JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
27/11/2023 às 10h14min - Atualizada em 24/01/2024 às 20h00min

Escolinha de futebol ensinou mais que esporte a jovem de Feira de Santana: deu a ele uma nova postura na escola e na vida

Desde que ingressou no projeto Esporte Cidadão, que tem patrocínio da Belgo Arames e apoiado pela Fundação ArcelorMittal, Kauan Ferreira dos Santos ganhou mais responsabilidade e foco nos estudos

Marcelo Dias Moreira
Fundação ArcelorMittal

O que fazer para evitar que os filhos possam ser influenciados por más companhias? Essa preocupação levou os pais de Kauan Ferreira dos Santos, adolescente de 13 anos,  morador do bairro Liberdade em Feira de Santana (BA), a 115 Km de Salvador, a inscrever o garoto no projeto Esporte Cidadão, apoiado pela Fundação ArcelorMittal. Um ano depois, seus pais avaliam que o projeto se tornou uma espécie de “anjo da guarda” do garoto, já que o guiou para um bom caminho. 

A avaliação é de sua mãe, Silvia, que comenta que Kauan está mais concentrado, melhorou seu desempenho na escola (foi aprovado antes do final do período letivo deste ano) e desenvolveu uma consciência social mais ampla. “Ele não falta aos treinos e se dedica para ser um bom jogador porque quer crescer na profissão e ajudar a família”, diz a mãe. Para ela, o filho também quer servir de exemplo para os colegas, mostrando aos outros meninos que as coisas são possíveis para quem acredita e se esforça. 

No começo de suas atividades no projeto Esporte Cidadão, Kauan escolheu aulas de karatê, mas ao saber da escolinha de futebol, logo se inscreveu, “mesmo sem saber jogar bola direito”, conta ele, usando a modéstia. Na verdade, o futebol sempre foi seu esporte favorito. “Eu e meu pai assistimos a vários jogos juntos, principalmente do nosso time do coração: o Corinthians”, diz Kauan. Ele também diz que seu professor o estimula bastante. “Quando eu erro, ele fala: ‘errar faz parte, agora focar em acertar’. E isso faz grande diferença. Eu treino muito para melhorar meu desempenho, ficar melhor do que eu era ontem”, revela o garoto. 

Os treinamentos e o ambiente do projeto são estimulantes, mas o suporte da família é outro fator que só aumenta a determinação do menino. Os recursos são limitados. “Meu pai é técnico de instalação de gás e minha mãe trabalha como atendente em um supermercado, e eles fizeram empréstimo e até rifas de liquidificador, ferro de passar roupa e perfumes para que eu pudesse viajar a Belo Horizonte (MG) e participar de uma “peneira’ em um clube na capital de Minas”, revela Kauan.  

Isso tudo faz o menino ganhar ainda mais foco e sonhar grande. “No futuro, eu me vejo jogando como zagueiro em um time grande da Europa, conquistando títulos e sendo convocado para a Seleção Brasileira”, resume ele.  

Fundação ArcelorMittal: educação, cultura e esportes 

Apoiar e promover oportunidades para pessoas como Kauan é o propósito da Fundação ArcelorMittal, que completa 35 anos de atividades neste ano de 2023. Núcleo de investimento e transformação social do Grupo ArcelorMittal no Brasil, com atuação em projetos nas áreas da educação, cultura e esportes, a instituição já alcançou mais de 11 milhões de pessoas em todo o país com suas iniciativas desde a sua criação em 1998. 

Para contribuir para a democratização do acesso à cultura, por exemplo, a Fundação ArcelorMittal investe em projetos como o “Diversão em Cena”, o maior programa de formação de público para teatro infantil realizado em diversas cidades de todas as regiões do país. A Fundação ArcelorMittal é a maior incentivadora do esporte em Minas Gerais e está entre as cinco maiores do Brasil, atuando por meio das Leis de Incentivo. 

Na educação, a Fundação ArcelorMittal promove a maior iniciativa de difusão da abordagem STEAM do país, que desenvolve conhecimento por meio de metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em projetos, a partir da resolução de problemas reais do dia a dia. Os projetos valorizam a contribuição coletiva dos alunos e a aplicação de conhecimentos e habilidades de diferentes áreas. 

Sobre a Belgo Arames 

Em Feira de Santana, a Belgo Arames, fruto da parceria estratégica no Brasil entre a ArcelorMittal e a Bekaert, maior fabricante mundial de arames, desenvolve ações sociais por meio da Fundação ArcelorMittal. A Belgo Arames é líder brasileira na transformação de arames de aço desde sua criação, fruto da parceria estratégica no Brasil entre a ArcelorMittal e a Bekaert. A empresa atua nos segmentos de Agronegócios, Cercamentos, Construção Civil, Automotivo, Solda, Aplicações Especiais e Indústria Petrolífera, oferecendo um mix de produtos e serviços que atendem com tecnologia de ponta, confiabilidade e qualidade aos mais diversos perfis de clientes. 

 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp