JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
19/01/2024 às 10h49min - Atualizada em 22/01/2024 às 00h00min

Chuvas de Verão aumentam riscos de acidentes elétricos

Confira dicas simples de proteção eficientes para evitar transtornos com equipamentos durante descargas de energia

TS Shara
tsshara.com.br
Banco de imagens_tomada em chamas


Com o aumento das temperaturas e da umidade no período do Verão, as fortes chuvas se tornam mais frequentes. Esse tipo de precipitação nesta época do ano é caracterizado por ser intensa, rápida e violenta, com frequente incidência de raios. Segundo levantamento realizado em 2023 pelo INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Brasil o líder mundial neste quesito, registrando cerca de 78 milhões de descargas elétricas por ano. Além dos perigos à saúde humana, esse fenômeno da natureza também pode causar danos irreversíveis a equipamentos elétricos e eletrônicos, caso as medidas de proteção não sejam respeitadas.  
 
Pedro Al Shara, engenheiro elétrico e CEO da TS Shara, fabricante nacional de nobreaks e estabilizadores de energia (equipamentos que protegem contra os picos variações e falhas de energia), comenta que esse período do ano pede cautela. “As variações de tensão na rede elétrica podem oferecer riscos aos aparelhos eletrônicos, trazendo custos elevados de reparo ou até mesmo danos irreversíveis a eles, que na maioria das vezes são imperceptíveis aos usuários de imediato, pois os componentes são afetados lentamente, diminuindo sua vida útil”, explica. 
 
Pensando nisso, o especialista recomenda alguns cuidados básicos que podem auxiliar a proteger os aparelhos eletrônicos, assim como a rede elétrica: 
 
  • Desconectar da tomada: Caso haja falta de energia, o ideal é desligar todos os equipamentos sensíveis da tomada, como smartTvs, micro-ondas, celulares, dentre outros. Também é recomendado seguir este mesmo passo em períodos de oscilação de tensão energética; 
  • Manutenção preventiva: Ao entrar neste período do ano, é fundamental que haja uma manutenção preventiva das instalações elétricas da residência, sendo indispensável a troca dos fios danificados ou descascados por novas unidades; 
  • Protetores antirraios: Em momentos de descargas elétricas por raios, é fundamental que esteja instalado o dispositivo de proteção de energia na residência, prevenindo contra surtos de tensão, principalmente nas tomadas conectadas a equipamentos sensíveis. Além dos protetores antirraios, outros equipamentos importantes que protegem contra a sobretensão são os nobreaks. 
  • Verificação de vazamentos: Verifique se não há algum vazamento, infiltração ou se não está entrando água por alguma janela próxima a equipamentos eletrônicos. Caso a água entre em um equipamento, ele deve ser desligado imediatamente, assim como todos os disjuntores da residência. 
  • Ajuda especializada: Sempre peça ajuda a profissionais qualificados. Não tente manusear as redes elétricas e os aparelhos eletrônicos, principalmente em momentos de instabilidade de energia. O cuidado deve ser redobrado até mesmo para trocar uma lâmpada. Se você não possui o domínio técnico, procure um especialista; 
  • Verifique fios e tomadas: Tenha cuidado redobrado com os aparelhos mais antigos, principalmente com aqueles que já apresentam falhas no revestimento dos fios, pois eles podem gerar curtos-circuitos e choques. Também é fundamental que os fios danificados sejam substituídos, além de contar com um aterramento adequado da rede elétrica, que através das normas brasileiras as tomadas devem ter 3 pinos FTN (Fase Neutro e Terra). 
 
Em problemas de escala maior, é fundamental que os bombeiros sejam acionados imediatamente, por meio do número 193. 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp