JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
26/09/2023 às 16h57min - Atualizada em 27/09/2023 às 00h00min

Setembro amarelo: 3 práticas para estimular um ambiente emocionalmente saudável nas empresas

Especialista destaca que é importante colocar a saúde mental entre as estratégias das organizações

Vetor Editora
Imagem ilustrativa. Freepik.

Entidades de diversos setores se preparam para o Setembro Amarelo, mês da prevenção ao suicídio. Este é um momento importante para reflexão e a conscientização da saúde emocional dos colaboradores. Neste sentido, a Vetor Editora, autoridade em soluções para as áreas de RH, saúde mental, psicologia, fonoaudiologia, neuropsicologia, pedagogia, psicopedagogia, entre outras, reforça que o cuidado com a saúde mental deve ser diário e fazer parte da estratégia dessas organizações durante o ano todo.

 

Com a proposta de ampliar as discussões sobre segurança psicológica, a editora junto da especialista Anna Maria Buccino, gerente das áreas comercial e de serviços da Vetor, elencam três práticas que irão estimular um ambiente emocionalmente saudável nas empresas. Veja a seguir:

 

1- Ofereça feedbacks

 

O feedback é uma ferramenta importante quando falamos em desenvolvimento dos profissionais. Ela tem um efeito muito positivo no que diz respeito à motivação e valorização destes. “Quanto mais conhecemos e entendemos nós mesmos, mais capazes somos de entregar o nosso melhor. O retorno a respeito do nosso trabalho diz muito sobre como somos enquanto profissionais, nos possibilita enxergar espaços de melhoria e crescimento. Desta forma, é mais difícil nos frustramos pois sabemos o que esperam de nós e também o que podemos entregar”, explica Buccino.

 

Muitas organizações subestimam o valor de um processo de feedback, contudo, ele pode evitar o esgotamento físico e mental.

 

2- Incentive o cuidado com a saúde mental

 

Em datas como Setembro Amarelo são observadas inúmeras iniciativas voltadas à responsabilidade emocional dos trabalhadores. Ações pontuais podem até gerar resultados a curto prazo, mas para que de fato esse incentivo seja eficiente é preciso que ele faça parte da cultura e da estratégia de forma permanente.

 

“Precisamos que os gestores e RHs olhem para o tema de forma mais ampla e coloquem o profissional no centro. Já não cabe mais só estimular a busca pelo bem-estar emocional, é necessário ter pessoas e serviços dedicados a isso”, reforça.

 

3- Invista em soluções que oferecem apoio psicológico

 

Mais do que incentivar práticas de cuidado com a saúde emocional, é preciso também que as organizações ofereçam apoio a essas questões. São muitas as possibilidades, que vão desde incentivar a terapia, oferecer  aconselhamento, até monitorar questões relacionadas à saúde mental por meio de instrumentos psicológicos.

 

“Na Vetor Editora, por exemplo, desenvolvemos instrumentos para avaliação psicológica e temos uma área de consultoria especializada que pode auxiliar no desenvolvimento de projetos, oferecendo materiais e serviços voltados para avaliação psicossocial, inteligência emocional, burnout, qualidade de vida, entre outros. Empresas como MRS, Bunge, Mann Hummel, TAM aviação executiva, são alguns dos clientes que hoje contam com nossa parceria, de modo a colaborarmos com a diminuição de turnover, absenteísmo e elevação da qualidade de vida”, completa ela. 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp