30/01/2020 às 16h51min - Atualizada em 30/01/2020 às 21h33min

Cobrança digital como vetor de transformação no setor automotivo

De acordo com a Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras (Anef), a taxa de inadimplência para as pessoas físicas é de 3,3% e de 6,8% para atraso entre 15 e 90 dias, em um prazo de 44 meses. Perante essa realidade a melhor alternativa para o setor é atuar simultaneamente com a prática de renegociação de dívidas pendentes.

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O início do ano é sinônimo de quitações de dívidas e débitos pendentes, afinal junto com 2020 chegaram: IPVA, licenciamentos, multas em atraso, sem contar as demais dívidas. Apesar do recebimento do bônus ou 13º no final do ano o recorde de 63 milhões de inadimplentes em 2019, segundo o SERASA, ainda deixa rastros na economia automotiva.

De acordo com a Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras (Anef), a taxa de inadimplência para as pessoas físicas é de 3,3% e de 6,8% para atraso entre 15 e 90 dias, em um prazo de 44 meses. Perante essa realidade a melhor alternativa para o setor é atuar simultaneamente com a prática de renegociações de dívidas pendentes, afinal o serviço tem a capacidade de recuperar o crédito ao mesmo tempo em que mantêm toda a cadeia produtiva aquecida.

Para realizar a cobrança do inadimplente é preciso uma metodologia adequada. Segundo a pesquisa Desafios e Tendências do Ciclo de Crédito na Era da Inovação Financeira, realizada pelo Instituto Locomotiva, em parceria com o Negocia Fácil, serviço de cobrança digital, e o CMS, realizada em 2019, 50% dos consumidores preferem renegociar seus débitos através de plataformas online.

Assim como em todos os setores, a tecnologia vem na recuperação de crédito como uma ponte entre um problema e uma solução. "A era do consumidor 5.0 traz um perfil diferente dos demais, o consumidor vive em uma realidade onde tudo se resolve em cliques através do celular. Se ele compra algo em seu sofá, também gostaria de resolver seus problemas financeiros na poltrona", enfatiza o Head de Negócios Digitais do Negocia Fácil, José Moniz.

Por isso, o Negocia Fácil, serviço digital da MFM TI, realiza mais do que negociações online. O serviço atua com a experiência da "não cobrança", mas sim "venda de adimplência", trazendo ao consumidor a sensibilidade humana através de uma plataforma digital, mas com a praticidade do online. Essa metodologia já gerou 5,4 milhões de acordos e mais de R$ 300 milhões arrecadados, estando apta para revolucionar o setor automotivo.



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