JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
13/04/2020 às 16h26min - Atualizada em 14/04/2020 às 00h00min

Como limpar a casa corretamente em tempos de Covid-19?

Aplicação de técnicas utilizadas na limpeza profissional aumenta a eficácia do procedimento e contribui para um ambiente mais saudável, livre de contaminação

DINO
http://www.inservicenet.com.br

O período de quarentena tem imposto alguns desafios às famílias: como conciliar trabalho, filhos e as atividades domésticas. Como organizar todas as demandas e ainda zelar pelo bem-estar e saúde em tempos de covid-19, já que uma das mais eficazes ferramentas para evitar o contágio pelo coronavírus é a limpeza?

Realizar corretamente os procedimentos de limpeza não só ajuda quem está em quarentena a sair do sufoco como também manter o ambiente livre de contaminação. "Na hora da faxina é preciso aliar bem-estar, conforto e segurança, reduzindo a carga de agentes microbianos no ambiente", explica Thais Silveira, responsável pela área de Qualidade, Segurança do Trabalho e Treinamentos (QSSMA) da InService, empresa especializada em limpeza.

Segundo a executiva não há fórmula mágica, mas procedimentos adequados ajudam no rendimento e no resultado final. Desta forma, a indicação para limpeza e desinfecção é sempre começar a limpar do ambiente mais sujo para o que tem menos sujidade. Limpar sempre de cima para baixo; de dentro para fora; e de trás para frente. Do fundo para fora.

Limpeza seca

Outra dica valiosa é limpar sempre em um sentido único - nunca em movimentos vai e vem e circulares. Segundo a profissional, isso faz com que a sujidade seja removida, mas volte ao mesmo lugar. "Ou seja, na prática acaba espalhando", diz Thais.

Fazer sempre a limpeza a seco primeiro utilizando equipamentos como Mop Pó, aspirador de pó panos de microfibra. A boa notícia é que todos eles podem ser facilmente encontrados em supermercados, pela internet e pequenas lojas de produtos de limpeza.

A executiva explica: "a realização de tarefas com o mop pó promove um ganho de tempo e eficácia de 50% sobre os processos convencionais com vassouras. Além disso, o recurso também apontado como uma boa maneira de prevenção de doenças respiratórias e alérgicas, pois não levanta o pó", explica.

Com opções de diferentes tipos de refis, como de microfibra, por exemplo - material fácil de higienizar - o equipamento também pode ser adaptado pela dona de casa para fazer as limpezas úmidas. "Basta trocar apenas os refis", recomenda Thais. A especialista esclarece que o custo não é tão baixo quanto uma vassoura comum, mas a durabilidade e o benefício compensam o investimento.

Outra opção é utilizar aspirador de pó com filtro Hepa, projetado para reter com eficiência partículas muito finas retirando até 99% das impurezas. "Com estes modelos é possível eliminar ácaros, bactérias e vírus com a vantagem do aparelho ser facilmente higienizado após a utilização", diz a gerente, que lembra ainda que os modelos podem ser encontrados em magazines, hipermercados e também pela internet.

Mas por que fazer a limpeza seca antes da úmida? Simples. Para que os equipamentos e materiais utilizados não fiquem cheios de cabelo, pelos e poeira. "Esse cuidado faz com que este material se converse em bom estado por mais tempo", esclarece a especialista.

Limpeza úmida

Outra estratégia utilizada em limpeza profissional válida no ambiente doméstico é utilizar o mop spray para fazer a chamada limpeza úmida. Prático, o equipamento dispensa pano, balde e rodo. Além de mais higiênico - não há contato com os panos de limpeza - o dispositivo previne doenças e dores articulares porque não precisa torcer o pano. Com refis fáceis de higienizar, também apresentam melhor relação custo X benefício.

Panos de microfibra

Outro recurso profissional que já faz parte do ambiente doméstico são os panos de microfibra. Além de remover com rapidez os mais diversos tipos de partículas sólidas e líquidas eles deixam as superfícies mais limpas que os panos convencionais. Tudo isso por conta das fibras utilizadas em sua composição que podem remover de gordura à poeira com maior eficácia.

"A durabilidade, somada ao baixo custo fazem do item uma grande aliado para a dona de casa na hora de fazer a limpeza", reforça Thais, que acrescenta: "Outra facilidade é que o panos podem ser separados por cor para facilitar a identificação nos ambientes da casa, como banheiro, cozinha, etc, evitando a contaminação de local para outro".

Produtos de limpeza

São necessários apenas dois ou três tipos de produtos para fazer a limpeza e a desinfecção da casa:
- detergente neutro para retirada da sujidade das superfícies
- desinfetante de uso geral
- ou Cloro (hipoclorito de sódio)

A indicação é limpar a superfície com o detergente e remover a sujidade. Logo após aplicar o desinfetante seguindo a recomendação de diluição em água indicada no rótulo do produto pelo fabricante para fazer a desinfecção. Uma alternativa para potencializar o efeito da desinfecção é aplicar o produto puro (sem diluir).

Já o cloro, muito utilizado pelas donas de casa, tem bom desempenho como desinfetante, porém pode agredir a superfície. Além disso, é tóxico para o meio ambiente e o cheiro forte pode provocar intoxicação em ambientes fechados. A dica então é utilizar a versão cloro em gel.

De olho no coronavírus

Algumas medidas são importantes para manter a casa livre do coronavírus. Uma delas é realizar a desinfecção nas superfícies de toque frequente, como: maçanetas de portas, armários, torneiras, encosto da cadeira, interruptores, mesas, teclados, mouse, celulares, telefones, tablets, botão da descarga, tampa do vaso sanitário, controles de TV, botões diversos (do rádio, do ventilador, entre outros).

Como limpar este itens de forma correta? A recomendação é borrifar o produto de limpeza direto no pano - nunca na superfície, para não danificar. O pano deve ser usado com duas dobra, primeiro dobra no meio e depois novamente para que fique com oito dobras. "Sempre que o pano sujar de um dos lados, troque pelo lado limpo. Quando estiver com todas as áreas sujas lave ou substitua o pano.", destaca Thais.

Mas a mais importante recomendação em tempos de covid-19 é sempre limpar as mãos. Antes da faxina e ao término, higienizar corretamente as mãos é imprescindível para evitar qualquer tipo de contágio.

Sobre a InService

Em operação desde 2002, a InService - www.inservicenet.com.br - é especializada em serviços de limpeza e infraestrutura. Está presente na Grande São Paulo; região metropolitana de Campinas; Rio de Janeiro; Belo Horizonte; Porto Aleg



Website: http://www.inservicenet.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp