JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
26/03/2024 às 21h15min - Atualizada em 27/03/2024 às 00h00min

Cacique Raoni recebe condecoração do presidente da França

Essa homenagem foi instituída em 1802, por Napoleão Bonaparte, pelos méritos militares e civis à nação francesa.

agenciabrasil
https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/internacional/audio/2024-03/cacique-raoni-recebe-condecoracao-do-presidente-da-franca













O líder indígena brasileiro, Raoni Metuktire, de 92 anos, da etnia Kayapó, recebeu nesta terça-feira (26) do presidente da França, Emmanuel Macron, a condecoração de cavaleiro da Ordem Nacional da Legião de Honra Francesa.



Essa homenagem foi instituída em 1802, por Napoleão Bonaparte, pelos méritos militares e civis à nação francesa.



Notícias relacionadas:

Macron enalteceu a trajetória de Raoni como liderança internacional na defesa das florestas e do meio ambiente. "Porque hoje vocês estão aqui, vários caciques, chefes e responsáveis com essa legitimidade e esse saber, e continuam lutando todos esses anos. E porque você Raoni foi o líder desse combate e levou muito mais longe de maneira mais firme que muitos outros. Você é um cacique cuja idade já não conta. A sua energia é cada vez mais forte". 



O cacique Raoni aproveitou o encontro para cobrar recursos para a Funai. "Presidente Lula, me escute. Eu subi com você na rampa. Eu quero pedir que vocês não aprovem o projeto de construção de rodovia Sinop a Miritituba, mais conhecida como Ferrogrão. Então, presidente, eu quero pedir novamente que você trabalhe para que não haja mais desmatamento e que também você precisa demarcar terras indígenas para as comunidades indígenas que não tem terra ainda". 



Já o presidente Lula reafirmou o compromisso com as demarcações de terras indígenas. "E nós queremos convencer o mundo de que o mundo que já desmatou tem que contribuir de forma muito importante para que os países que ainda têm floresta mantenham suas florestas em pé. Nós vamos continuar fazendo isso porque é um compromisso nosso. Eu acho que os companheiros indígenas vão continuar brigando, vão continuar reivindicando. Nós vamos continuar atendendo". 



Lula disse ainda que vai defender que Raoni seja escolhido para o prêmio Nobel da Paz. 



Em sua primeira visita oficial ao Brasil, o presidente da França esteve em Belém, capital do Pará. 



Nos próximos dias, Macron e Lula têm uma série de reuniões bilaterais sobre o tema do meio ambiente, defesa e reforma dos organismos internacionais. Macron visitará ainda o Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.



Internacional Brasília Macron concede a cacique Raoni a mais alta honraria da França 26/03/2024 - 21:15 Daniella Longuinho / Liliane Farias Gésio Passos - repórter da Rádio Nacional França Emmanuel Macron Lula terça-feira, 26 Março, 2024 - 21:15 2:44

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/internacional/audio/2024-03/cacique-raoni-recebe-condecoracao-do-presidente-da-franca
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp