22/06/2020 às 10h26min - Atualizada em 22/06/2020 às 10h33min

São José dos Pinhais é destaque entre os municípios no combate ao cononavírus

Com ações assertivas, rápidas e pontuais, um município paranaense tem apresentado índices de contaminação com o coronavírus abaixo do esperado por especialistas.

DINO
http://www.sjp.pr.gov.br/category/saude/
São José dos Pinhais no combate ao cononavírus

Assim que ocorreu a confirmação do primeiro caso de coronavírus no Brasil, a prefeitura municipal de São José dos Pinhais passou a adotar medidas para conter possíveis contaminações e desde então tem se destacado por apresentar índices de infecções baixos em comparação com os demais municípios de tamanho parecido no Brasil.

São José dos Pinhais foi um dos únicos municípios que criou de forma rápida e funcional uma Unidade de Atendimento Avançado específica para atendimentos e triagens de pessoas suspeitas de casos do Covid-19.

Esta unidade localizada na Avenida Rui Barbosa, número 10471, conta leitos de emergência, leitos de observação, leitos de isolamento, e uma central de triagem para os casos de síndromes respiratórias. A nova Unidade funciona desde abril durante todos os dias da semana, com atendimentos das 7h às 00h. Para o prefeito de São José dos Pinhais, Toninho Fenelon, o município segue em um trabalho contínuo no combate do Coronavírus. “A Unidade de Atendimento Avançado é um espaço que vem de encontro ao que nós buscamos, que é conter o avanço desse vírus em São José dos Pinhais e salvar vidas”, afirmou o prefeito.

Apesar de apresentar 470 casos confirmados e 16 óbitos, de acordo com boletim divulgado no último sábado (20/06), o município paranaense tem, felizmente, se destacado nas ações de combate à doença e assim desviado de todas as projeções feitas por especialistas.

A Secretária Municipal de Saúde reconhece que as medidas de isolamento social têm sido cruciais para manter o controle da propagação da doença no município. “Desde o início da pandemia, a prefeitura tem feito a divulgação das medidas de precaução da doença, como manter a distância e o isolamento social, higienização das mãos e uso do álcool gel. Tudo isso tem feito a diferença desde o início”, afirma. Para a Secretária Municipal de Saúde Débora Chemin, usar máscaras, álcool gel e manter o isolamento ainda são de fundamental importância para conter o avanço do vírus.

Com a chegada do inverno, é natural que haja um aumento de doenças do trato respiratório na cidade. As pessoas ficam mais tempo em locais fechados, com pouca ventilação. E por isso, todos os anos, a secretaria prepara o serviço de saúde para a internação de casos de gripe e pneumonia. Porém, São José dos Pinhais deve enfrentar neste inverno não só as doenças sazonais, como também a pandemia do coronavírus.

E para enfrentar a fase mais aguda da pandemia, a secretária afirma que São José dos Pinhais tem um sistema estruturado e tem se preparado. Na visão da prefeitura, a rede de estruturação das unidades de saúde é um grande diferencial do município.

Para poder receber os casos graves da covid-19, todo um remanejamento de leitos foi feito. Com a política de isolamento social e cancelamento de cirurgias eletivas, o hospital municipal pode aumentar o número de leitos para pacientes com coronavírus.

Ainda no trabalho de prevenção, além de testagens na população, a Prefeitura de São José dos Pinhais, já realizou exames de COVID-19 nos mais de 2 mil servidores da saúde que atuam na linha de frente no município por meio de amostras que foram coletadas nos locais de trabalho dos servidores e encaminhadas para o laboratório municipal.

“Foi uma decisão que tomamos em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, pois com esses exames é possível detectarmos os assintomáticos para mantê-los em casa até passar o período de contágio”, explicou o prefeito Toninho Fenelon.

“Nós da Secretaria Saúde de São José dos Pinhais temos o dever de ajudar a todos do nosso município, inclusive os nossos servidores da Saúde, que são aqueles que estão todos os dias trabalhando em prol da saúde pública da nossa cidade com coragem e carinho para enfrentar um momento difícil como este”, declarou a secretária Municipal de Saúde, Débora Chemin.



Website: http://www.sjp.pr.gov.br/category/saude/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

ONDE VOCÊ PREFERE ASSISTIR A FILMES?

63.2%
5.3%
26.3%
5.3%
Moeda Valor
Servidor Indisponível ...
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp