JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
10/10/2023 às 17h34min - Atualizada em 10/10/2023 às 17h34min

Protagonismo infantojuvenil somado à arte, literatura e cultura negra se destacam na 3° Festa Literária Arte e Identidade.

Quem buscava arte, literatura, representatividade e cultura, sentiu-se em casa na programação oferecida pelo projeto entre os dias 5 e 7 de outubro.

Por Van Carvalho
Crédito da foto: Audácia Foto e Filmagem

Protagonismo infantojuvenil somado à arte, literatura e cultura negra se destacam na 3° Festa Literária Arte e Identidade 


 


Pelo terceiro ano consecutivo, a Festa de Arte e Literatura Negra Infantojuvenil - Festa Literária Arte e Identidade - ocupou diversos espaços públicos do Centro Histórico de Salvador. Quem buscava arte, literatura, representatividade e cultura, sentiu-se em casa na programação oferecida pelo projeto entre os dias 5 e 7 de outubro.

O evento movimentou o Pelourinho, na capital baiana, com mais de cem atividades que prezavam pela troca de conhecimento baseada em produções artísticas, culturais, educacionais e literárias do segmento negro. Possibilitando a conexão entre os saberes produzidos nos ambientes acadêmicos e o universo cultural, a Festa Arte e Identidade também teve como prioridade o protagonismo de estudantes de instituições públicas de ensino.

Cerca de 30 instituições de ensino da rede pública e particular de Salvador, além de ONG’s, conduziram crianças e jovens para produzir novos conhecimentos para além dos muros das salas de aula. De forma gratuita, o público experienciou dinâmicas diversas com a temática voltada para os “200 anos da Independência do Brasil na Bahia”, ressaltando a importância do povo negro e do estado para o bicentenário da independência. 

Da Casa do Carnaval da Bahia a Casa do Benin, passando pela Casa Vale do Dendê, Largo Tereza Batista, Museu Eugênio Teixeira Leal, entre outros espaços culturais, quem marcou presença no evento aproveitou oficinas, lançamento de livros, mesas literárias, saraus e um espaço colaborativo com produtos afirmativos e opções gastronômicas.

Para a coordenadora geral e autora do projeto, a produtora cultural Cris Santana, o evento vem ganhando novas proporções a cada ano, atingindo ainda mais seu público e colaborando para o crescimento de jovens mais conectados à leitura, ao livro e à cultura. “Nossas crianças e adolescentes precisam de mais ações que os conectem à cultura e à práticas educativas para além das escolas. A Festa Arte e Identidade surgiu com o intuito de fornecer essa ponte entre os saberes acadêmicos e culturais com o adicional de fomentar a arte e a cultura negra que, por muitos anos, foi negligenciada. Atingimos nosso objetivo quando percebemos os jovens se enxergando nas atividades e entendendo suas potencialidades para a construção de novas narrativas”.

A edição contou com intérpretes de libras e audiodescrição, importante ferramenta de inclusão social, além de transmitir algumas atividades pela plataforma YouTube. Enriqueceram ainda mais os debates propostos pelo evento nomes expressivos como Tiganá Santana, Carla Akotirene, Denise Carrascosa, Coscarque, Mestre Jackson, Helena Nascimento, Marcos Cajé, Cássia Valle, Negra Jhô, Anderson Shon, Bianca Tourinho, Vitalina Silva, Livia Sant’Anna Vaz, Marlylda Barbuda, Camila Parker, Nanci Franco. Além do Cortejo Afro que realizou o encerramento do evento com um pocket show exclusivo.

A Festa Literária Arte e Identidade 2023, uma realização da Edcarlão Eventos, este ano contou com o apoio da Casa Vale do Dendê, Rede Bahia, TVE, Rádio Educadora, Prefeitura de Salvador através da Secretaria de Cultura e Turismo, e do Governo do Estado, através da Fundação Pedro Calmon e das secretarias estaduais de Cultura; de Educação; e de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais.


 




Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp