JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
23/05/2023 às 15h29min - Atualizada em 23/05/2023 às 16h03min

Franquia de cursos profissionalizantes atrai jovens empreendedores

Atualmente, 20% dos franqueados da Via Certa Educação Profissional estão na faixa etária de 24 a 35 anos

SALA DA NOTÍCIA Elaine Rodrigues
 

Novos desafios, resultados imediatos e mudança de rotina é o que move muitos jovens hoje. Dessa maneira, uma boa parte deles sonham em ter o seu próprio negócio e visualizam o cenário do empreendedorismo como uma boa oportunidade para conseguirem o que desejam.

 

Uma pesquisa feita pela empresa HeroSpark, mostrou que 60% dos jovens de até 30 anos querem ter o seu próprio negócio no futuro. Além disso, o levantamento aponta que 24% deles já são empreendedores e possuem sua empresa. 

 

No mesmo estudo, também é possível entender que, 67% deles desejam empreender para ter independência financeira e 39% visam contar com autonomia no trabalho. 

 

Além do fato dessa geração estar mais propensa a investir no seu próprio negócio, de acordo com a consultoria Booz Allen, até o ano de 2025 os jovens da geração millennials (pessoas que pertencem à geração Y, ou seja, todos aqueles nascidos entre 1981 e 1995) também dominarão o mercado e irão representar 44% da população economicamente ativa do país.

 

Franchising é o caminho



 

Muitos jovens enxergam o mercado de franquias como uma das opções para começar a empreender. Uma das vantagens desse setor é ter negócios com valor de investimento baixo, bom faturamento e retorno rápido, além de flexibilidade no horário, tudo que um jovem procura.

 

A franquia Via Certa Educação Profissional – marca com atuação no mercado de cursos profissionalizantes – atende os mais diversos públicos, porém a rede tem a predominância de alunos mais jovens, fazendo com que isso também atraia jovens empreendedores.

 

“Justamente por isso, acaba gerando uma identificação maior entre aquele possível investidor com o público que ele irá lidar. Sem contar o fato de que a maioria dos colaboradores também são jovens, alinhando totalmente a linha de raciocínio entre o empreendedor e sua equipe”, analisa o diretor executivo da marca, Décio Marchi.

 

Franquia para jovens

 

Algumas franquias possuem uma maior identificação por parte desse público mais jovem, justamente por serem negócios que não exigem, necessariamente, experiência no setor para que ele possa empreender.

 

“Nosso negócio é muito indicado para jovens recém-formados e com pouca experiência profissional, pois temos um suporte completo que irá qualificá-los. Temos alguns cases de franqueados que fizeram esse movimento, se formando em uma área totalmente distinta da nossa franquia, sem experiência profissional e se tornou referência na rede”, comenta Décio.

 

Atualmente, a quantidade de franqueados na faixa etária de 24 a 35 anos representam 20% do número total da Via Certa, conta o diretor executivo. “É importante contarmos com esse tipo de investidor, pois é um perfil que costuma aceitar e seguir padrões, além de serem famintos por conhecimentos.”

 

Iniciando a caminhada

 

O empreendedor Lucas Lopes da Silva, 30 anos, assumiu recentemente uma unidade da Via Certa em Maringá/PR, juntamente com o seu sócio Deivide Nascimento, de 28 anos. Para ele, investir em um negócio com sendo mais jovem é um ótimo momento, pelo fato de terem menos compromissos.

 

“Quando somos mais novos, geralmente, temos menos responsabilidades, como filhos, compromissos financeiros de longo prazo e outros. Isso possibilita uma tomada de risco maior. Então enxerguei esse momento como o tempo ideal para construir um negócio de longo prazo”, conta Lucas.

 

Silva ainda afirma que nunca havia trabalhado com educação antes, mas é um setor que sempre o chamou a atenção. “O interesse surgiu, primeiramente, pelo apelo social de trabalhar com um serviço que melhora a sociedade. Financeiramente, também pode ser muito rentável e particularmente gosto da dinâmica de trabalhar com serviços. Além disso, a carga tributária é menor e você não tem necessidade de gerir estoque.”

 

Para o franqueado, um dos maiores desafios será o financeiro. “Nessa etapa da vida ainda não tivemos muito tempo para se estabilizar financeiramente, então você acaba investindo grande parte do que conseguiu acumular ao longo dos anos de trabalho. É necessário muito planejamento e fazer as coisas com critério.”

 

Essa é a primeira unidade do mais novo empresário, porém já está no seu planejamento expandir com novas unidades por todo estado do Paraná.

 

De início sem experiência para destaque da rede

 

Um dos franqueados da rede de cursos profissionalizantes que iniciou o negócio sem nenhuma experiência e que hoje é destaque na franquia, é o empresário Leonardo Marchi Oliveira, 28 anos, de Dracena/SP.

 

“Investi na Via Certa aos 24 anos, não tinha experiência nenhuma no ramo, apenas contava com a minha formação em engenharia civil, sendo essa falta de conhecimento no setor um dos meus maiores desafios. Além disso, a falta de capital e a contratação da equipe foi algo que me gerou certa dificuldade”, comenta Leonardo.

 

Além disso, Oliveira cita que empreender sendo mais jovem contém diversos benefícios, como a motivação, proatividade e a facilidade com a tecnologia e em aprender coisas novas. “Através do meu negócio, eu consigo ter controle total do meu tempo, planejo meu próprio crescimento, tenho autonomia nas tomadas de decisões, aprendo com meus erros e posso escolher minha equipe de trabalho.”

 

O empresário já atingiu um faturamento bruto mensal de R$ 63 mil apenas com uma unidade da franquia.

 

Sobre a Via Certa Educação Profissional

A Via Certa Educação Profissional é uma rede de franquias com atuação no mercado de cursos profissionalizantes criada em 2012, em Birigui (SP). Com uma metodologia Flex, promovendo aulas individualizadas e vivenciais, a marca possui uma grade com mais de 40 cursos de diversos segmentos voltados para estudantes e adultos com idade ilimitada. Atualmente são 50 unidades espalhadas pelo Brasil, cujo investimento inicial do modelo de negócio é a partir de R$ 84 mil na modalidade física. 

www.viacertacursos.com.br/

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Fatos&Ideias Comunicação[email protected]

Renata Brito - (17) 9 9107-4530 – [email protected]

Leonardo Lino – (17) 9 9171-1771 – [email protected] 


 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp