JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
26/03/2024 às 20h19min - Atualizada em 27/03/2024 às 00h00min

STF amplia acesso a salário-maternidade para trabalhadoras autônomas

A essas trabalhadoras era cobrada carência de dez meses de contribuição. Agora, uma única contribuição para a Previdência Social será suficiente para ter direito ao benefício.

agenciabrasil
https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/geral/audio/2024-03/stf-amplia-acesso-salario-maternidade-para-trabalhadoras-autonomas











O plenário do Supremo Tribunal Federal ampliou o direito de trabalhadoras autônomas, sem carteira assinada, de receber o salário-maternidade do INSS em caso de parto ou adoção.



Por seis votos a cinco, os ministros decidiram que basta uma única contribuição para a Previdência Social para que elas tenham o direito ao benefício.



Eles julgaram inconstitucional exigir dez meses de contribuição para que essas trabalhadoras, que pagam voluntariamente o INSS, de forma individual, possam receber o salário-maternidade.



Esse prazo de dez meses foi criado na reforma da Previdência Social de 1999, quando elas passaram a ter o direito a esse benefício.



Agora, com a decisão do STF, passa a valer a mesma regra que é aplicada às trabalhadoras formais, com carteira assinada, cobertas pela CLT, a Consolidação das Leis do Trabalho.



Segundo o ministro Edson Fachin, exigir a carência apenas pra algumas categorias de trabalhadoras viola o princípio constitucional da isonomia, da igualdade de direitos.



A decisão do Supremo vale também para seguradas especiais, como trabalhadoras rurais e contribuintes facultativas, que não exercem atividade remunerada, mas pagam o INSS para ter acesso aos benefícios da Previdência Social.



Geral Brasília 26/03/2024 - 20:17 Bianca Paiva / Fran de Paula Oussama El Ghaouri - repórter da Rádio Nacional Salário-Maternidade trabalhadoras autônomas Previdência Social terça-feira, 26 Março, 2024 - 20:17 90:00

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/geral/audio/2024-03/stf-amplia-acesso-salario-maternidade-para-trabalhadoras-autonomas
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp