A Fitch Ratings, uma das principais agências de classificação de risco do mundo, elevou o Rating Nacional de Longo Prazo do Grupo Mateus, um dos maiores varejistas do setor alimentício do País e o maior do Norte e Nordeste, de AA+(bra) para AAA(bra), com perspectiva estável. A atribuição AAA(bra) reflete um perfil de crédito superior ao de outras entidades brasileiras.
De acordo com a agência, “a ação de rating reflete o fortalecimento do perfil de negócios e da geração operacional de caixa do Grupo Mateus, propiciados pela positiva trajetória de aumento de escala e capilaridade nas regiões Norte e Nordeste do país". Para se ter uma dimensão desse crescimento, em 2022, por exemplo, a empresa encerrou o ano com 31 novas lojas, sendo 11 em cinco novos Estados das duas regiões. Neste ano, até o momento, 15 novas lojas foram abertas.
A nota demonstra a solidez da Companhia, com destaque para a melhoria da rentabilidade e manutenção de uma dinâmica de capital de giro mais saudável, o que a destaca como líder entre os varejistas de alimentos. Além disso, pontua elevada escala, atuação multiformato e crescente diversificação geográfica, o que proporciona ao Grupo Mateus um maior poder de negociação junto aos seus fornecedores.
No 2T23, o Grupo Mateus registrou lucro líquido de R$ 293,2 milhões, com margem Ebitda de 7,5%, como demonstra o relatório de resultados divulgado recentemente pela companhia. No período, foram R$ 6,4 bilhões de receita líquida, o equivalente a um crescimento de 23,6%. A Agência de risco prevê a manutenção do longo histórico de reduzida alavancagem financeira, elevado índice de cobertura dos juros pelo EBITDAR e robusto perfil de liquidez ao longo dos próximos anos.
Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U