JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
02/02/2024 às 03h17min - Atualizada em 02/02/2024 às 03h17min

GPA apoia colaboradores transgêneros e travestis na retificação de documentos.

A partir dessa parceria, o GPA oferece todo apoio para que 10 colaboradores que se autodeclaram transgêneros ou travestis realizem a retificação dos documentos de acordo com o nome e/ou gênero que se identificam.

Por Van Carvalho
Divulgação

 

A luta pela igualdade de oportunidades e inclusão vem ganhando um espaço importante dentro das organizações. Comprometido com a causa, o GPA, um dos maiores grupos de varejo alimentar do país e controlador da rede Pão de Açúcar em Salvador, reforça seu compromisso com a diversidade e inclusão ao apoiar o projeto “Orgulho do meu RG”, pelo segundo ano consecutivo, desenvolvido em parceria com a Bicha da Justiça, empresa de assessoria jurídica e educação sobre direitos LGBTQIAPN+. A partir dessa parceria, o GPA oferece todo apoio para que 10 colaboradores que se autodeclaram transgêneros ou travestis realizem a retificação dos documentos de acordo com o nome e/ou gênero que se identificam. Independentemente dos documentos, a companhia também garante que o crachá, o e-mail, vale-refeição e cartão de assistência médica tenham a informação do nome social do colaborador, além de uma comunicação clara sobre a permissão para utilização de banheiros de acordo com o gênero que a pessoa se identifica, acompanhada de ações de sensibilizações para os colaboradores e outros públicos envolvidos, conforme a Política de Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos da companhia.

 

Gabriela Azevedo, aprendiz assistente administrativo, é uma das pessoas que participou do projeto e terá seus documentos retificados. “Ter participado do projeto Orgulho do Meu RG foi uma das coisas mais importantes da minha vida. Só tenho a agradecer ao GPA por ter me proporcionado isso, e a todo o time de Diversidade pelo cuidado e atenção que tiveram durante todo esse processo. Poder ver esse sonho, que antes eu nem pensava ser possível, se tornando realidade me deixa muito feliz”.

 

Ainda, o GPA mantém o grupo de afinidade "Orgulho LGBTQIA+ GPA" desde 2018, e promove o diálogo sobre a temática, além de propor ações e melhorias para o ambiente corporativo. Os pilares de atuação desse grupo incluem iniciativas de atração, desenvolvimento e retenção de talentos, por meio de ações afirmativas e de conscientização interna e externa a favor da comunidade LGBTQIA+. O grupo de afinidade conta com sponsors, membros da diretoria do GPA, encarregados de disseminar o tema e promover sua integração junto à alta liderança da Companhia.

 

Também em linha com o objetivo de levar a todos os colaboradores as diretrizes da companhia para o tema, o GPA desenvolveu o programa de embaixadorEs da diversidade, que conta com pessoas responsáveis por disseminar os principais assuntos orientados pela equipe de diversidade e inclusão nas operações junto aos times. Eles têm, inclusive, uma trilha exclusiva de capacitação na Universidade do Varejo GPA, plataforma de educação corporativa da companhia, com foco nossos pilares de diversidade e inclusão para que possam estar atentos aos temas. 

 

A companhia também desenvolveu o “Guia da pessoa aliada LGBTQIA+: Como uma pessoa aliada pode agir no enfrentamento à LGBTFobia”, com informações sobre os desafios enfrentados pela comunidade LGBTQIA+, reforçando a importância do apoio e respeito para promoção de um ambiente de trabalho respeitoso e seguro para todos. Além disso, o guia aborda estratégias para combater a LGBTFobia nos mais diversos ambientes e destaca a importância da rede de apoio para defender e assegurar que o respeito seja mantido.  

 

“Realizamos, ao longo dos anos, diversos treinamentos voltados para nossos times, a fim de promover o conhecimento sobre a agenda de diversidade e inclusão e trazer mais pessoas aliadas para a defesa do direito de todos. Apoiamos nossos colaboradores para que sejam quem quiserem no ambiente de trabalho, contribuindo para uma sociedade mais igualitária em termos de oportunidade e crescimento profissional. Temos um papel fundamental no combate ao preconceito, compreendendo, discutindo e trazendo novas ideias para que nós, pessoalmente, e também a empresa, tenhamos uma atuação prática diante desse tema. Uma empresa diversa, com diferentes visões de mundo, só tem a ganhar”, comenta Camila Zanchim, Gerente de RH e Diversidade do GPA.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp