JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
04/04/2023 às 00h56min - Atualizada em 04/04/2023 às 00h56min

Origem Week contribui para dar visibilidade a iniciativas de mulheres empreendedoras.

Além de negócios, maior feira de produtos de origem da Bahia promove palestra temáticas.

Por Van Carvalho
Divulgação

Mais do que a si mesma, ao expor seus produtos na segunda edição do “Origem Week — Feira de Origem e Negócios”, a empreendedora Damiana Martins representa outras mulheres do município de Mutuípe, no sudoeste da Bahia. Presidente da Associação de Mulheres de Duas Barras do Fojo, ela foi uma das palestrantes sobre o tema “Mulheres empreendedoras no mercado de produtos no Brasil”, no Origem Day, durante o sábado (1º).


“Eu não estou aqui por acaso; estou representando 45 mulheres da associação, 240 famílias da minha comunidade e 22 mil pessoas de Mutuípe”, ressaltou Damiana ao ter falado sobre sua trajetória até chegar à maior feira de produtos de origem, gourmet e artesanais do estado. “O objetivo é, a cada dia, estarmos mais vinculados a espaços assim e sermos protagonistas da nossa própria história”, projetou.


No stand da associação no Origem Week, podem ser encontrados itens como sequilhos, geleias e nibs de cacau a partir de R$ 10, além de peças artesanais. “Aqui nós temos produtos de 20 mulheres, e cada produto desse, a gente sabe contar a história”, observou a empreendedora.


Atuante no segmento de chocolates finos, a chocolate maker Leilane Benevides também se orgulha de sua história e fez questão de narrá-la no Origem Day, a fim de inspirar outras mulheres. Proprietária da Benevides Chocolates, ela começou a empreender a partir de uma oportunidade que tinha percebido na produção de cacau fino.


“Eu trabalhava com produtores de cacau e percebia que eles tinham uma dificuldade com a receita, porque produziam cacau convencional”, relembrou Leilane. “Eu estimulei que muitos deles produzissem cacau fino, e eles não sabiam pra quem vender.”


Foi aí que ela começou a estudar a cadeia produtiva. “Eu comprei uma maquininha, comecei a produzir chocolate em casa, por hobby, e foi tomando uma dimensão tamanha que a gente já tem fábrica e até premiação internacional”, contou a chocolate maker.


Assim, o que nasceu de forma despretensiosa se tornou negócio. E, nesse sentido, o Origem Week tem contribuição valorosa. “Esses eventos são importantes pra gente propagar, ainda mais, a marca, porque aqui circulam pessoas de todo lugar”, avaliou Leilane.


A Benevides, que começou com tudo durante uma edição do Chocolat Festival em Ilhéus, no sul da Bahia, em 2018, já chegou a outra grande feira internacional, o Salon du Chocolat Paris, no ano passado. Ainda assim, Leilane não se dá por satisfeita. “Inclusive, nas embalagens, tem dizendo ‘De Itabuna para o mundo’, por uma questão de divulgação da minha cidade natal.”


*Programação deste domingo (2)*

O último dia de evento começa como os demais, às 14h. O Show Cooking se inicia às 16h com o Chef Léo Vilella. Em seguida, às 17h30, a Chef Cida Pescadora comanda o espaço. Mais tarde, às 19h, o Chef Ricardo Campos é a atração. 


Já o Lounge Origem recebe mais uma edição da “Experiência Estrada do Chocolate, Costa do Cacau”, às 15h30. Em seguida, às 17h, tem o “Cortejo folclórico”, da Setre. Às 19h, é a vez da palestra “Dinheiro é coisa de Mulher”, e, às 20h, a “Experiência Estrada do Chocolate, Costa do Cacau” volta ao palco, para encerrar a noite.


*Sobre o Origem Week*

Na programação, há eventos já consagrados, como o Chocolat Salvador Festival, Salão do Café, Bahia Descobre a Bahia e Origem Brasil, bem como os lançamentos da Ilha do Mel e o Wine Road Show, apresentando marcas baianas, nacionais e importadas. 


Para ter acesso à programação, os interessados devem realizar cadastro no site origemweek.com.br. O ingresso no Centro de Convenções pode ser trocado por 1 quilo de alimento não perecível. Os donativos arrecadados serão destinados às instituições de caridade cadastradas.


Durante quatro dias, a agricultura familiar, produtores de pequeno, médio e grande porte, representantes dos poderes público e privado e da sociedade civil organizada poderão compartilhar experiências e divulgar as melhores práticas para a entrega de produtos cada vez mais sustentáveis e rentáveis, promovendo as comunidades que dependem diretamente destas atividades.


O Origem Week 2023 é uma realização da MVU Empreendimentos/Grupo M21, em parceria com o governo da Bahia, por meio da Setur, SDE, SDR, Sema, Setre e Seagri. 


Grande sucesso de público, o festival caiu no gosto de baianos e turistas e já faz parte do calendário de eventos do estado.

...

*SERVIÇO:*

*Origem Week — Feira de Negócios*

*Quando:* de 30 de março a 2 de abril de 2023

*Onde:* Centro de Convenções de Salvador 

*Ingressos:* 1 quilo de alimento (inscrição prévia em origemweek.com.br)



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp