JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
27/03/2024 às 20h36min - Atualizada em 28/03/2024 às 00h00min

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

agenciabrasil
https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/geral/audio/2024-03/espetaculos-ceu-aberto-encenam-paixao-de-cristo-por-todo-brasil











No Brasil, já é uma tradição: durante o período da Páscoa espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo em diversas cidades país adentro.



A mais conhecida de todas, na cidade-teatro de Nova Jerusalém, acontece a 180 quilômetros do Recife, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano. Nos nove palcos ao ar livre, a história da Paixão, Morte e Ressureição de Jesus Cristo é interpretada por 50 artistas e mais de 400 figurantes.



O recifense André Menezes levou a filha Luiza, de nove anos, no primeiro dia do espetáculo, que este ano é encenado todas as noites até o sábado de Aleluia, dia 30 de março. Ele conta sobre a experiência de se juntar a uma plateia de cerca de 70 mil pessoas para acompanhar um espetáculo teatral que une a arte dramática, à fé e ao sagrado.



A Paixão de Nova Jerusalém não é a única ter um grande público de expectadores. No interior de São Paulo, em Santana de Parnaíba, que fica a 52 quilômetros da capital paulista, o espetáculo é encenado há 28 anos, na região da Barragem Edgard de Souza, às margens do rio Tietê.  Em uma área de 15 mil m², estão montadas 14 réplicas dos locais sagrados como palácio de Pilatos, casa de Maria, mesa da Santa Ceia, cruz, aquedutos romanos.



Com entrada gratuita, a encenação da Paixão de Cristo em Santana de Parnaíba começa nesta quinta-feira (28) e vai até o sábado. Uma curiosidade é que a maior parte do elenco é composta pelos próprios moradores da cidade. De acordo com Prefeitura de Santana de Parnaíba, a expectativa é que este ano cerca de 30 mil pessoas assistam ao espetáculo a céu aberto, durante os três dias.



Artista de teatro há 19 anos, Rogério Alves é ator do Grupo Teatral Boca de Cena, em Sergipe. Mestre em culturas populares e doutorando em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia, ele avalia que o teatro e o sagrado sempre andaram juntos para encenar o mistério da natureza do que é divino.



Para os ouvintes que quiserem conhecer mais as encenações da Paixão de Cristo em Nova Jerusalém e em Santana do Parnaíba, é só acessar novajerusalem.com.br e santanadeparnaiba.sp.gov.br


Geral São Paulo 27/03/2024 - 20:36 Bianca Paiva / Liliane Farias Joana Côrtes - repórter da Rádio Nacional Semana Santa Paixão de Cristo quarta-feira, 27 Março, 2024 - 20:36 3:27

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/geral/audio/2024-03/espetaculos-ceu-aberto-encenam-paixao-de-cristo-por-todo-brasil
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp