano)

Com uma economia voltada para o comércio e serviços e uma população estimada de 105.686 pessoas em 2019 (IBGE), o município de Tubarão apostou na diversidade de soluções para simplificar e otimizar a estrutura administrativa e avançar na atração de investimentos para a cidade.

“Temos feito análise e estudos internos para melhorar nosso posicionamento digital. Identificamos que precisávamos melhorar processos, entender as necessidades do cidadão e ver as melhores opções. A partir disso a gente elaborou um plano para tornar o governo digital” - diz o secretário de Desenvolvimento Econômico de Tubarão, Giovani Bernardo.

Uma das primeiras medidas tomadas no processo de transformação digital da cidade foi a adoção da plataforma 1Doc que possibilitou o trâmite dos processos de forma online. “Agiliza e facilita a comunicação. A partir do sistema a gente consegue monitorar quem recebeu ou não recebeu determinada informação e melhorou a relação com o cidadão que pode acompanhar isso online. Dá mais transparência,” diz Bernardo.

A cidade tem a meta de ser a número 1 do Brasil até 2050 em IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Para isso, lançou uma série de estratégias que incluem o uso de tecnologia. Um exemplo é a mudança no sistema de gestão de filas do SUS. As consultas passaram a ser confirmadas através de mídias sociais. A medida possibilitou a ampliação do preenchimento das vagas e melhoria no atendimento de saúde.

“Temos um plano de desenvolvimento chamado Tubarão 180 graus que foca na melhoria da qualidade de vida das pessoas e a gestão de fila é um exemplo de uma medida que esta dando certo”, diz.

Além de melhorar a oferta de serviços, o plano de tornar o governo digital mirou o potencial econômico da cidade. O município lançou um portal voltado para investidores onde são detalhados os atrativos de investir em Tubarão. “O site consolida as informações de investimento e facilita”, diz Bernardo.

As medidas de gestão e tecnologia voltadas para melhorar a qualidade de vida da população, economizar recursos, aumentar a eficiência e atrair investidores apresentaram reflexos no setor econômico. Em 2019, segundo o Ministério da Economia, o saldo de empregos em Tubarão entre os meses de janeiro e outubro foi o maior dos últimos 7 anos. Foram novos 1.735 empregos gerados no período, um aumento de 56% na comparação com o mesmo período de 2012.

Com o planejamento adotado em Tubarão, as inovações tecnológicas se tornaram sustentáveis financeiramente. No caso da adoção da plataforma 1Doc, a economia com a redução do uso de papel e de transporte de papéis superou o valor gasto para investir na plataforma. O município possui 1.647.569 documentos na plataforma desde a implantação e encerrou o ano de 2019 com 81% dos protocolos resolvidos dentro do prazo.

 

Em Palhoça, gestão em nuvem entra no quinto ano de operação

Eficiência e transparência: Palhoça implantou sistema completo de gestão na nuvem – Foto: Prefeitura Municipal de Palhoça_divulgação

Com população de 168.259 habitantes (IBGE, 2018), a cidade de Palhoça na região metropolitana de Florianópolis apresenta crescimento acelerado. O município tem investido em gestão para qualificar a oferta de serviços, agilizar processos, otimizar recursos e aumentar a transparência.

“Implantamos algumas ferramentas decisivas: a primeira foi nosso sistema de gestão todo na nuvem; a segunda foi a adesão do memorando eletrônico aliado ao sistema de ouvidoria on-line" - diz a Secretária de Administração, Cristina Schwinden Schmidt.

A prefeitura de Palhoça foi uma das primeiras a adotar a plataforma 1Doc, ainda em 2015. Desde a implantação, o município vem aprimorando a oferta de serviços à população.

“Melhoramos o controle de frotas com rastreamento veicular, implantamos telefonia VOIP e ampliamos o controle de atividades com o uso de tecnologias”, diz.

Em 2020, a cidade entra no quinto ano de implantação do sistema de gestão na nuvem que possibilitou a ampliação e qualificação da oferta de serviços online para a população.

“Os serviços se tornaram mais eficientes e transparentes. Quando agilizamos os processos, os serviços conseguem alcançar mais atendimentos e de melhor qualidade. Além disso, quando ampliamos a transparência, a população compreende melhor os serviços e consegue dar o Feedback adequado”.



Website: http://1doc.com.br
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