JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
22/06/2023 às 00h42min - Atualizada em 22/06/2023 às 00h42min

Você sabe como se prevenir das fake news?

Nesse cenário, nos deparamos com o perigo das famosas 'fake news', ou seja, notícias que viralizam absurdamente nos mais variados canais e carregam fatos falsos que podem causar impactos diretos, induzindo diversas pessoas ao erro.

Por Van Carvalho
Divulgação

Vivemos em uma era de muito conteúdo aberto em canais diversos, sites e mídias sociais. Porém, é necessário estar atento à qualidade da informação e não somente a quantidade. Nesse cenário, nos deparamos com o perigo das famosas 'fake news', ou seja, notícias que viralizam absurdamente nos mais variados canais e carregam fatos falsos que podem causar impactos diretos, induzindo diversas pessoas ao erro.


Vivenciamos um momento de muito conteúdo aberto em canais, sites e redes sociais de uma forma geral. Entretanto, não basta a quantidade de informação se ela não oferece a qualidade necessária. Diante deste cenário, nos deparamos com o perigo das famosas 'fake news', que são aquelas notícias que viralizam nos mais diversos canais e carregam fatos falsos que podem gerar impactos diretos, induzindo muitas pessoas ao erro.


Mas o que podemos fazer para impedir a circulação dessas notícias falsas? De acordo com Isamar Maia, CEO da Imtech Engenharia e TI, é necessário estar atento ao conteúdo que consumimos no ambiente digital, validando suas fontes antes de compartilhar qualquer informação. Neste contexto, Isamar oferece dicas importantes:


- Valide a origem e fonte da informação, bem como a data da sua publicação;

- Verifique se o conteúdo conta com algum posicionamento muito específico. Cuidado com o posicionamento radical, pois ele pode ser perigoso;

- Pesquise se você encontra este conteúdo em outros meios e canais. É muito difícil encontrar exclusividade de conteúdo. Se a informação estiver em apenas um canal, desconfie;

- Receba o conteúdo, analise e valide. Só assim você poderá ter mais confiabilidade sobre o conteúdo que você está consumindo, sua veracidade e evitará os impactos das fake news.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp