JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
04/12/2023 às 13h27min - Atualizada em 23/01/2024 às 00h00min

Abertura da Plataforma Nacional de Artes Negras será nesta terça-feira

Evento gratuito reúne diversas linguagens artísticas

MÁRCIA REGINA DE LIMA SIMAS BARBOSA
Ellas Comunicação
Foto Miguel Angelo

Começa amanhã, 05 de dezembro, o evento "Plataforma Nacional de Artes Negras". Idealizado pelo artista baiano Brunno de Jesus e produzido pelo Oyó Núcleo de Artes, está programado para ocorrer em diversos locais, incluindo espaços culturais, feiras livres, praças, escolas públicas, teatros, ruas e terreiros de Candomblé.   A programação cultural vai até o dia 10 de dezembro. Todas as atividades são gratuitas.

 A abertura do evento ocorrerá na Feira de São Joaquim, no dia 5 de dezembro, às 9h, com o espetáculo "Colé, eu não sou Bagunça", com direção e coreografia de Brunno de Jesus, apresentado por Lukas di Jesus e Pedro Ivo, ambos da Bahia. 

No mesmo dia, às 11 horas, na estação da Lapa, o artista Iguinho Imperador, representante importante do passinho no Rio de Janeiro, realizará o solo intitulado "Escolhas". Iguinho é dançarino, coreógrafo, produtor, líder de uma das primeiras famílias (Crew) do gênero. Já representou o movimento em diversos países da Europa e nos EUA.

Oficinas

Dando continuidade à programação do dia 05/12, às 18 horas, no Subúrbio 360° em Vista Alegre, o artista cearense Zé Viana Junior ministrará a oficina "Corporeidades Encantadas da Jurema Sagrada". A oficina é o resultado do projeto de pesquisa de mestrado (PPGAC-UFBA) do artista, intitulado "CorpoCatimbó". Zé Viana é multiartista, pesquisador, capoeirista, Ogan Alagbê e educador. Natural da cidade de Itapipoca, Ceará. 

No dia 06/12, às 9 horas, no Espaço Xisto, nos Barris, será a vez da oficina “OraliDanças: narrativas dançantes ancestrais/contemporâneas” . A oficina será ministrada pelo artista cearense Gerson Moreno, dançarino, coreógrafo e professor de dança atuante há 30 anos no interior cearense. 

No dia 07/12, às 18 horas, no Subúrbio 360° em Vista Alegre, será a Oficina do Passinho com Iguinho Imperador (RJ). Durante a oficina, os participantes vão conhecer as técnicas e principais coreografias utilizadas pelo dançarino.

A proposta da Plataforma Nacional de Artes Negras é ampliar a cadeia produtiva de arte, destacando talentos negros emergentes não apenas da Bahia, mas também de outros estados do Brasil. A programação abrange diversas linguagens artísticas, como dança, música, poesia, teatro e performance.  

Entre os destaques da programação, estão o rito performativo "CorpoCatimbó" de Vianna Junior (CE), o trabalho do dramaturgo Anderson Feliciano (MG), o espetáculo de dança "Dembwa" de Marcos Ferreira e Ruan Wills (BA), e o solo "Sobre aquilo que permanece" do artista cearense Gerson Moreno. Além disso, haverá a mostra de dança pagode "Pagobaile", com a participação de diversos dançarinos de Salvador e do interior do Estado, o evento "Poesia no Carro do Ovo" com o poeta Rilton Júnior (BA) e o show "Epa Rei" do cantor baiano Brunno de Jesus, que contará com convidados especiais. 

O evento também inclui atividades educativas, como oficinas e um bate-papo intitulado "Prosa com Dendê", que discutirá artes e candomblés, com a participação da coreógrafa Marilza Oliveira e do psicanalista Omo Obaluaê Omoloji Agbara. 

Importante ressaltar que este projeto foi contemplado pelo edital "Diálogos Artísticos – Bicentenário da Independência na Bahia" e conta com o apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia, unidade vinculada à Secretaria de Cultura (Funceb/SecultBa).

Instagram: @oyo.artes


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp