JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
27/03/2024 às 21h08min - Atualizada em 28/03/2024 às 00h00min

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

agenciabrasil
https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/geral/audio/2024-03/defesa-de-bolsonaro-rechaca-teoria-sobre-pedido-de-asilo-hungria











A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro negou que ele tenha se hospedado na embaixada da Hungria, durante o feriado de carnaval, para pedir asilo político ao país europeu. Segundo os advogados de Bolsonaro, essa tese é ilógica.



A justificativa foi apresentada nesta quarta-feira (27) ao Supremo Tribunal Federal. A defesa afirmou ainda que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.



Os advogados disseram ainda que o ex-presidente sempre manteve interlocução com autoridades húngaras e rechaçou ilações sobre um eventual pedido de asilo diplomático, alegando que seriam equivocadas quaisquer conclusões decorrentes da matéria veiculada pelo jornal The New York Times.



Na última segunda-feira, o jornal norte-americano publicou vídeos que mostram Jair Bolsonaro hospedado da embaixada da Hungria entre 12 e 14 de fevereiro deste ano.



Dia antes, o STF tinha determinado a apreensão do passaporte do ex-presidente, em uma ação que investiga uma suposta tentativa de golpe de Estado após os resultados das eleições de 2022.



Pelas regras internacionais, a área de uma embaixada é inviolável pelas autoridades locais. Dessa forma, Bolsonaro estaria imune a um eventual cumprimento de um suposto mandado de prisão.



Após a divulgação do fato, o embaixador da Hungria no Brasil, Miklos Halmai, foi convocado a prestar esclarecimentos ao Itamaraty.


Geral Ex-presidente esteve na embaixada húngara entre 12 e 14 de fevereiro Brasília 27/03/2024 - 21:08 Roberta Lopes / Fran de Paula Gésio Passos - repórter da Rádio Nacional Jair Bolsonaro Embaixada da Hungria quarta-feira, 27 Março, 2024 - 21:08 111:00

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/geral/audio/2024-03/defesa-de-bolsonaro-rechaca-teoria-sobre-pedido-de-asilo-hungria
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp