JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
02/12/2023 às 14h10min - Atualizada em 02/12/2023 às 14h10min

Bloco da Capoeira Mangangá define tema para o carnaval: Nas Asas da Tecnologia Africana.

Além de realizar homenagem ao centenário de morte de Besouro Mangangá e aos 50 anos de Bloco Afro.

Por Van Carvalho
Divulgação

Pensando na folia momesca de fevereiro, o Bloco Afro Mangangá Capoeira definiu o seu tema para o carnaval 2024: Nas Asas da Tecnologia Africana. Seu enredo contará as invenções e inovações tecnológicas desenvolvidas por negros e negras na África e nas Américas. Além de realizar homenagem ao centenário de morte de Besouro Mangangá e aos 50 anos de Bloco Afro.


A inovação do desfile nos circuito Osmar (Campo Grande/Avenida) na quinta de Momo, e no Batatinha (Pelourinho) com o Capoeirinha (para a criançada), é criar painel de led nas fantasias dos destaques das alas; robôs gigantes que se comunicarão e farão intervenções com o público, além de cores que se transformarão em luzes, dimensionadas pelas alegorias. Dividido por alas, contará a história das invenções tecnológicas criadas  e desenvolvidas pelos africanos nos seus países de origens e seus descendentes nas Américas.


“Nosso trabalho de pesquisa resultou no que pretendemos mostrar na avenida: alas da matemática, astronomia, metalúrgica e ferramentas, arquitetura, engenharia, gastronomia, medicina tradicional (medicamentos), navegação e a ala da música. Também teremos a ala em homenagem ao centenário de Besouro Mangangá e a ala em homenagem aos blocos afros, em especial o Ilê Aiyê, por esse meio século de uma revolução estética baiana”, revelou Tonho Matéria, cantor e compositor.


O objetivo do boco, segundo Tonho, é apresentar aos jovens negros e negras, a importância da luta antirracista e a luta contra todas as formas de exploração e opressão das sociedades de classes. “A idéia é revelar para esses/as jovens, que somos os verdadeiros criadores de diversos instrumentos/produtos que fazem parte do nosso cotidiano, e que os nomes de nossos heróis negros/as foram apagados da história. O papel fundamental nesta proposta é ajudar a criar a potencialidade da identidade étnico-racial na nossa juventude negra, mulheres e homens negros”, acrescentou.


 




Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp