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05/07/2023 às 14h36min - Atualizada em 06/07/2023 às 00h00min

Dom Bebidas adota lojas para delivery para aumentar capilaridade e estar mais perto de seus clientes

O uso de um modelo de lojas dedicadas exclusivamente a serviços de delivery possibilitou o alcance do ponto de equilíbrio financeiro da empresa, conhecido como break-even, em um período de 9 a 12 meses desde o início de suas operações

SALA DA NOTÍCIA Sandra Santos
https://kr2comunicacao.com.br/
Divulgação
 

Com o crescimento do e-commerce em todos os setores da economia e a demanda por serviços rápidos por parte dos clientes, o desafio do "last mile" se tornou uma questão urgente para empreendedores e gestores do varejo. Esse desafio consiste em reduzir o tempo de entrega para o cliente final sem comprometer os custos logísticos.

 

Uma estratégia adotada por muitos empreendedores para lidar com o aumento repentino na demanda é manter uma logística eficiente, preferencialmente próxima ao cliente. Dentro desse contexto, diversas empresas, independentemente do tamanho, estão buscando novas formas de atendimento e novos modelos operacionais, como a adoção de lojas para delivery.

 

Para todos os nichos

 

No segmento de bebidas, os serviços de delivery se tornaram cada vez mais populares nos últimos anos, principalmente devido à pandemia de Covid-19. Com as lojas fechadas e o isolamento social em vigor, o delivery se tornou uma necessidade e uma maneira de manter as vendas.

 

A Dom Bebidas se destaca nesse mercado competitivo por oferecer entregas rápidas, bebidas geladas e preços justos. A empresa se preocupa com todos os processos envolvidos na distribuição de bebidas, desde a negociação com fornecedores confiáveis até o armazenamento correto, manipulação dos produtos e, por fim, a distribuição aos clientes finais. Além disso, valoriza a inclusão e igualdade entre seus colaboradores.

 

Abel Luna, fundador e diretor da empresa, destaca que na complexa cadeia de distribuição de bebidas, a Dom Bebidas adota uma abordagem cuidadosa em todos os estágios do processo. Isso inclui negociação com fornecedores confiáveis, armazenamento adequado, manipulação segura dos produtos e, por fim, a entrega aos clientes finais. A empresa valoriza cada membro de sua equipe que desempenha um papel nesses processos, promovendo também a inclusão e a igualdade entre todos os seus colaboradores.



 

Expandindo o alcance com lojas para  delivery 

 

As lojas para delivery permitem que pequenas e médias lojas de bebidas alcancem consumidores que antes não estavam interessados em seus produtos. Essa é uma ótima maneira de aumentar as vendas, já que muitas pessoas podem não ter tempo para ir à loja, mas estão dispostas a fazer pedidos de entrega. Além disso, o delivery de bebidas elimina a necessidade de preocupação com estoques e a arrumação de prateleiras para atrair os clientes.

 

A Dom Bebidas adquiriu a franquia Pitstop da AMBEV no final de 2019 para conhecer o mercado de bebidas e encontrar oportunidades de crescimento. Com o início da pandemia de Covid-19, a empresa procurou oportunidades no modelo de negócios de delivery, dentro de uma conveniência de posto de gasolina na região da Vila Carrão, em São Paulo, utilizando o aplicativo do Zé Delivery. O negócio cresceu mais do que o esperado, exigindo mudanças físicas e operacionais. “Atualmente, a Dom Bebidas possui 5 unidades na região metropolitana de São Paulo, atendendo em várias plataformas e buscando constantemente novas formas de alcançar o consumidor final. Esse crescimento foi possível com a adoção das lojas para delivery da Pik n' Pak”, conta Abel Luna.

 

O empresário conta também que atuar com este modelo de atendimento, permitiu à empresa alcançar o breakeven com 9 a 12 meses de operação.



 

Modelo Operacional

 

De acordo com o diretor da Dom Bebidas, o modelo de lojas para delivery é uma solução altamente eficaz no mercado B2C, permitindo alcançar novas regiões sem ficar limitado a uma única localização física. Ele ressalta que, ao considerar São Paulo, é importante enfatizar a alta densidade populacional em comparação com outras cidades. “Dentro de poucos quilômetros, existem milhares de potenciais consumidores finais. Dessa forma, trabalhar com lojas para delivery abre diversas oportunidades, tanto para oferecer diferentes produtos devido aos diversos padrões de consumo, quanto para aumentar o volume de vendas por meio de uma boa experiência de compra e recebimento rápido dos produtos”, explica.

 

O executivo também destaca que a parceria com a Pik n' Pak facilita muito o processo de expansão, permitindo testar novas regiões sem a necessidade de estabelecer operações físicas completas. Além disso, ao contar com uma equipe terceirizada para operar as plataformas utilizadas, a empresa pode se concentrar na gestão e no crescimento do negócio. Outro diferencial é a flexibilidade oferecida, com um canal de comunicação sempre aberto para promover mudanças, adaptações e negociações que tornem o negócio viável para todas as partes envolvidas.

 

No quesito facilidade operacional, o diretor da empresa é enfático ao afirmar que a operação das lojas nas múltiplas plataformas que a empresa trabalha, isto é, com o armazenamento das mercadorias, separação e despacho, favorece ter um maior foco na expansão e gestão do negócio.

 

"Expressamos um forte interesse em expandir a atuação da Dom Bebidas para outras regiões com a Pik n' Pak, além de explorar possíveis projetos paralelos relacionados ao nosso core business, como a expansão de nossas lojas como marca própria no iFood e na Rappi", compartilha o empresário.

 

Atendimento x portfólio

 

Tanto os amantes do inverno quanto aqueles que não são tão entusiastas dessa estação enfrentam o mesmo frio, e, além de vestimentas mais acolhedoras, as bebidas quentes contribuem para deixar os happy hours e as noites ainda mais confortáveis. Por isso, durante o outono/inverno, historicamente, há um aumento na demanda por bebidas quentes. Os destaques são os vinhos, seguidos dos destilados, como whisky, gin, vodka e cachaças.

 

Com o objetivo de atender seu público, composto por 67% de homens e 33% de mulheres, a Dom Bebidas oferece um portfólio com 443 itens, distribuídos da seguinte forma: 28,7% são cervejas tradicionais e artesanais; 26,6% são não alcoólicos, incluindo energéticos, refrigerantes, águas, entre outros; 15,8% são destilados, como whisky, gin, cachaça, rum, saquê, tequilas, entre outros; 14,2% são vinhos; 6,3% são drinks em lata/garrafa; 5,4% são itens de mercearia, como salgadinhos e chocolates; e 1,6% são gelo e carvão.

 

Todos os itens comercializados pela Dom Bebidas podem ser encontrados nas duas lojas para delivery da Pik n' Pak, localizadas nas unidades da Vila Mariana e Higienópolis. No entanto, para aqueles que preferem visitar uma das três lojas físicas, elas estão localizadas na Zona Leste de São Paulo, nos bairros Vila Carrão, Penha e Tatuapé. A localização dessas lojas abrange uma área suficiente para atender quase toda a Zona Leste da cidade.

 

Embora o serviço de entrega de bebidas possa representar um desafio para algumas empresas, operar por meio do modelo de lojas para delivery possibilita alcançar consumidores que anteriormente não estavam interessados nos produtos, além de ajudar as marcas a reduzir custos e aprimorar a eficiência das entregas.


 
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