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07/02/2020 às 16h24min - Atualizada em 07/02/2020 às 16h33min

Como Balneário Camboriú virou uma das cidades mais inteligentes do país

Balneário Camboriú já possui fama nacional pelos seus arranha-céus oponentes que renderam o apelido de ‘Dubai brasileira’ ao município. Nos últimos anos a cidade vem angariando ainda mais prestígio por se destacar em diversas categorias do ranking das cidades mais inteligentes do país.

DINO
http://1doc.com.br
Arranha-céus de Balneário Camboriú

Em 2019, Balneário Camboriú ocupou a 17ª posição na lista geral das cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil. O estudo chamado Ranking Connected Smart Cities possui 70 indicadores para avaliar o grau de integração, inovação, colaboração, transparência e atenção às pessoas das cidades brasileiras.

A essência da conceituação de smart city (cidade inteligente, em português) está relacionada com a forma como a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) é utilizada em favor dos cidadãos.

“O conceito de smart cities considerado entende que o desenvolvimento só é atingido quando os agentes de desenvolvimento da cidade compreendem o poder de conectividade entre todos os setores”, aponta o relatório que analisa as cidades brasileiras.

Dos 10 eixos analisados no ranking 2019, Balneário Camboriú figurou em 7. Os indicadores em que a cidade apresentou melhor colocação foram segurança, onde ficou em primeiro lugar e governança, onde a cidade figurou na segunda posição.

 

Investimento em tecnologia explica o desempenho, diz diretor de TI de Balneário Camboriú

O bom desempenho da cidade no ranking é atribuído ao trabalho voltado para a tecnologia. “(Iniciamos) a construção de uma infraestrutura de comunicação que servisse de base para levar ao cidadão, de forma ágil e íntegra, informação e serviços”, explica o diretor da Divisão de Tecnologia da Informação da prefeitura de Balneário Camboriú Márcio Luis Catelan.

“(A administração) deu ênfase em questões relacionadas à tecnologia para o serviço público visando dirimir os custos da máquina e assim também dinamizando processos e criando um ecossistema tecnológico que propiciasse inovação”, diz Catelan.

Entre as medidas adotadas, Catelan destaca a implementação de fibra ótica em 100% das unidades administrativas municipais, a disponibilização de internet Wi-Fi para a população e a melhoria na comunicação dos sistemas da prefeitura com o de outras entidades.

 

Nova plataforma moderniza prestação de serviços na cidade

Em dezembro de 2019, depois da divulgação do ranking, a cidade avançou mais um passo na implementação de tecnologia e inovação para oferecer soluções aos cidadãos. Balneário Camboriú adotou a plataforma 1Doc, que promove o trâmite online dos processos.

A ferramenta permite que o trâmite dos processos ocorra de forma online, o que garante eficiência na resolução das demandas e economia com a eliminação do uso do papel na esfera pública.

“Precisávamos modernizar nossos processos de maneira sustentável e com uma plataforma de fácil entendimento. E que conseguíssemos de forma ágil e inovadora implantar esse novo sistema. Saindo de implementações tradicionais que geralmente são demoradas, né? Além disso, necessitávamos de uma ferramenta consolidada no mercado e que viesse de encontro com os nossos conceitos de governança”, diz Catelan.

A implantação ocorre de maneira gradual. Até a última semana de janeiro, 989 usuários  foram cadastrados na plataforma em 698 setores. Apesar da recente adoção do sistema, 1.362 atendimentos já foram realizados. Em 40 dias de funcionamento da ferramenta, 32.269 folhas de papel deixaram de ser impressas, o que representou uma economia de R$ 4.069,97.

A plataforma também oferece recursos de comunicação entre os funcionários e informação sobre o andamento dos processos, o que confere transparência nos atos de gestão. Segundo Catelan, o sistema está entregando soluções de forma rápida. “Um dos grandes pontos fortes da ferramenta é a comunicação interna, a rastreabilidade, a transparência que toda essa parte de comunicação oferta e causa em todos os departamentos”, diz.


“Revolucionou a prefeitura”, diz diretor de TI sobre a plataforma 1Doc

“A 1Doc veio para revolucionar nossa comunicação interna e externa. Tu não sabe o que isso modificou, o que isso alterou o nosso dia a dia. (…) Hoje, a prefeitura, não sei se ela conseguiria viver mais sem a 1Doc. Isso que nós estamos aí há um mês de implantação em todas as unidades administrativas. Está revolucionando a prefeitura”, afirma.

Foram abertos 3.264 protocolos, sendo que 39,7% foram realizados via site, o que representa 1298 pessoas que não precisaram se deslocar até a prefeitura. “Com relação ao cidadão, podemos dizer agora que ele está mais perto da prefeitura, pois (o sistema) agiliza, organiza as demandas de forma transparente. Não esquecendo da praticidade que a ferramenta proporciona, pois o cidadão, no conforto de sua casa, ou empresa, pode solicitar serviço (online)”, diz Catelan.

Segundo Catelan, a cidade se encaminha para ter um desempenho ainda melhor nos próximos rankings. “(quando a pesquisa foi lançada) ainda estávamos engatinhando em alguns desses projetos e provavelmente estaremos bem melhor posicionados no cenário nacional na próxima pesquisa”, diz.



Website: http://1doc.com.br
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