JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
27/11/2023 às 16h22min - Atualizada em 27/11/2023 às 16h22min

Salvador vive dia de carnaval antecipado com a décima sexta edição da Caminhada Nacional do Samba.

Apesar do sol forte, o som das caixas potentes dos trios parecia não incomodar quem chegou cedo ao circuito Osmar para ver seu bloco preferido passar.

Por Van Carvalho
Divulgação


Reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Brasil, o samba pediu passagem e invadiu o centro de Salvador transformando o domingo (26/11) em um dia de carnaval baiano. A Caminhada Nacional do Samba, promovida pela União das Entidades de Samba da Bahia (Unesamba), deu o tom de folia momesca antecipada nos primeiros acordes dos trios elétricos que ocupavam o Campo Grande, região central da cidade. Depois de um demorado “alô, som!” típico de concentração de festa de rua animada por carros de som, as agremiações ganharam a Avenida em direção à Praça Castro Alves com muita cantoria e samba no pé, do jeito que baianos e turistas gostam.


Uma das festas mais esperadas do início da alta temporada dos soteropolitanos, a caminhada contou com a participação de nove blocos: Trio Tapajós - Alvorada (Bambeia, Ala de Canto e participação de Juliana Ribeiro); Trio Premium - Alerta Geral (Swing do Fora e convidados); Trio Estrelar - Pagode Total (Samba Trator e convidados); Trio RG - Proibido Proibir (Fuzukda e convidados); Trio Albatroz - Reduto do Samba (Eduardinho Fora da Mídia); Trio Gold - Vem Sambar (Samba do Pretinho); Trio Comendador - Amor e Paixão (Sangue Brasileiro com participação de Nelson Rufino e grupo Batifun); Trio Magia - Sambar Popular (A Grande Família e Tonho Matéria), e Trio Tornado - Que Felicidade (Art Balanço e Gabriela Oliveira).


Com patrocínio da prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), a edição faz parte do Rota do Samba, um projeto lançado recentemente pela a associação, que pauta a discussão sobre a importância do gênero musical para a cultura, busca a valorização do ritmo, chama a atenção das políticas públicas para suas ações e iniciativas para a empregabilidade, sustentabilidade e geração de renda do segmento, além de fomentar o movimento sambista baiano. “A caminhada já faz parte do calendário oficial de festas da Prefeitura de Salvador. Quem faz o samba ser essa potência é essa multidão. O dia-a-dia do soteropolitano é agitado por festas feitas pela prata da casa,” disse Jairo da Mata, diretor da Unesamba.


Criada em 2005, a Unesamba trabalha focada no objetivo de preservar a origem e essência do samba na Bahia, profissionalizar e fortalecer as entidades que atuam no gênero, que são destaques da quinta, sexta e sábado do Carnaval de Salvador, quando produz e comercializa cerca de 25 mil fantasias diretamente, gera mais de 5 mil postos de trabalho diretos, realiza mais de 50 horas de música durante a folia momesca baiana, reunindo mais de 60 atrações, nos três dias de Avenida.




Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp