JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
02/12/2023 às 10h26min - Atualizada em 24/01/2024 às 00h00min

Salvador celebra as artes negras com espetáculos em toda cidade; abertura será na Feira de São Joaquim

Evento gratuito reúne diversas linguagens artísticas

MÁRCIA REGINA DE LIMA SIMAS BARBOSA
Ellas Comunicação
Foto Divulgação
 

A cidade de Salvador recebe, nos dias 05 a 10 de dezembro de 2023, um evento para celebrar a riqueza das Artes Negras. A "Plataforma Nacional de Artes Negras" acontecerá em diversos espaços culturais, feiras livres, praças, escolas públicas, teatros, ruas e terreiros de Candomblé. Idealizado pelo artista baiano Brunno de Jesus e produzido pelo Oyó Núcleo de Artes. Este evento gratuito busca oferecer uma experiência cultural única e inclusiva para todos os participantes.  

 

A abertura oficial do evento será marcada pelo Espetáculo "Colé, eu não sou Bagunça", com direção e coreografia de Brunno de Jesus e performance dos bailarinos baianos Lukas di Jesus e Pedro Ivo. O espetáculo, que será realizado na Feira de São Joaquim no dia 05 de dezembro às 9h, reflete a realidade dos estudantes de escolas públicas na sociedade contemporânea brasileira. 

 

Em meio a um contexto de crescente violência, os bailarinos exploram impulsos emocionais, construindo imagens de repulsa e aceitação do afeto no universo escolar. A obra é uma representação envolvente e visceral das experiências de jovens negros, estudantes das periferias das grandes cidades.  

 

“Dois bailarinos, muitas histórias, uma escola sem teto e sem parede, mas escrevendo na rua a relação entre movimento e pertencimento de suas histórias escritas por si e pelos seus. As carteiras, os livros e a mochila são construções da rua, ao ar livre, as pessoas transitam entre a parede da pele”, descreve Brunno de Jesus. 

 

Ainda no dia 05 de dezembro, às 11 horas, na estação da Lapa, os espectadores terão a oportunidade de testemunhar o solo "Escolhas" do renomado artista Iguinho Imperador, destacado representante do passinho no Rio de Janeiro. Iguinho Imperador, líder e um dos fundadores da primeira família (crew) de passinho do gênero, irá apresentar seu solo que aborda a resistência e o papel transformador da cultura funk na vida dos jovens, tirando-os das ruas e proporcionando-lhes uma expressão autêntica como artistas e cidadãos autônomos.  

 

Além das apresentações, Iguinho Imperador irá ministrar uma oficina de passinho, que cobrirá desde os passos básicos até o domínio e entendimento dos movimentos fundamentais dessa expressão artística, agora reconhecida como patrimônio cultural imaterial da cidade do Rio de Janeiro.  

 

A "Plataforma Nacional de Artes Negras" em Salvador promete uma semana repleta de arte, cultura e reflexão, reunindo artistas de renome e proporcionando ao público uma imersão única nas manifestações culturais afro-brasileiras. 

Este projeto foi contemplado pelo edital Diálogos Artísticos – Bicentenário da Independência na Bahia e tem apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia, unidade vinculada à Secretaria de Cultura (Funceb/SecultBa).


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp