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10/06/2023 às 07h55min - Atualizada em 10/06/2023 às 07h55min

Mais de 1,3 mil estudantes de escolas públicas baianas participam de projeto que discute Independência do Brasil.

A Iniciativa acontece em 11 cidades brasileiras e levará, em novembro, mais de 120 alunos e professores para um intercâmbio em Portugal.

Por Van Carvalho
Divulgação


Mais de 1.300 estudantes da rede pública de ensino de três cidades baianas estão em uma jornada de conhecimento sobre a sua própria História e rumo a um intercâmbio de dez dias em Portugal. Eles participam da sétima edição do “Era Uma Vez…Brasil”,  projeto voltado para alunos  e professores de História do oitavo ano da rede pública e que encerra a sua primeira etapa de 2023 com um saldo absolutamente positivo.


Na Bahia, a iniciativa alcançou a marca de 1.341 alunos inscritos e mobilizou 88 professores de História de 73 escolas das cidades de Salvador, Mata de São João e Jacobina. Além delas, o projeto acontece simultaneamente em outras oito cidades de três estados - São Paulo, Pernambuco e Ceará - e alcançou um número de mais de 4,4 mil estudantes inscritos em todo o país. 


No momento em que o Brasil acaba de celebrar o seu bicentenário de independência, a iniciativa - que reconta a História do Brasil para além do que está posto nos livros didáticos tradicionais - trabalha em sua sétima edição o tema “Mais do que o Ipiranga: as independências de outros Brasis” e parte parte agora rumo à sua segunda etapa: o Campus de arte-educação.



FATOS HISTÓRICOS


De março ao início do mês de junho, o projeto mobilizou simultâneamente 212 professores de História de 158 escolas públicas brasileiras das cidades de Lençóis Paulista, Macatuba, Ribeirão Preto e Serrana, em São Paulo; Salvador, Mata de São João e Jacobina, na Bahia; Recife e Belo Jardim, em Pernambuco; e Santa Quitéria e Itatira, no Ceará. 


Nos sete encontros sucessivos que compuseram a etapa “Fatos Históricos”, os professores passaram por formações, capacitações e vivências com foco nas narrativas negligenciadas da independência brasileira e receberam a missão de propor em sala de aula diferentes atividades com foco no recorte temático do projeto para os mais de quatro mil alunos inscritos. 


“A etapa foi muito proveitosa, produtiva e diversa. O tema da independência do Brasil, que marca um avanço no recorte cronológico nesses sete anos de Era Uma Vez, foi muito bem aceito pelos professores participantes e veio para renovar o interesse daqueles que já participam há alguns anos e, ao mesmo tempo,  atrair novos professores inscritos. O assunto está em voga e isso contribuiu para que tivéssemos debates acalorados sobre o que entendemos e produzimos sobre independência e a forma como isso pode ser trabalhado em sala de aula”, resume Mayara Santos, curadora do projeto e uma das facilitadoras dos encontros com os professores.


Para viabilizar atividades durante todo o ano letivo, a iniciativa conta, na Bahia, com patrocínio das empresas Hiperideal, Rodonaves e Jacobina Mineração, além de parcerias importantes com as Secretarias Municipais de Educação das cidades participantes. Em Salvador e Jacobina, o “Era Uma Vez… Brasil” conta com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Já em Mata de São João, o projeto tem patrocínio do Hiperideal e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda. 


*ETAPA CAMPUS*

Agora, esses 212 professores participantes estão propondo em sala de aula diferentes atividades de leitura, pesquisa e produção para cada um dos 4,4 mil estudantes inscritos no Era Uma Vez…Brasil em todo o país. Os estudantes são provocados a produzirem histórias em quadrinhos (HQs) e vídeos de até um minuto com a temática do projeto. 


As cem melhores HQs produzidas integrarão o livro “Era uma vez...Brasil - 7ª edição”, que será distribuído em escolas e bibliotecas no Brasil e em Portugal, e os autores desses quadrinhos e vídeos melhor avaliados avançam para próxima etapa do projeto: o “Campus de arte-educação”. 


Nela, durante as férias do meio do ano, os adolescentes ficarão imersos em um acampamento durante sete dias participando de vivências indígenas e afro-brasileiras e de oficinas de interpretação, roteiro, som e fotografia. Como resultado desses encontros, os estudantes produzirão filmes curtas-metragens sobre tudo que aprenderam durante o processo. Essa etapa é decisiva para a seleção dos estudantes que seguirão para a etapa seguinte do projeto, o intercâmbio para Portugal, em novembro. 


*O “ERA UMA VEZ… BRASIL”*


O “Era Uma Vez…Brasil” é um projeto de arte-educação, idealizado pela Origem Produções, e voltado para estudantes e professores de História do oitavo ano da rede pública de ensino. Realizada desde 2016 em diversas cidades brasileiras, a iniciativa é apadrinhada pelo escritor best-seller Laurentino Gomes desde a sua  primeira edição, e desenvolve uma proposta pedagógica que acompanha o ano letivo das escolas, acontecendo em quatro etapas, e tendo como resultado de uma delas um intercâmbio cultural de dez dias em Portugal. 


Nesta sétima edição, traz o recorte temático “Mais do que o Ipiranga: as independências de outros Brasis”, e busca trabalhar narrativas negligenciadas da independência nacional. Este ano, o projeto cresce e passa a mobilizar, simultaneamente, as redes de ensino de quatro estados e 11 cidades: Lençóis Paulista, Macatuba, Ribeirão Preto e Serrana, em São Paulo; Salvador, Mata de São João e Jacobina, na Bahia; Recife e Belo Jardim, em Pernambuco; e, as estreantes, Santa Quitéria e Itatira, no Ceará. Em novembro, o projeto levará mais de 110 brasileiros, entre alunos e professores de escolas públicas, para a Europa. 


Em seis anos consecutivos de projeto, foram beneficiados mais de 13 mil adolescentes de 434 escolas públicas localizadas em 29 municípios nos estados da Bahia, Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro.


*Para saber mais, visite: www.eraumavezbrasil.com.br*


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