JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
26/03/2024 às 21h03min - Atualizada em 27/03/2024 às 00h00min

Conjunto histórico da Fiocruz é candidato a Patrimônio Mundial

O conjunto histórico da Fundação Oswaldo Cruz é testemunho da institucionalização da ciência na América Latina e um importante exemplo arquitetônico construído com a mais moderna tecnologia do início do século 20.

agenciabrasil
https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/geral/audio/2024-03/conjunto-historico-da-fiocruz-e-candidato-patrimonio-mundial











O conjunto histórico da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Manguinhos, zona norte do Rio de Janeiro, é candidato a Patrimônio Mundial, título concedido pela Organização das Nações Unidas para a  educação, a ciência e a cultura. 



O palácio imponente entrou para a lista indicativa de locais que podem se tornar Patrimônio da Humanidade Cultural, Natural e Misto etapa primordial e obrigatória para qualquer bem iniciar um processo de reconhecimento. 



O conjunto histórico da Fiocruz em Manguinhos é testemunho da institucionalização da ciência na América Latina e um importante exemplo arquitetônico construído com a mais moderna tecnologia do início do século 20. 



O diretor da Casa de Oswaldo Cruz, Marcos José Pinheiro, destaca que a inscrição do conjunto histórico de Manguinhos não se restringe à beleza de suas linhas arquitetônicas. 



Criado com o objetivo inicial de produzir soros e vacinas para combater as epidemias da época, o instituto dirigido por Oswaldo Cruz representou um tipo de organização científica original baseado na confluência da medicina tropical com a microbiologia.



Além da Fiocruz, uma importante região do país também passou a integrar a lista indicativa da Unesco. É a Chapada do Araripe. Que abrange áreas dos estados do Ceará, Pernambuco e Piauí. No local há bens que remontam a 180 milhões de anos, abrigando a memória de formação geológica da Terra e registros arqueológicos da presença humana. 



Os dois bens culturais precisarão permanecer por um ano na lista para qualquer formalização de candidatura oficial ao título.



Atualmente o Brasil tem 23 patrimônios mundiais situados em 17 estados. Entre eles estão as paisagens naturais do Rio de Janeiro, a cidade de Brasília e o Centro Histórico de Salvador, na Bahia. 



Geral Rio de Janeiro 26/03/2024 - 21:03 Rádio Nacional / Liliane Farias Tatiana Alves - repórter da Rádio Nacional Fundação Oswaldo Cruz Unesco patrimônio mundial terça-feira, 26 Março, 2024 - 21:03 2:40

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/geral/audio/2024-03/conjunto-historico-da-fiocruz-e-candidato-patrimonio-mundial
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp