JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
24/07/2023 às 17h46min - Atualizada em 25/07/2023 às 00h01min

FIT Rio Preto 2023 atrai um público de 16 mil pessoas nos quatro primeiros dias de programação

Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto segue até o próximo sábado (29/7) ocupando diferentes lugares da cidade

Harlen Félix
https://fitriopreto.com.br/2023/
Aveiro Mag
 

Cerca de 16 mil pessoas prestigiaram os espetáculos e as atividades formativas nos quatro primeiros dias de programação do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (FIT Rio Preto), que segue até o próximo sábado (29/7) ocupando diferentes lugares da cidade. Desde a quinta-feira (20/7), quando foi feita a abertura da edição 2023 no Anfiteatro Nelson Castro com o musical “De tempo somos”, do Grupo Galpão, de Belo Horizonte, até domingo 23/7), dez espetáculos já foram apresentados no FIT Rio Preto, além da realização de sete ações formativas.

“Mais uma vez, o FIT Rio Preto teve uma resposta bastante positiva do público, que está lotando todas as sessões nos teatros e esteve em massa nas apresentações de rua. O festival altera a rotina da cidade em todos os sentidos”, comenta Will Oliveira, programador do Sesc Rio Preto e coordenador executivo do evento.

Segundo o assessor da Secretaria Municipal de Cultura, Jorge Vermelho, coordenador executivo do festival, o FIT Rio Preto atrai pessoas de toda a região e mobiliza uma série de setores de Rio Preto. “O festival movimenta a economia, gera oportunidades de trabalho para o setor criativo e, sobretudo, provoca reflexões nas pessoas sobre temas caros e urgentes de nossa sociedade”, destaca.

 

Espetáculos

A segunda-feira (24/7) do festival é marcada pelas primeiras apresentações de “Albano”, produção portuguesa protagonizada pelo ex-Cirque du Soleil Rui Paixão, de “Cárcere ou porque as mulheres viram búfalos”, da Companhia de Teatro Heliópolis, de São Paulo, e de “Três fadas moribundas”, do coletivo mineiro Bufadas. Representando a cena rio-pretense, a Cia. Apocalíptica apresenta a peça “Homem do princípio ao fim”, baseada na obra de Millôr Fernandes (1923-2012), cujo centenário se dá neste ano.

Já na terça-feira (25/7), o FIT Rio Preto 2023 recebe o ator Renato Borghi e o Teatro Promíscuo, de São Paulo, com “O que nos mantém vivos?”, espetáculo que resgata e atualiza uma montagem protagonizada por ele e pela atriz Esther Goes nos anos 1970, a partir da obra do dramaturgo alemão Bertolt Brecht (1898-1956).

A programação infantojuvenil do FIT Rio Preto segue, nesta terça-feira (25/7), com duas apresentações de “Do que são feitas as estrelas?”, espetáculo paulistano que resgata a trajetória inspiradora de Cecília Payne (1900-1979), cientista inglesa que, em 1925, aos 25 anos, descobriu a composição das estrelas, em uma época na qual as mulheres não recebiam diploma e muito menos eram incentivadas a estudar e construir uma carreira profissional. A montagem é idealizada pela atriz Luiza Moreira Salles, escrita por Sofia Fransolin e dirigida por Kiko Marques.

 

Ações formativas

As ações formativas do FIT Rio Preto 2023 são retomadas nesta terça-feira (25/7), às 10h, na Casa de Cultura Dinorath do Valle, com o workshop de palhaçaria que será ministrado pelo artista português Rui Paixão. A partir da tradição da palhaçaria, com foco nas especificidades desta arte na cena portuguesa, ele revela ao público sobre os gestos, ditos ou maneiras que configuram a figura do palhaço, apresentando os modos de se comportar em cena e abrindo essas informações para um momento de experimentação junto ao público interessado. Para participar, é necessário fazer inscrição no site fitriopreto.com.br.

Também nesta terça (25/7), às 15h, na sala de uso múltiplo do Sesc Rio Preto, será realizado o encontro “O som da liberdade: história, poder e luta política”, com o diretor da Companhia de Teatro Heliópolis, Miguel Rocha, e integrantes do coletivo O Bonde, de São Paulo, que discutirão temas abordados nas peças “Cárcere ou porque as mulheres viram búfalos” e “Desfazenda – me enterrem fora desse lugar”.

O Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto é uma realização da Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e Sesc São Paulo. Parceria com o Sesi São Paulo e apoio institucional do Conselho Municipal de Políticas Culturais e Núcleo dos Festivais Internacionais de Artes Cênicas do Brasil.

 

Serviço:

FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – FIT RIO PRETO 2023

20 a 29 de julho, em São José do Rio Preto/SP

Realização: Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e Sesc São Paulo

Parceria: Sesi São Paulo

Apoio institucional: Conselho Municipal de Políticas Culturais e Núcleo dos Festivais de Artes Cênicas do Brasil

Programação completa no site fitriopreto.com.br

 

Ingressos pagos: Acobrança de ingressos é feita apenas para os espetáculos voltados ao público adulto | R$ 20 (inteira); R$ 10 (meia-entrada: aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e servidor de escola pública, trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo credenciados no Sesc e seus dependentes, classe teatral rio-pretense credenciada e participantes do Festival com crachá de identificação) | Venda online nos sites fitriopreto.com.br e centralrelacionamento.sescsp.org.br ou no app Credencial Sesc SP e venda presencial nas bilheterias do Sesc em todo o estado de São Paulo

 

Ingressos gratuitos: Os ingressos são de graça para os espetáculos voltados ao público infantojuvenil e os de rua e espaços alternativos | O espetáculo ‘Mary Stuart’ também é de graça e,  na internet, os ingressos poderão ser retirados a partir das 12h da véspera do dia da apresentação, com limite de dois ingressos por CPF. Presencialmente, a retirada do ingresso poderá ser feita na bilheteria do próprio teatro 30 minutos antes do horário da sessão, estando limitado a um ingresso por pessoa | Para os espetáculos infantis, a retirada online pode ser feita a partir das 12h da véspera do dia da apresentação, e o limite é de quatro ingressos por CPF. A retirada na bilheteria física pode ser feita no local de apresentação 30 minutos antes do início da sessão, estando limitada a um ingresso por pessoa


 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp