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14/04/2023 às 17h06min - Atualizada em 15/04/2023 às 00h01min

Pampili é certificada pelas práticas internacionais de sustentabilidade

Selo Origem Sustentável comprova o compromisso da marca líder no lifestyle infantil feminino em garantir uma cadeia produtiva alinhada com as ações de ESG

SALA DA NOTÍCIA Redação

A Pampili, marca líder no segmento lifestyle infantil feminino do Brasil com mais de 36 anos de história, foi reconhecida pelo nível Ouro do Selo Origem Sustentável pelas ações de sustentabilidade, responsabilidade social e governança desenvolvidas na empresa. Baseado nas melhores práticas internacionais de sustentabilidade, o Origem Sustentável é a única certificação de ESG do mundo voltada para as empresas da cadeia calçadista.  

“Somos a primeira empresa calçadista do Estado de São Paulo certificada pelo Selo Origem Sustentável Ouro. Esse é um reconhecimento do nosso compromisso com a gestão sustentável, temos em nossa essência o compromisso de cuidar, desenvolver e elevar a consciência para a construção de um futuro melhor. Todas as ações dentro da Pampili são pensadas para promover a sustentabilidade, tanto ambiental quanto social. A ideia é que esses processos evoluam cada vez mais”, diz Maria Mestriner Colli, CEO da Pampili.

Trabalhando, desde sua fundação, com o compromisso de cuidar, desenvolver e elevar a consciência de seus stakeholders, construindo um futuro melhor e mais sustentável, a Pampili, entre seus destaques, tem o Projeto Eco Friendly. Trata-se de uma linha de produtos feitos com um percentual de material reciclado - aparas de contraforte, retalhos de solas etc. Já o PVC micro expandido usado na fabricação dos calçados é isento de metais pesados e ftalatos - substância química prejudicial à saúde humana e dos animais.

Mas, como não basta somente ter um produto sustentável e não ter todo o processo produtivo em consonância com os preceitos de ESG, a Pampili também adquire energia proveniente de fontes naturais - solar, eólica, biomassa, hidrelétricas etc - Possui um projeto focado no desenvolvimento de crianças e adolescentes através do Instituto Terra do Rosa, que compreende em vários projetos que foram construídos para atender os filhos dos colaboradores, representando a materialização do propósito institucional de transformar o mundo em lugar melhor.

Instituto Terra do Rosa

O Instituto Terra do Rosa nasceu em 2008, por meio de um desejo da fundadora da, Maria Mestriner Colli, de acolher os filhos das colaboradoras da empresa - que representam 80% do quadro de funcionários. A ideia era oferecer um lugar seguro e de assistência para que crianças de 5 a 16 anos não ficassem na rua enquanto as mães trabalham e também para que crescessem amparadas emocionalmente.

O projeto, sediado no Sesi de Birigui, conta com três frentes diferentes: Semente do Futuro, com atividades lúdicas para crianças menores desenvolverem o corpo e a mente, fortalecendo a autoestima e gerando confiança; Florescer, voltado para adolescentes, com aulas de inglês, informática e artes manuais, estimulando o lúdico e o empreendedorismo e os Sopradores de Alegria, que oferece capacitação para voluntários que querem levar o riso para hospitais, asilos e orfanatos. Além disso, os pais também são reunidos para aprender e trocar experiências sobre relacionamento familiar e como podem lidar melhor com os seus filhos em diferentes fases da vida.

A ação já acolheu mais de 2.000 crianças e adolescentes e muitas delas tiveram a oportunidade de se desenvolver profissionalmente e hoje atuam em diversas funções dentro da Pampili. “Desde a idealização da Pampili acreditamos que as meninas possam ser protagonistas da sua própria história e que juntas elas podem transformar o mundo, por meio da sua consciência, expressão, amor e empatia”, completa Maria.

Próximos passos

Agora o desafio da empresa é a conquista do nível máximo do Origem Sustentável, o Diamante. “Estamos trabalhando com foco em consolidar nossa Política de Sustentabilidade para toda a Nação Pampili - empresa e seus stakeholders. Também realizaremos reuniões mensais com o nosso Comitê de Sustentabilidade para apresentação e gestão dos resultados referentes aos compromissos assumidos, e a capacitação dos colaboradores para o tema. Fazemos pesquisas frequentes com consumidores no Brasil e identificamos que a Pampili já é percebida como uma marca socialmente sustentável, e buscaremos ampliar essa comunicação para o mercado brasileiro e também internacional”, conclui Maria.

Fundada em 1987, a Pampili possui quatro unidades fabris localizadas entre Birigui/SP e Paranaíba/MS. Atualmente, seus mais de 1.800 colaboradores produzem, diariamente, 13,5 mil pares de calçados e mil bolsas, dos quais exportam cerca de 10% para mais de 40 países, com destaque para Ásia, Europa e América Latina.

Sobre o programa

O Origem Sustentável é a única certificação de ESG e sustentabilidade no mundo voltada para as empresas da cadeia calçadista. Baseado nas melhores práticas internacionais de sustentabilidade, segue a diretriz de 104 indicadores distribuídos em cinco dimensões: econômica, ambiental, social, cultural e gestão da sustentabilidade.


 
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