JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
26/01/2023 às 19h24min - Atualizada em 26/01/2023 às 19h24min

Finalistas da 42ª Noite da Beleza Negra buscam deixar sua marca na luta por igualdade racial

Na disputa pelo título de Deusa do Ébano do Ilê Aiyê, candidatas têm o desejo comum de que a vencedora saiba honrar o posto na luta pela valorização da mulher negra

Por : Dino Rosa - Jbn Bahia
Crédito: André Frutuoso
Neste sábado, 28, às 20h, acontece a 42ª Noite da Beleza Negra, quando o bloco Ilê Aiyê elege a Deusa do Ébano 2023, aquela que vai deixar seu nome na história do bloco afro mais antigo do Brasil e levar consigo todo o aprendizado e visibilidade proporcionados por esse posto tão concorrido. Nesta edição do concurso, mais de 60 mulheres se inscreveram; sendo 14 delas selecionadas como finalistas. Cada uma agora se prepara para subir no palco da Senzala do Barro Preto e conquistar o revolucionário título de Rainha do Ilê Aiyê.
 
A 42ª Noite da Beleza Negra é uma realização do Ilê Aiyê, Caderno 2 Produções, com apoio da Hype Energy Drinks, Comunidade DOOR, ITS Brasil, TVE Bahia, Educadora FM e patrocínio da AVON, Secretaria de Cultura e Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia. Nesta sexta-feira (27), a diretoria do bloco apresenta oficialmente as candidatas em café da manhã para a imprensa, às 8h, na Senzala do Barro Preto.
 
São diversas as motivações que levam as concorrentes a buscarem o título de Deusa do Ébano do Ilê Aiyê. “Tenho projetos tanto pessoais, quanto coletivos com a população negra, principalmente mulheres, e acho de extrema importância que quem tiver esse título aproveite a visibilidade do concurso para tratar dessas pautas”, declara a recepcionista e produtora de eventos Jamile Fátima de Oliveira, 35, que disputa o reinado pela segunda vez. 
 
Também pretendente ao posto pela segunda vez, a estudante de Jornalismo Caroline Xavier, 24 anos, diz que, apesar de ser um concurso, a competitividade não a motiva. “Num concurso que trata de mulheres negras, periféricas, muitas mães, não podemos entrar nesse local de competitividade, pois a Deusa do Ébano significa coletividade e representatividade, ficarei feliz se eu ganhar, mas também ficarei muito feliz pela pessoa que ganhar”.
 
Esta é a primeira vez que a Noite da Beleza Negra tem uma candidata trans, a esteticista de 26 anos, Laís Ferreira. “É uma grande honra porque nunca imaginei que seria a primeira mulher trans a concorrer ao título da Deusa do Ébano, quebrando tabus, podendo ocupar esses espaços. Estou muito feliz pelo Ilê me acolher”, comemora ela.
 
Para a dançarina Dalila Oliveira, 20 anos, participar do concurso é uma maneira de honrar sua ancestralidade e as mulheres que estão ao seu lado. “Vou subir no palco representando minha mãe, minha avó, minha madrinha e tantas outras mulheres pretas, e essa oportunidade para mim é surreal”, comenta.


Por mais uma edição, um um time especial de maquiadores da Avon irá preparar as candidatas. Eles utilizarão produtos da marca voltados para a pele negra. “A Noite da Beleza Negra representa mais que um concurso. É um amplo movimento de valorização étnica e estética afro-brasileira, incluindo aí a educação e a cultura ancestral do povo negro. Para a Avon, que entende que beleza envolve autoestima, representatividade e dignidade, estar presente na escolha da Deusa do Ébano do Ilê Aiyê reafirma o compromisso da marca com a diversidade e a inclusão. Estivemos no evento nas suas três últimas edições e damos continuidade a essa parceria, neste momento que marca a retomada do concurso, reafirmando seu apreço e ode à potência da negritude”, afirma a diretora de Comunicação da Avon Brasil, Viviane Pepe.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp