JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
09/04/2024 às 16h47min - Atualizada em 10/04/2024 às 00h01min

Finlândia reúne players de tecnologia no Web Summit Rio 2024 e apresenta incentivos para startups brasileiras

www.businessfinland.com está com vagas abertas

Redação
www.businessfinland.com
Douglas Schinatto

Quem está de olho em uma vaga de trabalho no exterior ou quer expandir os negócios para além das fronteiras, precisa visitar o stand da Finlândia no Web Summit Rio 2024, de 15 e 18 de abril, na cidade do Rio de Janeiro. A Finlândia foi considerada o país mais feliz do mundo, pelo 7º ano seguido,  pelo último Relatório Mundial da Felicidade da ONU, e está com grandes oportunidades de negócios e carreira para brasileiros. 

No dia 17 de abril, às 18 horas,  a FinlandWorks vai realizar um encontro, no Hotel Venit Mio,  para destacar o porquê de escolher a Finlândia como destino para se viver e trabalhar.  “Existem diversas empresas brasileiras estabelecidas na Europa e muitos profissionais buscando oportunidades no exterior, então este bate-papo vai mostrar os setores que estão em crescimento e como é viver num país seguro, cheio de belezas naturais e que o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal permite as pessoas terem mais qualidade de vida”, explica Laura Lindeman, diretora sênior de Negócios da Business Finland, organização governamental para financiamento de inovação e promoção de comércio, turismo e atração de talentos.

Durante o Web Summit, no Riocentro, em Jacarepaguá, empresas das cidades finlandesas de Helsinque, Tampere e Oulu vão reunir players do segmento de tecnologia num dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo, proporcionando oportunidades de inovação e networking com empreendedores e insights sobre a migração para o país e os canais facilitadores da relação Brasil-Finlândia. “A primeira edição do Web Summit no Brasil foi simplesmente incrível, e  estamos ainda mais empolgados com a programação deste ano. Existe um grande potencial para o Brasil e Finlândia colaborarem entre si para promover um ambiente de inovação e tecnologia. Queremos trazer insights para esse ecossistema e aprender com ele também”, destaca Laura.

O evento deve receber mais de 30 mil visitantes, 500 investidores e 900 startups, uma excelente oportunidade para os participantes conhecerem as oportunidades do mercado e cooperação com outros países. 

STARTUPS 

A Finlândia é um país com muitas vantagens para fundadores de startups que desejam estabelecer ou realocar os negócios no mercado de tecnologia. O “Mapeamento do Ecossistema de Inovação no Exterior: Finlândia de 2023” aponta que o país possui mais de 3.821 startups, e tem um valor de mercado combinado de 48,2 bilhões de euros. 

No stand da Finlândia no Web Summit RJ, agências de Helsinque, Tampere e Oulu vão apresentar seus programas de atração e aceleração de startups para empreendedores. A coordenadora de Negócios da International House Tampere, Karen Ahtiainen, conta que está ansiosa para conhecer profissionais de tecnologia especializados em efeitos visuais, jogos e tecnologia de imagem e fundadores de startups. “Esta é uma excelente oportunidade para conhecer novos talentos e convidá-los a participar da campanha Experience Tampere. A International House Tampere está avaliando profissionais de tecnologia e startups para concorrerem a uma experiência imersiva, de cinco dias, na cidade ao sul da Finlândia. Doze pessoas serão selecionadas para viver esta experiência: seis fundadores de startups e seis profissionais da área de Tecnologia".

A gerente de Talentos da Business Finland, Alessandra Leone,  explica que para favorecer o ambiente de negócios voltado às empresas que estão iniciando a jornada no mercado de tecnologia, o país nórdico oferece financiamento para pesquisa, desenvolvimento de produtos e  negócios.  “O ecossistema finlandês de startups é apoiado e impulsionado pelas instituições públicas e privadas de financiamento, aceleradores e incubadoras e comunidades de trabalho em conjunto. Além disso, o governo finlandês desempenha um papel importante na condução do ecossistema de startups através de financiamento, serviços para empresas inovadoras em fase inicial e apoio às universidades”, explica Alessandra.

TECNOLOGIA

A Finlândia pode ser um pequeno país nórdico, mas é líder mundial em tecnologia da saúde e tem o maior número de startups digitais per capita do mundo. Helsinque é reconhecida como o centro de startups do Norte da Europa. O país também é referência em software de segurança cibernética, hardware e soluções de parcerias para proteger o mundo digital. Classificada como um dos ecossistemas de Inteligência Artificial mais importantes da Europa,  o país  abriga uma ampla gama de empresas líderes no campo.

“Somos uma nação de primeiros usuários, oferecendo acesso a instalações de pesquisa avançada, dados abertos, uma vibrante comunidade de startups e um banco de testes ágil para soluções globais”, explica Lindeman, que acrescenta que a Finlândia tem uma missão de transformação limpa e digital. “As empresas estão oferecendo oportunidades de carreira atraentes a pessoas que querem fazer a diferença e contribuir para construir um mundo melhor. Esta é uma oportunidade de desenvolver competências com as mais recentes tecnologias, conhecimentos e especialistas e impulsionar o crescimento sustentável”.

A diretora de Comunicação e Marketing da BusinessOulu, Auli Kangas, revela que sempre há muitas vagas de trabalho abertas nas empresas e que, durante o Web Summit Rio, está ansiosa por conhecer talentos de Tecnologia da Informação e da Comunicação que estejam interessados nas oportunidades de emprego que as empresas de Oulu têm para oferecer. "Estamos ansiosos por conhecer novas pessoas no Rio de Janeiro e falar mais sobre as possibilidades que a nossa cidade tem para oferecer, tanto para o trabalho como para uma vida com mais qualidade".

 

MERCADO DE GAMES

                                                       Alessandra Leone, Gerente de Talentos da Business Finland
                                                                              (Foto: Douglas Schinatto)

 

A Finlândia é uma das maiores desenvolvedoras de jogos da Europa, sediando estúdios mundialmente conhecidos como Remedy (de Alan Wake) e Rovio (de Angry Birds) e a Fingersoft.  Segundo projeções da consultoria PwC, a expectativa é que o setor alcance um faturamento global de US$ 321 bilhões de dólares até 2026. Já no Brasil, o último levantamento da Associação Brasileira de Desenvolvedoras de Jogos Digitais (Abragames) mostra que o país teve um faturamento de R$ 1,2  bilhão no setor em 2022 e continua em alta. 

Com o setor aquecido nos dois países, empresas estão em busca de novos talentos, por isso, Alessandra avisa que quem pensa em investir neste segmento e ainda busca mais qualidade de vida, a Finlândia conta com oportunidades de negócios e carreira para empresas e talentos brasileiros. “A Finlândia transformou desafios em oportunidades, abraçou tendências e criou experiências de jogos que cativam jogadores em todo o mundo. Existe um grande potencial para ambos os países aprenderem e colaborarem entre si”, revela a gerente de Talentos da Business Finland.


Sobre Business Finland

A Business Finland é a agência governamental oficial da Finlândia para promoção de comércio e investimento, financiamento de inovação, promoção de viagens e atração de talentos. www.businessfinland.com 

Sobre Work in Finland 

Work in Finland atrai talentos e fundadores de startups para a Finlândia e ajuda as empresas a recrutar profissionais internacionais.  www.workinfinland.com 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp